14/05/2020

Escuta Pedagógica

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            A docência é uma das profissões que mais exige do profissional. Assim como médicos, engenheiros, fisioterapeutas, dentre outras precisam se atualizar, os professores também precisam não apenas de um upgrade no quesito metodológico e/ou tecnológico, como visto neste isolamento, mas também estar sempre atualizado quanto as informações.

            No meu livro Docência: Um Momento Reflexivo, publicado pela Ícone em 2007, é citado que o professor precisa ter  conhecimento nas diversas áreas como Antropologia, Filosofia, Psicopedagogia, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, Assistência Social e podemos acrescentar também Problemas políticos e sociais.

            Temos na antropologia o estudo do homem bem como características e evolução física, social e/ou cultural.

A filosofia é uma das mais interessantes que eleva o nosso educando ao ato de pensar e se tornar crítico, questionando a sua própria existência e buscando um autoconhecimento bem como desenvolvendo uma leitura do mundo mais humanista.

            A Psicopedagogia ela se faz importante justamente para aprendermos a lidar com as especificidades de nossos alunos e trabalharmos nelas para que estes tenham o direito de uma educação de qualidade resguardada, desenvolvendo assim habilidades e competências de nossos educandos além de prevenir problemas de desenvolvimento humano.

            Temos na pedagogia a função de assegurar a educação de qualidade, pois são os pedagogos que orientam os professores quanto as metas, métodos, projetos, conteúdos e habilidades que devem ser trabalhadas para que a educação prima pela qualidade.

            Psicologia faz com que os professores tenham uma melhor compreensão acerca do universo como dificuldades, traumas, medos, ansiedades e frustrações de seu educando e facilitará para que o docente possa levá-lo a seara do conhecimento.

            Na sociologia encontraremos uma ciência que não se usa a previsibilidade matemática por trabalhar o universo social e humano, e com duas ramificações, a sociologia geral e a sociologia da educação. A primeira foca  a interação social que interligam associações, grupos e instituições sociais, ou seja, foca as relações sociais e a sociologia da educação além de abordar questões práticas da escolarização abrange o processo educativo que ocorre na sociedade.

            A assistência social auxilia na compreensão da realidade dos educandos que encontram-se inseridos em um ambiente violento, preconceituoso, discriminado e como orientá-los para que não se abdiquem do direito a educação.

            Os problemas políticos são comentados no meu livro Educação um ato político, publicado pela Autografia em 2019, já que toda educação é um ato político.

            Enfim, necessitamos ser um profissional completo, não caberia aqui a mediocridade, pois transformamos os mundos de nossos educandos e precisamos ser bons no que fazemos, mas de nada adianta todos estes conhecimentos se não estivermos preparados para escutar nossos alunos e não apenas ouvi-los.

            De acordo com Silva, no seu artigo intitulado A Escuta Analítica - A Diferença entre Ouvir e Escutar[1] existe uma diferença fundamental entre os verbos ouvir e escutar. O primeiro está ligado ao sentido da audição, mais fisiológico e o verbo escutar prestar atenção para ouvir; dar atenção a; ouvir, sentir, perceber.

            É justamente isso que nós professores precisamos trabalhar em nós mesmos, a nossa escuta. Ela será de fundamental importância para nosso aluno e de forma concomitante para o processo ensino-aprendizagem, dito isso, Silva esclarece que ouvir é mais superficial que escutar já que o escutar retém o discurso do outro.

            No livro Gestão Afetiva – sistema educacional e propostas gerenciais que será publicado pela WAK ainda este ano, é elucidado sobre a importância da escuta, o que foi denominado de escuta pedagógica.

            No livro, é ressaltado que para uma criança para aprender, ela precisa criar um vínculo com a professora e uma forma de isto ocorrer será através da escuta pedagógica, isso porque as demandas efetivas, físicas, sociais e cognitivas não se excluem, mas coexistem.

            A escuta pedagógica auxiliará o professor a desenvolver em seu aluno a autoestima e a acreditar em si mesmo.

            A escuta não se limita ao campo da fala, ou seja, a audição. Ela se baseia nos detalhes que o aluno não disse, mas expressou seja conscientemente ou inconscientemente através de sua linguagem corporal.

            Segundo Chalita em seu curso de filosofia #41 Ouvir é Amar, é citado Johan Goethe quando diz "Falar é uma necessidade, escutar é uma arte". Chalita em suas falas nos alerta para a importância de uma escuta, o que é ressaltado por Rubens Alves sobre  a arte de escutar que ele chama de escutatória, já que muitos procuram cursos de oratória. Muitos querem falar e poucos querem ouvir.

            Que exercitemos então nossa escuta para que possamos fazer nossos alunos serem capazes de desenvolverem todas as suas perfeições já que segundo Chalita a escuta á uma autorização dada alguém para fazer o meu interior mais belo.

 

[1] Para mais informações vide http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Escuta_Analitica_a_diferenca_entre_ouvir_e_escutar.htm

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