26/09/2022

Escola: Espaço de Convivência ou Aprendizagem?

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Falar de escola nos remete a entender o seu étimo que, segundo Souza no livro Introdução a Sociologia da Educação. publicado pela Autêntica em 2007, é originado do latim schola, que por sua vez deriva do grego scholé, significando ócio dedicado ao estudo, ocupação literária.
De acordo com Petrucci, Borsa e Koller no artigo A Família e a Escola no Desenvolvimento Socioemocional na Infância, publicado por Temas em Psicologia, vol. 24, núm. 2, 2016, a escola "em particular, é considerada uma instituição responsável pela efetivação dos direitos de crianças e adolescentes e pelo atendimento às suas demandas educacionais e socioemocionais" desta forma, o ambiente escolar deve proporcionar proteção para crianças que se encontram em situação de risco, assim sendo, a escola é também um espaço de convivência, já que ocorre nesta instituição processos proximais que para os autores supracitados, são as brincadeiras entre crianças, atividades de aprendizagens seja pelo lúdico ou não, bem como os relacionamentos dos educando com os educadores, com os pais e por meio das práticas esportivas.
Petrucci, Borsa e Koller (2016) salientam que a escola é uma instituição que foca convívio social no qual constrói-se interações com pares e com os educadores bem como respeito com as diversidades, o que é corroborado por Brandão em seu livro O Que e Educação, publicado pela Brasiliense em 1993, ao elucidar que o exercício de viver e conviver que educa, pois é nela que o educando desenvolverá habilidades e estabelecerá elos sociais diversos.
Em relação ao espaço escolar, Souza (2007), pontua que a escola "é um lugar especial de produção e reprodução de um tipo particular de conhecimento" e cabe a escola o desenvolvimento das aptidões individuais.
Para Chinoy em seu livro Sociedade: Uma introdução à sociologia, publicado pela Cultrix em 2006 a escola influi nos valores correntes dos estudantes.
Infelizmente o sistema educacional é um sistema dual, que segundo Aranha em seu livro História da Educação, publicado pela Moderna em 2000, este sistema destina uma escola para os ricos e outra para os pobres, e esta escola para pobres, se abstém de politizar o seu educando, reforçando desta forma o compromisso político e ideológico que esta escola sempre manteve com a classe dominante.
Dito isso, nas elucidações de Rios, em seu livro Ética e Competência, publicado pela Cortez em 1993, é ressaltado uma visão otimista na qual a escola seja mola propulsora para a mudança social, representada assim pela frase "dêem uma boa escola, e teremos uma sociedade desejada", mas para isso, faz-se necessário que o educando tenha compreensão da totalidade social no qual encontra-se inserido.
Pode-se concluir assim que a escola é uma espaço de convivência e aprendizagem, já que em muitos casos um não acontecerá sem o outro, principalmente por necessitar do processo proximal.

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