Escola de Negócios da PUCPR conquista certificação internacional
A Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) se tornou a quinta Escola de Negócios brasileira a conquistar a certificação internacional da AACSB (Association to Advance Collegiate Schools of Business). Fundada em 1916, a organização norte-americana é referência no reconhecimento de cursos da área de Negócios e Contabilidade em nível de bacharelado, mestrado e doutorado.
Para receber a certificação, a Escola de Negócios da PUCPR passou por avaliação voltada a 15 indicadores, pautados pela capacidade de uma instituição em oferecer programas de alta qualidade, envolvendo: missão, impacto e inovação, contribuição intelectual, estratégias financeiras e alocação de recursos, admissão, progressão e desenvolvimento da carreira dos estudantes, suficiência, desenvolvimento e gestão do corpo docente, suporte aos professores, colaboradores do quadro técnico-administrativo, gestão dos currículos e garantia de aprendizagem dos acadêmicos. O processo, chamado de “acreditação”, é voluntário e não governamental.
Para o decano da Escola de Negócios da Universidade, professor Bruno Henrique Rocha Fernandes, a conquista da acreditação pela AACSB representa o reconhecimento de uma jornada de esforços coletivos.
“A certificação fortalece a qualidade da nossa Escola de Negócios. Acreditamos que a adesão ao grupo de instituições credenciadas pela AACSB trará ainda mais prestígio e visibilidade à Escola, tanto local quanto internacionalmente. É uma conquista valiosa para a Pontifícia Universidade Católica do Paraná”, pontuou.
A AACSB contabiliza 926 escolas de negócios certificadas, distribuídas em mais de 60 países. A Escola de Negócios da PUCPR se associou em 2011, sendo que em 2014 deu início à primeira etapa do processo, a de elegibilidade, rumo à acreditação e foi aprovada em 2015. De lá para cá, foram seis anos participando das diferentes fases do processo para receber a certificação no segundo semestre de 2021.
A etapa decisiva para a acreditação consistiu na visita de um comitê de avaliadores internacional, que ocorreu em agosto de 2021. Na ocasião, o comitê internacional, chamado de Peer Review Team, elogiou iniciativas como os programas Business Lab, projetos de internacionalização, Serviço de Apoio Psicopedagógico (SEAP), Hotmilk – ecossistema de inovação da Universidade –, entre outros.