Escola de Fábrica da Nuclep forma 43 profissionais especializados
Está marcada para o próximo dia 16 a solenidade de formatura dos alunos da Escola de Fábrica da Nuclep, um curso de formação profissional de jovens trabalhadores especializados, mantido pela Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), uma empresa vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
A turma deste ano é composta por 43 alunos, entre mulheres e homens, que concluíram a formação nas profissões de caldeireiro(a), soldador(a), desenhista mecânico(a), fresador(a) e mecânico de manutenção. A Escola funciona em convênio com o Ministério da Educação e as secretarias de educação do estado do Rio de Janeiro e do município de Itaguaí, onde está instalada a Nuclep.
O curso de formação profissional recebe moças e rapazes com idade entre 15 e 16 anos, que durante dois anos seguem, em tempo integral, o curso de aprendizagem industrial e de suplência do ensino fundamental. Depois de aprovados nesta fase, os alunos passam para uma segunda etapa, com duração de 1.600 horas, quando aplica e desenvolve, sob supervisão, os conhecimentos e habilidades adquiridas na primeira etapa.
A Escola de Fábrica é desenvolvida pelo Centro de Treinamento Técnico da Nuclep há 27 anos e já formou cerca de 800 profissionais. Atualmente, cerca de 42% dos trabalhadores da Nuclep foram formados na Escola, iniciativa que recebeu em 2004 o prêmio Selo de Responsabilidade Social, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura – CREA/RJ.