Escola de Administração da FGV é a primeira da América Latina a obter tríplice credenciamento
Os cursos Mestrado Profissional em Administração de Empresas (MPA) e OneMBA da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) acabam de ser certificados pela Association of MBA (AMBA), uma das principais associações que credencia cursos de MBAs ou equivalentes. Com isso, a Escola que já contava com o credenciamento da The Association to Advance Collegiate Schools of Business (AACSB) e da European Foundation for Management Development (EQUIS) nos cursos de graduação e pós-graduação, passa ser a primeira instituição da América Latina a obter a "Tríplice Coroa".
O processo teve início no começo do ano passado quando a AMBA, que tem sede em Londres (Inglaterra), fez um convite para a FGV-EAESP se credenciar. Em novembro de 2004, a Escola recebeu quatro membros da associação que entrevistaram a diretoria, coordenadoria dos cursos, professores, alunos, ex-alunos e empregadores. Agora em março, chegou a comunicação oficial do credenciamento, válido por cinco anos.
Com dois anos de duração e carga horária de 672 horas/aula, o MPA é voltado a graduados, com experiência profissional, que irão ocupar cargos de alta administração em empresas nacionais ou multinacionais. A grade curricular compreende 24 disciplinas, divididas em 8 módulos. O programa abrange os diversos campos de conhecimento tradicional de administração de empresas e permite a participação em disciplinas eletivas que tratam de temas avançados e inovadores. Durante o curso, os alunos passam por dois períodos de imersão com o objetivo de discutir problemas que integrem os conhecimentos adquiridos em classe.
Já o OneMBA é o MBA internacional que prepara executivos para o cenário econômico global. É o único programa desenhado a partir da parceria de cinco escolas internacionais renomadas em quatro continentes, o que possibilita a utilização das melhores práticas em gestão administrativa do mundo. Os alunos assistem às aulas na escola de seu país e durante os 21 meses de duração do curso viajam para Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul, onde se encontram com cerca de 100 participantes das outras regiões.