30/01/2025

Escola das Adolescências lança Clube de Letramento Científico

Clube é destinado a professores do 7º ano do ensino fundamental e visa aprofundar as diretrizes trabalhadas pelo programa. Encontro vai ocorrer na quinta-feira (30) às 10h, pelo canal do MEC no YouTube.

O Ministério da Educação (MEC) promoverá na quinta-feira, 30 de janeiro, o webinário de lançamento do Caderno de Inovação Curricular (CIC): Clube de Letramento Científico. O objetivo do encontro, organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), é apresentar o CIC. Ele é destinado aos professores do 7º ano do ensino fundamental e busca aprofundar as diretrizes do Programa Escola das Adolescências. O evento terá transmissão ao vivo no canal do MEC no YouTube, a partir das 10h (horário de Brasília). 

O Clube de Letramento Científico é um espaço curricular focado em desenvolver a aprendizagem, de modo que os adolescentes compreendam os fenômenos naturais e sociais pela perspectiva do fazer científico. Assim, eles podem recorrer a saberes de modo reflexivo e crítico para elaborar propostas, tomar decisões, intervir e participar nesta sociedade diversa, tecnológica e multirreferencial. 

Participantes – Estarão presentes no evento Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC; Hebert Gomes, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e autor do CIC; além de representantes do Escolas Criativas e da Rede Indicada.   

Escola das Adolescências O Programa Escola das Adolescências, instituído pela Portaria nº 635/2024, é uma estratégia do governo federal de apoio técnico-pedagógico e financeiro para fortalecer os anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano). Conjugando esforços da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, a iniciativa busca construir uma proposta para essa etapa de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil; promova um espaço acolhedor; e impulsione a qualidade social da educação, melhorando o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.  

A política inclui produção e divulgação de guias temáticos sobre os anos finais do ensino fundamental, assim como incentiva, financeiramente, escolas priorizadas segundo critérios socioeconômicos e étnico-raciais. Além disso, encoraja maior conexão com as características dos anos finais, para apoiar a construção de trajetórias de sucesso escolar. Suas estratégias se dividem em três eixos: Governança; Organização Curricular e Pedagógica; e Desenvolvimento Profissional.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 29.01.2025

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