31/10/2023

Equidade educacional é tema de workshop do MEC

Especialistas defendem ampliação da compreensão sobre as múltiplas desigualdades que afetam estudantes nas experiências educacionais, visando à promoção da equidade.

A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) promoveu o Workshop “Observatório da Equidade Educacional” na manhã desta segunda-feira, 30 de outubro. A mesa de abertura contou com a participação da secretária Katia Schweickardt, que alertou sobre a importância de considerar as desigualdades enfrentadas pelos estudantes brasileiros e entender que elas se refletem em seus níveis de aprendizagem. A organização foi da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica (DPDI). 

Em sua fala, a secretária também destacou a dificuldade de desenvolverem-se indicadores que representem a realidade de forma justa. “Traduzir uma série de questões subjetivas em índices que possam, de fato, ser compreendidos pela sociedade não é uma coisa simples. A gente precisa entender o que significa isso, conseguir produzir indicadores que nos ajudem a superar ou, pelo menos, a dar passos na direção da promoção da igualdade, seja ela étnico-racial, seja ela regional, seja ela de nível socioeconômico. Isso vai impactar o potencial transformador da educação brasileira como um todo”, disse.  

A programação também contou com a coordenadora do Observatório da Equidade Educacional e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Angelina Nunes de Vasconcelos, que apresentou o modelo teórico da Plataforma do Observatório da Equidade Educacional. Ela destacou a importância de se apresentarem os dados referentes à educação brasileira de forma interseccional, pois múltiplas desigualdades enfrentadas pelos estudantes se entrelaçam e influenciam, de forma conjunta, suas trajetórias escolares e oportunidades de aprendizagem.  

Sendo assim, para avançar na promoção da equidade educacional, o Observatório entende a necessidade de ampliar a compreensão sobre as múltiplas formas de desigualdade que afetam os estudantes em suas experiências educacionais. 

Em um segundo momento, o evento realizou uma mesa redonda sobre o conceito de equidade educacional, com os pesquisadores Francisco Soares e Vanda Mendes Ribeiro; com a diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Tereza Alves; e com o coordenador-geral de Equidade Educacional da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Maurício Ernica. A mediação foi do diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos. 

Também estiveram presentes os seguintes representantes da Ufal: Leonardo Soares, Edmilson Fialho, Leogildo Alves Freires, Gabriel Fortes, Leonardo Soares Silva, Otavio Correia, Alinne Santos, Thiago Cordeiro e Thales Vieira. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×