20/11/2015

Entidades vinculadas ao MCTI participam de evento internacional sobre inovação

Programa Finep Startup é destaque em palestra sobre fomento a empresas de base tecnológica. Especialista do Cemaden alertou para importância da prevenção de desastres naturais. 

 

Na última quarta (18) e quinta-feira (19), o Rio de Janeiro (RJ) recebeu o EmTech Brasil, evento que discutiu diferentes aspectos do cenário da inovação no Brasil e no mundo. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) foi uma das organizadoras do encontro, em parceria com a publicação MIT Technology Review.

O programa Finep Startup, recentemente lançado pela entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi um dos temas discutidos. A Iniciativa, inédita no País, consiste no investimento direto da Finep no capital de empresas recém-criadas, juntamente com investidores-anjo, por meio de um contrato de opção de compra de ações. Segundo a superintendente da Área de Investimento da Financiadora, Renata Guinther, a Finep vai abrir mão de parte do retorno que teria para alavancar o investimento privado do anjo.

"O investidor que entrar com a Finep na startup será remunerado por isso", disse, destacando a importância desse mecanismo inovador para a atração de investidores privados no negócio.

A Finep organizando ainda, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Venture Point, uma rodada de investimentos fechada. Participaram do encontro 15 startups, que apresentaram seus projetos para um total de 30 fundos de investimentos e investidores-anjo.

Monitoramento e prevenção

A questão da prevenção de desastres naturais também este em discussão no EmTech Brasil. Pesquisador adjunto do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), Victor Marchezini alertou para a necessidade de se introduzir mais fortemente a cultura de prevenção de acidentes naturais em toda a sociedade.

"Crescemos ouvindo que somos um país sem furacões e terremotos e que, por isso, somos abençoados. Se isso é verdade por um lado, por outro não permite que se entenda a gravidade e frequência de outros desastres. O Cemaden vem promovendo a convergência entre novas tecnologias e o treinamento para seu uso em comunidades mais expostas em áreas de risco, além do constante monitoramento e divulgação de alertas", destacou o profissional.

Para mais informações, acesse este link e esta página.

Fonte: Finep

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×