19/01/2025

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Autor Evandro de Araújo Santos Prof. Orientador José Onorio Landigraf Camilo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI LETRAS-INGLÊS (FLC2908LLI) – Projeto de Ensino 01/12/2021 RESUMO Este projeto de ensino aborda a temática do ensino de língua inglesa, e os processos que envolvem a mesma. Compreende desde alguns questionamentos entorno das formas de ensino de língua inglesa em sala de aula, tão como algumas formas de melhorar essa experiência de aprendizado com os alunos. Tem o objetivo de apresentar algumas questões entorno do ensino de língua inglesa, assim como identificar algumas atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, as formas que ocorre o ensino de língua inglesa dentro as escolas e a recepção dos alunos perante algumas atividades. Está é uma pesquisa de natureza básica, com os procedimentos técnicos sendo de natureza bibliográfica, para tratar sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa alguns autores como Santos (2012), Brito (2010) foram utilizados como base para entender o funcionamento do ensino de língua estrangeira em seus mais diversos aspectos. Ao final das pesquisas foi possível observar que varias são as dificuldades encontradas pelos professores que trabalham língua inglesa dentro das escolas, desde problemas desencadeados por um ensino de línguas ruim nas series anteriores, tal como na grande maioria pela falta de materiais básicos ou até mesmo de estrutura por parte das escolas, no entanto foi visto que se empenhado, com materiais básicos, o professor de língua pode garantir um aprendizado bastante proveitoso e dinâmico com seus alunos, desde que ambas as partes se emprenhem nesse processo. Palavras-chave: Ensino. Língua Inglesa. Atividades. 1 INTRODUÇÃO Muito se questiona sobre os processos que envolvem o ensino de língua inglesa em sala de aula, não é de hoje que se sabe que cada professor difere em seu método e sua maneira de ensinar e trabalhar os conteúdos pré-dispostos, mas com o passar dos anos e com a implantação de novos materiais e tecnologias, essa maneira de ensinar e trabalhar também acaba tendo que passar por mudanças. Com isso cabe aos professores, buscarem formas de se qualificarem através de cursos continuados dentro de sua área de formação, para que desta forma os métodos utilizados por eles não se tornem ultrapassados. Para o Ensino de Língua Inglesa os materiais, conteúdos, atividades são muito importantes no desenvolvimento do aprendizado neste mundo tão globalizado em que vivemos hoje. O conhecimento de uma segunda língua se tornou muito importante, tanto para áreas do âmbito profissional quanto pessoal, garantindo melhores oportunidades para aqueles que possuem domínio de um segundo idioma. Com esse grande avanço e mudanças que a língua sofre, é muito necessário que o professor vá em busca de novas maneiras de ensinar e repassar os conteúdos da melhor forma possível, para assim garantirem um aprendizado mais interessante e mais produtivo para os alunos. A pesquisa foi produzida com base em fontes bibliográficas (livros, artigos e etc.) constituído pelas obras de Brito (2010) que abordava as questões relacionadas a legislação do ensino de língua estrangeira na educação básica, Santos (2012) para discutir questões voltadas sobre o ensino e aprendizagem de língua inglesa no ensino médio, OGAWA ( 2007) abordando a produção e implementação de materiais didáticos para o ensino de língua inglesa. O trabalho vem a ser de natureza básica, com os procedimentos técnicos sendo de natureza bibliográfica. Foram realizadas pesquisas em sites na internet como o Google e em outras paginas e plataformas como a do Ministério de Educação (MEC) para a busca de informações referentes ao assunto, com o auxílio de artigos e estudos já realizados por outros acadêmicos e estudiosos que apresentaram pensamentos e pesquisas sobre o Ensino de Língua Inglesa e suas aplicações dentro do processo de aprendizagem, salientando alguns pontos que vão de encontro com os apresentados neste projeto. Diante dessa exposição apresento o seguinte problema “Como ocorre o ensino de língua inglesa nas escolas” Objetivo Geral - Quais questões envolvem o ensino de língua de língua inglesa Objetivos Específicos -Identificar quais atividades podem ser trabalhadas em sala de aula -Demonstrar como ocorre o ensino da língua inglesa dentro das escolas -Verificar a recepção das atividades pelos alunos Justificativa: A pesquisa teve como base a importância de se conhecer um pouco mais sobre os processos que fazem parte do ensino de língua inglesa dentro da sala de aula, e alguns pontos importantes que fazem parte deste processo de desenvolvimento como um todo, se atentando também para alguns problemas que os professores dessa área encontram com suas turmas, devido a defasagem de ensino sofrida em anos anteriores, como a falta de materiais e estrutura por parte das escolas. Na sequencia, apresento os capítulos deste trabalho, que estão organizados da seguinte forma. No capitulo 1, apresento a introdução – “ Processos de ensino de língua inglesa” onde são abordadas as ideias que deram origem e fundamentação ao trabalho, o problema de pesquisa, os objetivos. No capitulo 2, “ Atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula” apresento algumas causas de desinteresse dos alunos nas aulas, e algumas atividades que podem ser trabalhadas pelo professor. No Capitulo 3 “Dificuldades no processo de aprendizagem” é apresentada algumas das dificuldades enfrentadas por parte dos alunos e outros fatores que colaboram para uma desvalorização da língua estrangeira pelo aluno. O capitulo 4, “ Ensino de língua inglesa dentro das escolas” apresenta um breve comentário sobre a diferença entre o ensino de língua inglesa e portuguesa dentro das escolas. No capitulo 5, “Recepção de atividades pelos alunos” é apresentada como ocorre a recepção de algumas atividades por parte dos alunos. No capitulo 6, “ Materiais e métodos, resultados e discussões ” onde é apresentado como o trabalho foi desenvolvido, e os resultados obtidos com a pesquisa. No capitulo 7 “ Considerações finais” faço as considerações relativas sobre a pesquisa realizada, assim como minhas considerações sobre toda pesquisa realizada até aqui. Logo em sequencia as referencias utilizadas em todo o trabalho. 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Quando perguntamos para um jovem o que ele acha sobre o fato de ter que ir para a escola todos os dias, muitos deles poderiam responder que iriam preferir ficar em casa ou fazendo alguma outra coisa ao invés de ter que frequentar a escola todos os dias, outra parte talvez demonstrasse um pouco mais de interesse, levando em consideração o fato de poderem se encontrar e socializar com aqueles amigos que gostam durante todos os dias da semana. Mas porque grande maioria não demonstra interesse de fato pelo que a escola tem como função, que é gerar e agregar conhecimento, preparando esse cidadão para a sociedade e para o mundo? Os alunos dizem que essa falta de animo se dá pela maneira que os conteúdos são repassados ou trabalhados dentro de sala de aula, muitas vezes de forma mais direta e com poucas dinâmicas. Em outros casos a falta de interesse já vem de séries anteriores, situação essa que com o passar dos anos prejudica o processo de aprendizagem do aluno, na matéria de língua Inglesa que é muito importante no currículo escolar, muitos não demonstram interesse por acharem a matéria chata, em muitos casos por conta da gramatica, ou por acharem que não será necessário aprender devido a realidade em que eles estão inseridos. Desta forma se faz necessário que o professor siga sempre em busca de maneiras, materiais e métodos de ensino que diversifiquem a forma de trabalhar dentro de sala de aula, resgatando assim o interesse do estudante. Nas diretrizes curriculares de língua estrangeira moderna para a educação básica do Estado do Paraná (2008, p. 29) propõe-se que; A aula de Língua estrangeira constitua um espaço para que o aluno reconheça e compreenda a diversidade linguística e cultural, de modo que se engaje discursivamente e perceba possibilidades de construção de significados em relação ao mundo em que vive. Espera-se que o aluno compreenda que os significados são sociais e historicamente construídos e, portanto, passiveis de transformação na pratica social. (Paraná 2008, p. 29). Atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula A leitura é uma atividade muito interessante não só para a matéria de língua inglesa, como para todas as demais, pois ela desenvolve vários pontos, como a melhora da escrita, aumento de vocabulário e melhora a compreensão e interpretação de perguntas e enunciados, a leitura pode ser trabalhada de varias formas, utilizando diversos gêneros textuais, dessa forma estimulando a múltipla leitura. Essa variedade é essencial para que o aluno através da leitura consiga alcançar uma visão critica sobre os diversos temas abordados, criando sua própria identidade. E de suma importância que o aluno conheça textos de vários gêneros: publicitários, jornalísticos, literários, informativos, de opinião; e saiba identificar suas diferenças tanto de estrutura como de função, quem é o seu autor, para que publico a obra está destinada, e que aproveite o conhecimento já adquirido de experiências com a língua materna. O livro didático encontrado nas escolas é um outro recurso que pode ser utilizado pelos alunos, nas escolas publicas seu uso ocorre constantemente, pois na grande maioria das vezes as escolas não contam com outros materiais para serem utilizados em sala de aula, muitas não possuem condições e estruturas que garantam a utilização de aparelhos tecnológicos. Desta forma o livro didático se torna um material importante, pois nele podemos encontrar diversas atividades e contribuições interessantes para serem realizadas como, recursos para serem apresentados, tanto falado, como escrito, matérias relacionados à gramática, pronuncia e vocabulário, além de auxiliar os professores que ainda estão iniciando sua vida como docente, apresentando ideias para atividades em sala. Entretanto é uma tarefa do professor verificar o livro didático, dando prioridades aos conteúdos que será necessário repassar para os alunos, analisando se os mesmos estão de acordo com o programa de ensino, se o livro dispõe de materiais adequados para trabalhar as diversas habilidades da língua, se o nível dos conteúdos está no mesmo em que os alunos encontram-se em questão de aprendizagem, se apresenta uma gama de variedades de conteúdos, se apresentam estratégias para a aprendizagem do conteúdo ou até mesmo se dispõe de suporte para o professor que irá trabalha-lo Outra forma de trabalhar é através da utilização de vídeos em sala de aula, esse é um tipo de atividade muito bem recebida pelos alunos, professores de varias áreas utilizam materiais tecnológicos para repassar conteúdo para seus discentes, além de ser um atrativo e uma forma diferenciada e dinâmica, atraindo assim os olhares daqueles alunos que já estão desanimados das aulas com abordagem mais direta do dia a dia. Para o ensino de Língua Inglesa a utilização de vídeos pode ser inserida nas aulas, mas com o professor sempre atento ao conteúdo do vídeo, pois deve estar sempre dentro de algum assunto que os alunos já estudaram ou estão estudando, para que dessa forma não fique apenas como um passa tempo, antes da aula o professor precisa propor alguns objetivos que ele pretende com essa aula, verificando de que forma a mesma irá contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem. A música também é uma forma muito boa de trabalhar o ensino de língua inglesa na sala de aula ou até mesmo fora dela, musica é algo que todo mundo gosta, além do fato de ser de fácil acesso para todos os alunos, ela pode ser trabalhada de diversas formas, assim como as outras atividades mais diversificadas, cabe ao professor identificar o que ele pretende tirar de tal atividade para o processo de aprendizagem para que se torne uma atividade proveitosa e que agregue conhecimento. Quais seriam as vantagens de se aprender através de musica? Uma das vantagens é a questão de poder praticar a pronuncia, através da letra daquela musica você acaba treinando de forma divertida palavras que já conhece ou não, outro ponto interessante e a pratica do listening, escutando musicas os alunos poderão perceber os diferentes sotaques dentro da língua inglesa, dependendo da origem do cantor. Fora a possibilidade de se trabalhar algumas coisas de gramática, caso a letra contenha conteúdo para isso. Dificuldades no processo de aprendizagem Não é de hoje que muitos acham que aprender outro idioma nas escolas públicas de ensino regular seja uma coisa impossível, tal pensamento se da pela frustação que já vem das séries anteriores, pois o ensino de uma língua estrangeira começa a fazer parte da grade curricular ainda no ensino fundamental nos anos finais, tal dificuldade não deixa de ser verdade, por conta de vários fatores o ensino de língua estrangeira dentro das escolas se torna ineficaz. Por conta disso muitos estudantes acabam não dando o devido valor, por acharem que a língua estrangeira está ali apenas como uma matéria complementar sem muita pretensão de aprende-la, mas quais seriam os motivos de o ensino de língua estrangeira ser tão defasado, segundo documentos que visam a melhoria da educação, muitas metas já deveriam ter se cumprido, mas não é isso que vemos na realidade De acordo com as informações contidas no PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Volume Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (BRASIL, 2002), doravante PCN+, a aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo que envolve obrigatoriamente a percepção de que se trata de um produto cultural complexo e estabelece que esse aprendizado, [...] Iniciado no ensino fundamental, implica o cumprimento de etapas bem definidas que, no ensino médio, culminarão com o domínio de competências e habilidades que permitirão ao educando utilizar esse conhecimento em múltiplas esferas de sua vida pessoal, acadêmica e profissional” (BRASIL, 2002, p. 93). Como se pode observar, segundo a PCN+ é quase impossível que um estudante logo ao final de sua formação não seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos por ele em seu cotidiano, porém na realidade não é bem assim, são muitas as dificuldades encontradas dentro das escolas Brasil a fora, os problemas para garantir um ensino com mais qualidade vai desde a falta de estrutura e materiais assim como métodos que sejam realmente eficazes. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) tem em vista a necessidade de: “Pensar-se o ensino e a aprendizagem das Línguas Estrangeiras Modernas no Ensino Médio em termos de competências abrangentes e não estáticas, uma vez que uma língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência e é através de sua forma de expressar-se que esse povo transmite sua cultura, suas tradições, seus conhecimentos.” (BRASIL, 2000, p. 30) Mesmo passado anos desde a criação deste documento muito ainda se falta para que as metas propostas por ele, que deveriam até já terem sido cumpridas visto que já se passaram 20 anos, sejam realmente exercidas. O ensino de língua estrangeira é proposto para os alunos desde o ensino fundamental, sendo uma disciplina obrigatória segundo a LDBEN no art. 36 que diz ser obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira moderna podendo ser escolhida pela comunidade. Mesmo sendo uma matéria obrigatória nas escolas, muitos alunos não levam a mesma como uma das mais importantes, visto que todos tem em mente que não irão aprender nada, e para os que têm interesse, buscam escolas particulares, pode-se observar também que muitos não gostam da matéria pelo fato de não irem bem na mesma, com relação a provas, atividades e trabalhos, isso reflete diretamente no interesse pela disciplina. Muitos pensam que não irão usar a língua em seu cotidiano, outros dizem que tem pouco ou quase nada de contato com a língua fora da escola. Aos que tem mais contato, o mesmo ocorre através, de jogos, series e filmes. Outra dificuldade por parte dos é por conta da forma que o conteúdo é repassado, muitos não gostam porque grande parte do estudo gira em torno da gramatica, e isso torna o estudo algo mais chato. Ensino de língua inglesa dentro das escolas O ensino tanto de língua inglesa, como língua portuguesa se assemelham bastante dentro das escolas, pois ambos têm o mesmo ponto de partida, sendo ele os aspectos estruturais da língua. A proposta teórica de ambas gira em torno de exercícios de repetição, pois se a língua é considerada um código, entendemos, conforme; Pfeiffer (2003, p. 97) “[...] o aluno é apenas um observador da linguagem, não lhe cabe interferir nela, ele só deve organizá-la de acordo com uma organização a priori e externa a ele” Desta forma atividades voltadas leitura e produção textual cabe ao aluno se basear por esse processo de decodificação. Recepção de atividades pelos alunos Através das pesquisas foi possível visualizar como ocorre a recepção de algumas atividades por parte dos alunos, além do fato de que na maioria dos casos muitos não buscam aprender, muito menos se aprofundar dentro dos assuntos que são repassados dentro de sala de aula, outros por sua vez não fazem um esforço maior por acharem a matéria de língua estrangeira difícil. No ensino médio nas escolas publicas os alunos tendem a demonstrar ainda menos interesse, segundo eles muitas atividades da matéria são focadas apenas na aquisição de notas para o final do bimestre, sempre através de trabalhos, avaliações muito repetitivas sem muita dinâmica, um exemplo que muitos utilizam quando querem dizer que não aprendem nada na matéria de língua inglesa é relacionada a gramática o famoso verbo To Be, estudado por anos e mesmo ao fim do ensino médio muitos não tem a mínima noção de como utiliza-lo. Outro ponto que vale ser destacado é que muitas das atividades acabam não trabalhando as quatro habilidades necessárias para uma aprendizagem mais proveitosa, sendo elas o Listening, speaking, writing and reading. Com isso as atividades que tem uma melhor recepção por parte dos alunos são que trabalham mais o lado dinâmico, como jogos, trabalhos em grupos dentre outras que fogem do comum, por sua vez as de menos interesse serão as aulas mais comuns, voltadas apenas para escrever o que o professor passa no quadro e responder as atividades. 3 MATERIAIS E MÉTODOS A pesquisa sobre Ensino de Língua Inglesa teve como foco apresentar um pouco os processos que envolvem o ensino de língua inglesa em sala de aula, é de conhecimento de todos que cada professor difere em seu método e sua maneira de ensinar e trabalhar os conteúdos pré-dispostos a eles, e com os avanços na tecnologia e em todos os outros meios, se faz necessária também uma mudança na forma de se trabalhar com os alunos em sala de aula, principalmente no que envolve o ensino de língua estrangeira, que está em evolução constante junto com o mundo globalizado de hoje. O trabalho vem a ser de natureza básica, com os procedimentos técnicos sendo de natureza bibliográfica. Foram realizadas pesquisas em alguns sites na internet como o google e em outras paginas e plataformas como a do Ministério de Educação (MEC) para a busca de informações referentes ao assunto, com o auxílio de artigos e outros estudos já realizados por outros acadêmicos e estudiosos que apresentaram os pensamentos e pesquisas sobre o Ensino de Língua Inglesa e suas aplicações dentro do processo de ensino, salientando alguns pontos que vão de encontro com os apresentados neste projeto. Dentro dessas premissas a pesquisa foi em busca de identificar quais atividades poderiam ser trabalhadas em sala de aula, quais as dificuldades e

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