28/02/2025

Encontro do MEC faz balanço das ações realizadas no Pacto EJA

Ao todo, 53 coordenadores pedagógicos da educação de jovens e adultos do País participam da atividade de integração. Durante o evento, pasta apresenta diretrizes gerais e define metas para cada território.

O Ministério da Educação (MEC) – por meio Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) – está realizando um balanço das ações executadas pelas redes após o lançamento do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA). O levantamento acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sede da pasta, em Brasília, junto com os coordenadores pedagógicos do Pacto. 

O Encontro Nacional de Coordenadores do Pacto EJA reafirma o compromisso do MEC com a construção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos, promovendo um espaço de diálogo e cooperação entre os gestores da modalidade em todo o país. Além de promover a integração entre os coordenadores, o MEC apresentou diretrizes gerais do fluxo de governança e definiu metas para cada território. 

O evento reúne 53 coordenadores estaduais e uma equipe de especialistas para discutir o atual cenário da EJA no Brasil e definir estratégias para aprimorar políticas educacionais voltadas à modalidade. 

A coordenadora-geral de Educação de Jovens e Adultos do MEC, Mariângela Graciano, destacou que o encontro marca “o fortalecimento de um vínculo ético, político, didático e pedagógico”, com o intuito de ampliar a oferta da educação de jovens e adultos. “Este é o momento de avançar em estratégias contundentes para que se possa avançar no processo de superação do analfabetismo”, completou. 

Ana Lucia Sanches, coordenadora-geral de Alfabetização do MEC, pontuou que é o momento de “valorizar quem está fazendo, pois esta é uma ação conjunta”. Para ela, o Pacto mostra que “o MEC, os estados e os municípios estão comprometidos em superar a maior desigualdade que temos no país, que é o analfabetismo”. 

“O público da EJA e a situação de analfabetismo exigem diferentes estratégias. Então, a reunião de diferentes setores, envolvendo muitos atores, entidades, articuladores e movimentos sociais que atuam na EJA, foi importante para garantir a intersetorialidade na elaboração do Pacto. Isso continua sendo importante para garantir que as ações desse Pacto pela superação do analfabetismo ocorram cotidianamente”, afirmou o assessor da Secadi, Cleber Vieira. 

O apoio do MEC para as redes estaduais e municipais foi destacado pelo coordenador pedagógico Jessé Dantas, que pontuou a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação de jovens e adultos, a qualificação da EJA e a superação do analfabetismo. “Nós, no estado do Acre, nos sentimos muito honrados de estar hoje neste momento de compartilhar as boas práticas, os desafios e ouvir de outros estados e municípios as ações que estão realizando para o fortalecimento da EJA. E isso num momento ímpar: início do ano letivo, para que possamos, realmente, fortalecer todo o nosso trabalho”.   

Já a coordenadora pedagógica Lucianna Matta, que veio do Rio de Janeiro, ressaltou que o Pacto trouxe mais visibilidade à EJA e aos profissionais que atuam nesta modalidade de ensino. Segundo ela, “com o surgimento do Pacto, nós tivemos grandes possibilidades de crescimento para os nossos profissionais e, assim, qualificar, realmente, a EJA como um todo”. A coordenadora destacou, ainda, que alguns municípios já relatam uma maior procura pela matrícula na EJA, o que mostra a importância do encontro que, segundo ela, vem somar. "É uma troca de experiências entre os estados e os municípios”, concluiu. 

Consolidação de estratégias e definição de prazos – O segundo dia do encontro, que acontece nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, será dedicado à continuidade da elaboração dos planos de trabalho regionais. Os grupos deverão listar prioridades e resultados esperados para suas respectivas regiões, bem como as estratégias que serão adotadas, apresentando as propostas em uma sessão coletiva de compartilhamento. 

A partir dessas discussões, será elaborado um cronograma de ações, sendo definidos os agentes responsáveis e os prazos, com apresentação e validação conduzidas por Ana Lúcia e Mariângela. O evento será encerrado com a atividade final da "Árvore do Pacto", em que os participantes refletirão sobre os aprendizados e compromissos assumidos. 

 

Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Secadi - 27.02.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×