23/03/2014

Encontro do Ensino Superior das Artes será realizado em MG

Objetivo é mobilizar, articular, promover e ampliar o fortalecimento de programas e cursos voltados para arte e cultura   

 

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC/MinC) e em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex), realizará, entre os dias 24 e 26 de março de 2014, em Ouro Preto (MG), o I Encontro Nacional do Ensino Superior das Artes.

O evento, que reunirá cerca de 120 pessoas, dentre coordenadores dos cursos de artes das universidades brasileiras e dos institutos federais, pesquisadores e gestores públicos, tem como objetivo mobilizar e articular as Instituições Públicas de Ensino Superior das Artes para discutir ações que promovam a ampliação e o fortalecimento de programas e cursos voltados para a formação, pesquisa e extensão em arte e cultura.

A iniciativa dá prosseguimento a um conjunto de atividades iniciadas em 2013, como o Seminário Cultura e Universidade, realizado em Salvador, de 22 a 24 de abril. O Seminário, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia, os Ministérios da Cultura e da Educação e Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, ampliou o diálogo entre os setores responsáveis pela Cultura em diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

A cerimônia de abertura acontecerá no Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto (MG), declarada pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade, há mais de 30 anos. A cidade é uma referência da Cultura e das Artes no Brasil e possui o maior conjunto do barroco edificado no País, especialmente de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

No Encontro, que contará com a participação do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, da diretoria de Educação e Comunicação para a Cultura da SPC, Juana Nunes, serão realizadas ainda Mesas Temáticas e Grupos de Trabalho, quando serão discutidas políticas públicas no campo da cultura e da educação.

Mais informações poderão ser obtidas pelo  e-mail culturaufop@gmail.com.

Programação

17h – Cerimônia de Abertura

Local: Centro de Artes e Convenções

Participam: Autoridades do Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Andifes, Forproex, Conif, Comissão de Cultura da Câmara e Universidade Federal de Ouro Preto.

18h às 19h30 – Mesa de Debates

Tema: "Panorama reflexivo da Cultura e da Arte nas Instituições de Ensino Superior no Brasil" e o Programa Mais Cultura nas Universidades.

Participam: Juana Nunes – MinC; Dulce Aquino – UFBA; e José da Costa Filho – UNIRIO.

Mediação: Rogério Santos Oliveira - UFOP

 19h30 às 21h00 - Apresentação Cultural

25/03/14

9h às 12h - Grupos de Trabalho

Local: Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto

12h às 14h- Almoço

14h às 16h30 - Continuação dos Grupos de trabalho

17h às 18h- Apresentação dos principais pontos abordados nos grupos de trabalho

19h30 às 21h- Apresentação Cultural

26/03/14

9h às 10h- Apresentação geral das produções dos grupos de trabalhos

10h30 às 12h- Café Criativo: construção de parcerias

Fonte:  Ministério da Cultura

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×