31/10/2014

Encontro discute internacionalização da produção científica

Evento reuniu nessa quarta (29), em Brasília (DF), representantes de editoras internacionais e de revistas científicas brasileiras

 

A Fundação Capes promoveu, nessa quarta-feira (29), em Brasília (DF), a reunião expandida do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP - Portal de Periódicos), com representantes de editoras internacionais e de revistas científicas brasileiras. O evento também contou com a participação do presidente da Capes,  Jorge Almeida Guimarães.

O objetivo do encontro foi discutir as propostas de editoras internacionais para a edição de revistas científicas brasileiras como estão fazendo a China, a Coreia e outros países.

"Queremos um modelo em que as revistas brasileiras, sem perder sua identidade e características, possam ter um padrão internacional e assim aumentar sua visibilidade", disse Jorge Guimarães. 

Durante a ocasião, as editoras Elsevier, Emerald, Springer, Taylor &Francis e Willey apresentaram suas propostas aos editores de revistas brasileiras, que se reuniram para ouvir as propostas e discuti-las em público cada editora internacional. 

Expansão

Guimarães citou ainda a experiência Japonesa, na qual mesmo com quantidade e qualidade na sua produção científica, enfrentava dificuldades com a língua na disseminação de seus artigos em meados do século passado.

"Hoje encontramos esses mesmos pesquisadores [japoneses] publicando na Science e na Nature, resultado de uma decisão acertada do país com o objetivo de ampliar a visibilidade de suas publicações. É esse tipo de avanço que necessitamos", explicou.

Para o presidente, essa é uma das iniciativas que faz parte da preocupação com a internacionalização das nossas universidades, focando na produção científica brasileira. "Nenhuma universidade brasileira tem condição de se internacionalizar inteiramente, mas ela pode se internacionalizar por setores", completou Jorge Guimarães.

Portal de Periódicos

A história do Portal de Periódicos remonta do ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES).

Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Capes à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos.

Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

Fonte: Fundação Capes 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×