Empreendedores culturais são selecionados para evento
Serão selecionados até 100 empreendedores culturais para rodadas de negócios com dez países do Mercosul, em maio, na Argentina
O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, nessa quinta-feira (27), a lista dos empreendimentos habilitados a participar do edital do I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). Ao todo, foram inscritos 246 empreendimentos.
O maior número de propostas foi apresentado para o segmento de artes cênicas, com 61 inscrições, seguido por audiovisual (42), música (37) e design (26). Além disso, 44 empreendimentos se inscreveram para apresentação musical e outros sete para apresentação de moda durante o evento.
O prazo para interposição de recursos pelos empreendimentos inabilitados nesta primeira etapa vai até segunda-feira (31). O formulário de recurso deve ser encaminhado ao e-mail editalmicsul2014@cultura.gov.br. A avaliação dos recursos será publicada até o dia 4 de abril.
O resultado final do edital está previsto para ser publicado no dia 15 do próximo mês. Os selecionados terão de complementar a documentação exigida em até cinco dias úteis após o anúncio.
Serão selecionados até 100 empreendedores culturais para rodadas de negócios com dez países do Mercosul, em maio, na Argentina. O edital vai contemplar propostas nos segmentos de artes cênicas, audiovisual, música, jogos digitais e aplicativos, design e literatura. O objetivo é exportar a cultura brasileira e estimular a criação de redes entre países da região.
Das 100 vagas disponibilizadas pelo MinC, 52 terão inscrição garantida no evento, hospedagem, ajuda de custo de até 1.500 dólares e capacitação em rodada de negócios, promovida pelo Sebrae. Os demais terão inscrição gratuita no evento, além da capacitação. Em todos os casos, o translado entre o aeroporto de Buenos Aires e a cidade de Mar Del Plata, local do evento, está assegurado, mas o transporte do Brasil até a capital argentina deverá ser custeado pelo selecionado.
Essa ação do MinC conta com a parceria do MRE e SEBRAE. Os interessados poderão obter mais informações na página do Ministério da Cultura e na do evento.
1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL)
Realizado pela Secretaria da Cultura da Argentina, o 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) é uma iniciativa dos Ministérios de Cultura de países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O objetivo é estimular os negócios entre empreendedores, empresas de setores criativos, produtores e artistas e promover o intercâmbio de conhecimento, bens e serviços entre os países da América do Sul.
O evento será uma excelente plataforma para empresas de pequeno e médio porte do setor criativo, e será realizado em Mar Del Plata (Argentina) de 15 a 18 de maio deste ano.
Veja lista completa de habilitados e inabilitados.
Fonte: Ministério da Cultura