04/08/2021

Efeito Dunning-Kruger na Educação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

A educação é uma seara que cheia de pseudoespecialistas a darem opiniões sem conhecimento de causa e sem vivenciar os vários contextos das escolas.

São tantos profissionais que se dizem entendedores e tantas outras pessoas que saem a ecoar as inverdades afirmadas em relação a educação que nós, os verdadeiros profissionais, chegamos a questionar em qual faculdade tal indivíduo se formou para falar tantas besteiras assim e com tanta propriedade?

Interessante perceber ainda que jornalistas e economistas reconhecidos em suas áreas são inclusive pagos para fazerem textos ou falarem sobre educação, usando palavras rebuscadas com o intuito de iludibriar o leitor e este, questionar o trabalho de quem realmente entende de educação, que é o profissional da própria área e que estudou e se especializou.

Atitudes assim criam cada vez mais o Efeito Dunning-Kruger que trata-se de um viés cognitivo, pelo qual pessoas incompetentes e incapazes de reconhecer tal incompetência e as próprias limitações cognitivas, fazem uso de uma superioridade ilusória, superestimando o seu conhecimento, em outras palavras, é um efeito que "se manifesta mais comumente nas pessoas como a incapacidade de reconhecer sua própria ignorância, alimentando, assim, uma ilusão de superioridade e conhecimento superestimados.

De forma mais direta: quanto mais ignorante em determinado assunto, mais confiante a pessoa pode se sentir ao opinar sobre ele"[1].

Andrade e Valentini no artigo intitulado Suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho: modelo de mediação moderada, publicado em 2020[2], pontuam que indivíduos com baixas habilidades tendem a ter uma superestimação da autopercepção de desempenho.

O fato é que hodiernamente, as pessoas em geral, devido a Tecnologia da Informação e Comunicação ou não têm informações, ou têm informações incorretas sobre determinado assunto, incorretas porque em muitas situações tais informações se baseiam em fakenews.

Estas pessoas são as verdadeiras especialistas de internet, com suas teorias fundamentadas em falácias e/ou em redes de relacionamentos, colocando por terra conhecimentos científicos e sobressaindo meras opiniões preconcebidas.

Uma vez eu li de um conhecido que postou no grupo que cada um tem a sua verdade, só que não tem que ser desta forma. Pensamentos assim nos remetem ao existencialismo, pois ele afirma que a verdade é uma escolha individual.

Assim sendo, nós profissionais da educação não podemos criar verdades paralelas. Precisamos é fazer com que a educação seja realmente a forma de acabar com a ignorância, fomentando em nosso educando o protagonismo cognoscente, e que este educando busque realmente a luz do conhecimento que o libertará das amarras do senso comum e da ignorância.

Para a ciência a verdade não muda com o passar do tempo, assim sendo, nós educadores temos que fomentar em nossos educandos a busca desta verdade, e uma forma de isto acontecer é fomentando sempre a dúvida metódica muito trabalhada por René Descartes ao elucidar que para buscar a verdade, é preciso duvidar o máximo que puder, já que o Efeito Dunning-Kruger afirma que a ignorância gera mais confiança do que o conhecimento.

 

[1] Para mais informações vide https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/a-estupidez-dos-especialistas-de-internet-em-tempos-de-pandemia-o-efeito-dunning-kruger/

[2] Para mais informações vide ANDRADE, Érika Guimarães Soares de Azevedo; VALENTINI, Felipe. Suporte à aprendizagem e desempenho no trabalho: modelo de mediação moderada. Estud. psicol. (Natal),  Natal ,  v. 25, n. 1, p. 44-56, mar.  2020 .   Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2020000100005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  03  ago.  2021.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20200005.

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