10/03/2023

Educadores sendo Exemplos

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Educação para muitos é vista como um sacerdócio, tema este que já foi questionado muitas vezes por mim, e em uma delas foi no texto intitulado Educacion no és sacerdócio, publicado pela Revista Gestão Universitária, em 2012 na edição 302, e este texto pontua que o professor é uma profissão como outra qualquer, aliás, é uma profissão que exige de acordo com meu livro Educação uma questão de politizar, publicado pela Ícone em 2022, três aspectos fundamentais que são: qualificação, formação pedagógica e formação ética e política, e neste último, muitos de nossa classe tem deixado a desejar, já que é o momento em que o docente educa a partir de valores vivenciados por ele mesmo

Vale observar nas falas acima que a docência é um dos ofícios mais relevantes para a formação de nossa sociedade, pois é ele que forma as demais atividades, ou seja, se existe um profissional, é sinal que este teve bons professores, que souberam desenvolver suas habilidades e competências para que este indivíduo pudesse chegar onde chegou.

Cabe salientar que não é apenas a educação formal que desenvolve o caráter e humanismo das pessoas, porque se assim fosse, todas os profissionais seriam exemplos de ética, humanismo e gentilezas, enfim, estaríamos realmente em uma sociedade perfeita com um único pensamento no coletivo e não apenas almejando uma utopia.

Todavia, sabemos que não é assim, e podemos ver exemplos em nossa política, em alguns representantes religiosos, nos quais as suas representações são feitas por pessoas com total desvio de caráter.

Para não corrermos o risco de sermos contraexemplos, devemos prestar atenção no que ensinamos e nos que fazemos, afinal de contas, nossas falas não podem ser divergentes de nossas atitudes comportamentais, isso porque o professor educa também com seus exemplos.

Quando se pratica a docência, é certo saber que os professores são para alguns alunos, exemplos motivacionais, servindo de inspirações ou motivando os alunos para lutarem pelo que almejam.

Entretanto nem todos que representam a classe de professores pensam e agem assim, pois nos encontros de formação de profissionais da docência, alguns se comportam de forma inaceitável, com posturas não condizentes com a sua função que é educar, mas para educar, precisa ser educado, e lamentavelmente alguns “educadores” demonstram as mais pura indelicadeza e falta de bom senso em lidar com certas situações.

Em momentos como estes, esquecem-se que são professores, ou seja, profissionais bem esclarecidos e agem como alguns alunos indisciplinados e levianos, estes mesmos alunos que as escolas não aguentam mais esperar o final do ano letivo para que alguns realmente saiam da escola.

São comportamentos  inaceitáveis como conversas em tom elevados em momentos inoportunos, falta de manejo ao falar, pois fala-se sem medir as palavras, uso de linguagem vulgar em ambiente educacional, altos erros de concordância, pois esquecem-se das regras primordiais para uma conversa inteligível, comportamento antiético já que alguns professores aproveitam a oportunidade para colocar as "fofocas" em dia falando da vida alheia ou acusações da colegas de escola sem a presença do mesmo para que possa se defender, enfim, é um terreno fértil para a iniquidade, quando os primordiais valores da profissão são deixados de lado.

A hipocrisia obviamente não tem espaço para lugares assim e tampouco a bajulação o que é bem comum, exige-se no mínimo o uso dos valores pregados por nós mesmos e o verdadeiro exemplo que devermos ser para nossos alunos.

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