10/08/2011

Educadora Paula Pogré vem ao Brasil paraabordar Ensino para a Compreensão

A Universidade Cidade de São Paulo– UNICID receberá no dia 15 de agosto, às 19h30, a professora epesquisadora Paula Pogré, da Universidade Nacional de General Sarmiento,Argentina. Tendo como pauta o “Ensino para a Compreensão (EpC)”, aespecialista em educação discutirá os conceitos, concepções e experiências comessa abordagem pedagógica, favorecendo um intercâmbio entre países da AméricaLatina que utilizam o método.

O EpC é um marco conceitualdesenvolvido a partir de pesquisas e práticas pedagógicas de educadores doPrograma de Formação de Professores da Universidade de Harvard, nos EstadosUnidos. Atualmente, é estudado e aplicado por instituições de diversos paísesdo mundo. No Brasil, foi pioneiramente introduzido no ensino superior pelaUNICID, em 2008.

Paula Pogré, que está vinculada aoprojeto desde 1995, visitará a UNICID para conhecer as experiências e práticasdesenvolvidas nos diversos cursos de graduação, utilizando o marco teórico doEpC. De acordo com a pró-reitora adjuntade Ensino da UNICID Denise Aparecida Campos,o EpC permite aos professores de cursos de graduação repensarem a formaçãoprofissional de seus alunos a partir da ideia de “desempenhos decompreensão”. “A grande crítica, hoje, às universidades é queformamos profissionais muito teóricos, despreparados para a prática, distantesdaquilo que o mercado de trabalho necessita. O EpC oferece ferramentas queauxiliam na aproximação entre teoria e prática e entre a formação acadêmica e omundo do trabalho. O aluno aprende a ter desempenhos flexíveis com osconhecimentos que possui”, afirma. 

Interessados em acompanhar a palestra podem solicitar a inscrição por meio do telefone (11)2178-1212. As vagas são limitadas.


Sobre a palestrante
Paula Pogré é formada em Ciências daEducação pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Possui “Diploma deEstudios Avanzados y Suficiencia Investigadora” e é pós-doutora em“Educación, Didáctica y Organización de las InstitucionesEducativas” pela Universidade de Sevilla, na Espanha. A especialista em educação dividesuas atividades desenvolvendo pesquisa, docência e gestão. Vinculada ao ProjetoZero da Universidade de Harvard, ela participa das atividades do Ensino para aCompreensão (EpC) nos Estados Unidos e em diversos países da América Latina. Émembro-fundadora do “L@titud-Harvard-Project Zero LatinAmerican”, instituto que pesquisa a compreensão como norte do processoensino-aprendizagem.

Na Universidade Nacional de GeneralSarmiento, Paula Pogré é pesquisadora e docente. Foi coordenadora do Institutodo Desenvolvimento Humano de Valencia e diretora do “Proyecto de TrabajoConjunto Universidad - Institutos Superiores de Formación Docente- escuelasPolivalentes - para melhoria da aprendizagem de jovens em língua e matemática(PROYART)”. Atualmente, integra o ComitêDiretivo da Rede PROPONE (Promoción de políticas nacionales para la equidad).Em convênio com o Instituto Nacional de Formação Docente (INFD) e mais 24Institutos Superiores de Formação Docente de toda a América Latina, ela estádesenvolvendo pesquisas sobre os indicadores de processos pedagógicos einstitucionais que promovem a equidade e o acesso ao conhecimento.

Também atua como professoraconvidada de cursos de pós-graduação em diversas universidades Argentinas(Universidad Nacional de la Plata,  Universidad Nacional de San Martín, UniversidadNacional de Comahue, Universidad Nacional de Villa María, Universidad Nacionaldel Nordeste e Universidad Torcuato Di Tella). É ainda consultora internacional deprojetos de revisão curricular e de formação de docentes universitários. Já noâmbito do Ministério de Educação da Nação Argentina, é coordenadora Nacional doPrograma Nova Escola e é colaboradora do Projeto de “Mejora de la Formación DocenteInicial para el Nivel Secundario orientado a las áreas de Biología, Física,Matemática y Química y para las áreas de Letras, Historia, Geografía y LenguaExtranjera (INFD- SPU)”.

Sua carreira profissional tambémabrange os títulos de consultora da UNESCO-Buenos Aires  e da UNESCO-OREALC - Chile e membro da equipe técnica do Programa Regional dePolíticas para a Profissão Docente e Coordenação Acadêmica do “CursoInternacional de Políticas para la Profesión Docente UNESCO”. Como autora e co-autora de livros,entre seus últimos, destacam-se: “Modelos innovadores en la Formación InicialDocent”; “Nuevos maestros para AméricaLatina”; “Formar docentes para la equidad” e“Multiple Intelligences around the Word”.

Inscrições gratuitas: (11) 2178-1212(Vagas limitadas)
Endereço: R. Cesário Galeno, 475– Tatuapé, São Paulo. 
Local: Auditório da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
Dica: 15/08, às 19h30 
Palestra Ensino para a Compreensão– EpC


Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×