Educação será tema de encontro nacional em São Paulo
O Movimento Brasil Competitivo, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e do compromisso Todos Pela Educação, realiza, no dia 30 de novembro, em São Paulo, o encontro "A Educação que Precisamos para o País que Queremos".
O Movimento Brasil Competitivo (MBC), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do compromisso Todos Pela Educação, realiza no dia 30 de novembro, em São Paulo/SP, o encontro "A Educação que Precisamos para o País que Queremos". O objetivo do evento é proporcionar uma ampla discussão sobre o tema e a sua importância para a promoção da competitividade do País, envolvendo gestores, educadores, empresários e formadores de opinião. Sediado no Villa Noah Embratel (Rua Castro Verde, 266), o encontro prevê a apresentação de um painel sobre Gestão e Educação, o lançamento do portal "De Olho na Educação" e a entrega do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
A palestra de encerramento já está confirmada e será proferida pelo economista e cientista social Eduardo Gianetti da Fonseca, que também é professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais de São Paulo (IBMEC-SP) e membro do Conselho Superior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em 2006, o MBC realizou o 3º Seminário Nacional de Educação: Brasil Competitivo, reunindo mais de 700 pessoas em Brasília/DF.
Um dos principais fatores que sustenta a competitividade de um país é a educação. Um sistema educacional forte é essencial para o êxito econômico, para o funcionamento de instituições democráticas e para uma sociedade civil saudável. A educação é um instrumento de promoção da cidadania e o principal ativo para a libertação do indivíduo.
No Brasil, a educação ainda apresenta reconhecidos e persistentes problemas que afetam a competitividade e a capacidade de maior desenvolvimento social e econômico do País. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que 97% dos alunos têm acesso ao Ensino Fundamental, mas apenas 52% deles conseguem concluí-lo. No âmbito da alfabetização, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 revela que apenas 4,8% dos alunos da 4ª série do Ensino Fundamental estão plenamente alfabetizados, 39,7% estão medianamente e 55,5% não estão corretamente alfabetizados. Os dados acima ilustram alguns dos problemas identificados que, se solucionados, poderão contribuir na caminhada em direção a um País mais justo e mais competitivo.
Movimento Brasil Competitivo - O MBC foi criado em novembro de 2001 e é reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), voltada ao estímulo e ao fomento do desenvolvimento da sociedade brasileira. Certificado pela ISO 9001:2000 desde novembro de 2004, o MBC tem como objetivo principal viabilizar projetos que visam o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população.
Todos Pela Educação - O Brasil só será verdadeiramente independente quando todos seus cidadãos tiverem uma Educação de qualidade. Partindo dessa idéia, representantes da sociedade civil, da iniciativa privada, organizações sociais, educadores e gestores públicos de Educação se uniram no compromisso Todos Pela Educação: uma aliança que tem como objetivo garantir Educação Básica de qualidade para todos os brasileiros até 2022, bicentenário da Independência do País.
Conselho Nacional de Secretários de Educação - O Consed, fundado em 25 de setembro de 1986, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega os interesses das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Ao longo de sua história, tem ocupado papel estratégico nas conquistas educacionais do país, promovendo a interlocução com o governo e com a sociedade civil, particularmente na luta pela democratização e melhoria da qualidade da escola pública.
(Envolverde/Assessoria)