EDUCAÇÃO POPULAR E ESCREVIVÊNCIAS: DIÁLOGOS FORMATIVOS
Marcélia Amorim Cardoso
Sílvia Andrade
RESUMO
Apresenta escrevivências de uma pedagoga, educadora popular, que narra suas itinerâncias formativas até encontrar-se com a educação popular e o legado de Paulo Freire. Participante das mobilizações comunitárias, mulher negra e pobre, retoma os estudo e reencontra em suas memórias, raízes formativas de uma educadora popular. Como metodologia as autoras recorrem às escrevivências concebida por Conceição Evaristo, como registro, memória e resistência. O texto faz parte da comunicação proferida, como parte das comemorações do centenário de Paulo Freire no Seminário Paulo Freire, Presente!, realizado em 2021.1, no formato online, na disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia da Faculdade Fernanda Bicchieri, FABEL, em Belford Roxo, município localizado na Baixada Fluminense, RJ.
Palavras-chave: Educação Popular. Paulo Freire. Escrevivências