23/05/2023

Educação para Hábitos

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Quando se fala em educação para hábitos cabe a observação de que não se trata apenas de uma educação formal, já que a base dos bons hábitos é da família e a escola terá um papel secundário para reforçar estes hábitos e potencializar os valores inseridos nestes.

É notório observar as ideias de Aristóteles quando ressalta que a virtude moral é uma consequência do hábito e não algo herdado, tanto que as virtudes se formam no caráter do indivíduo como ressaltado por Santos em seu artigo Aprendizagem da virtude em Aristóteles, publicado em 2021[1].

Para o autor supracitado, Aristóteles acreditava que, praticando atos justos nos tornamos justos, e assim, as virtudes vão se formando pelo próprio habituar-se, assim sendo, o autor complementa ao elucidar que não basta treinar os alunos em comportamentos específicos, tem-se que envolvê-los em uma reflexão crítica profunda sobre certas maneiras de ser e agir bem como diálogo e discurso racional.

Sabendo então que a virtude moral é uma consequência do habito, podemos nos tornar o que fazemos repetidamente, isto é, nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura, gentis se praticarmos gentilezas e honestos se colocarmos em prática a honestidade.

Observe que os valores que as pessoas têm consigo é que determinam o quão evoluída é a sociedade em que estão inseridos e em concomitância, quando estes valores são trabalhos eles passam a fazer parte do caráter do cidadão.

É notório perceber que todo cidadão de caráter teve como base uma boa educação, e cabe ressaltar que o caráter não tem relação com a educação acadêmica, pois os maiores ladrões que lesam a nossa sociedade têm na sua maioria pessoas formadas em cursos superiores nas mais diversas áreas como economia, medicina, forças armadas, promotores, juízes dentre outros.

As transformações são feitas com pequenos gestos, singelas atitudes que feitas com frequência, passam a fazer parte de nosso comportamento sendo algo tão natural quanto respirar.

As escolas são espaços em que os educandos podem colocar em prática os seus valores e claro, cabe a esta educação formal aparar arestas e policiar para que os principais valores como honestidade, respeito, ética e moral sejam aplicados e obviamente que a família será a principal protagonista em trabalhar estes valores, já que o comportamento do aluno é apenas um reflexo dos valores que estes trazem de suas casas.

 

[1]https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/download/285/267

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