Educação para a Soberania Brasileira
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Muito tem-se falado sobre soberania brasileira, mas a questão é, as pessoas sabem o qual o significado e poder que esta palavra carrega em si?
O termo se refere à capacidade de um Estado exercer seu poder supremo dentro de suas fronteiras e em suas relações com outros estados, e como ressaltado por Voigt (2013)[1] a soberania é o coração do Estado, e a sua perda ocorre com frequência quando poderes de fora intervêm.
Voigt (2013) complementa que a soberania é uma capacidade factual de uma unidade de dominação. Ela tem o poder e a autonomia de quebrar sempre que preciso, qualquer ato de vontade que ameace a sua existência.
Teixeira Filho (2023)[2] é enfático ao afirmar a importância da autopreservação da soberania, já que ela resguardará a paz entre os indivíduos do Estado.
Sem soberania uma nação deixa de existir, isso porque uma nação soberana não é uma nação subserviente.
Interessante perceber políticos brasileiros que agem contra a própria nação, sendo a favor de que nosso país se curve a vontade de terceiros, ignorando a própria Constituição da República Federativa do Brasil.
Art. 1º, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I – a Soberania;
II – a cidadania;
III – a dignidade da pessoa humana;
IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V – o pluralismo político.
Triste é saber que políticos brasileiros ao invés de lutarem pela soberania de nossa nação, querem ser vassalos e completos subservientes estadunidenses.
São políticos sem amor à pátria, sem respeito ao seu povo, sem dignidade, sem caráter, enfim, eles representam a política entreguista, é a escória da sociedade brasileira representada pelos mais abjetos políticos.
Soberania de uma nação e de um povo não se negocia.
Que nas próximas eleições o povo exerça sua soberania, já que o poder político máximo está no povo, que delega este poder a seus representantes.
Dito isso, que a educação possa demonstrar o verdadeiro significado a soberania, e ensinar seus educandos a sua importância e aplicação para que estes percebam quais políticos foram a favor da vassalagem e perceber que no Brasil não tem espaço para mercenários e covardes.
Dessa forma, quando se fala em soberania, não se fala de um conceito abstrato, mas da pedra angular que sustenta a capacidade do povo viver com dignidade e autonomia, exercendo seus direitos e definindo e sendo agente transformador de seu próprio futuro.