11/02/2022

Educação o Ato de Agir, Reagir e Corrigir

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

Giles em seu livro Filosofia da Educação, publicado pela EPU em 1983 é enfático ao afirmar que o ato de educar, é alcançar a pessoa naquilo que lhe é mais específico, no seu ser - humano, isto é, na sua intelectualidade, na sua afetividade, nos seus hábitos, para levá-la à realização de um ideal.

Observe que a citação acima nos faz refletir que muitos tem perdido este humanismo em nome de um fascismo que cultua a morte, que se encanta com a morte e o descaso com os pobres e necessitados, cultua também a morte da cultura brasileira, da nossa ciência e da Constituição de 1988.

Hoje o "ser-humano" está se perdendo em uma fala travestida, proferida por um hipócrita que diz: "deus, pátria e família".

A palavra Deus está escrita em minúsculo propositalmente, já que o Deus que conhecemos é um Deus que representa o amor e como consta nas escrituras sagradas, "Aquele que não ama, não conhece a Deus; porque Deus é amor", e o amor não é preconceituoso e não faz distinção. O amor é incondicional. Assim sendo, como citar este Nome se a pessoa que o faz prega o ódio, fomenta a discórdia, fala mentiras, influencia de forma negativa seus eleitores que infelizmente pensam como ele, pois semelhantes atraem semelhantes, e aqui, pode-se afirmar que muitos que pensam como este ser vil, demonstra ter um problema de desvio de caráter.

Pátria, como falar de pátria se o mesmo quando a representou, foi considerado por unanimidade pelo Conselho de Justiça Militar (CJM) em 19 de abril de 1988, culpado por suas ações que hoje seriam consideradas terroristas, já que o seu intuito era explodir a Adutora do Guandu, que abastece de água ao município do Rio de Janeiro. Assim, a CJM "declarada sua incompatibilidade para o oficialato e consequente perda do posto e patente, nos termos do artigo 16, inciso I da lei nº 5836/72".

Faz-se valer a fala de um pensador Kléber Novartes, quando afirma que "se quiser conhecer uma pessoa, não ouça nada do que ela diz. Apenas observe seus atos.", mas as pessoas encontram-se alienadas e fanáticos.

Em relação a família, é muita hipocrisia usar esta instituição, já que com sua misoginia, sempre desconsiderou o papel feminino. A mulher é a estrutura de um leito familiar. É uma mãe que muitas vezes é a única provedora e que de tudo faz para criar seus filhos com dignidade.

Pétry em seu livro Poder e Manipulação: como entender o mundo em 20 lições extraídas de O Príncipe de Maquiavel, publicado pela Faro Editorial em 2016, pontua a importância de nos esforçarmos por abrir os olhos para a realidade como ela é, e para isso, faz-se necessário desvencilharmos de todo apego e ilusão ingênua sobre o mundo e acima de tudo, sobre as pessoas, o que já caracteriza uma transformação humana.

Segundo Pétry, "quanto melhor compreendermos as pessoas, quanto mais entendermos suas capacidades, suas aspirações, seus talentos, suas intenções, seus truques e suas motivações secretas, mais bem preparados estaremos para ajudá-las (ou para nos defender delas).

Dito isso, percebe-se a importância que educação tem, já que o seu cerne é a transformação do indivíduo, o que é complementado pela fala de Paulo Freire ao elucidar que nós educadores precisamos criar homens contextualizados em sua própria História, enquanto sujeitos construtores de seu desenvolvimento e de sua libertação.

Paulo Freire vai além em sua obra Pedagogia do Oprimido, publicado pela Paz e Terra em 1981 ao elucidar que precisamos criar homens contextualizados em sua própria História, enquanto sujeitos construtores de seu desenvolvimento e de sua libertação, desta forma, a educação tem o seu impar dever em auxiliar no desenvolvimento cognitivo destas pessoas que de alguma forma, encontra-se fossilizado pela indiferença como o seu próximo em decorrência das barbáries realizadas pelo governo que vos representam, o que reflete em cada um a própria falta de humanismo acentuado pelo desvio de caráter.

Dito isso, podemos perceber que a educação nos dá a oportunidade de agir, reagir e corrigir nossas falhas.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×