18/03/2025

Educação no Combate ao Apedeutismo

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

A ignorância como muitos afirmam pode realmente ser uma benção, isso porque se você desconhece, você não sofre, todavia, o excesso de ignorância passa a ser uma maldição que reverbera nos próprios atos ecoando nas multidões de apedeutas.

O apedeutismo é uma condição de nescidade, inciência e de plena ignorância, entretanto, hoje é inconcebível termos apedeutas na sua mais pura definição que é uma pessoa sem instrução, ignorante em vários assuntos e simplesmente por não terem recebido a educação básica, situação essa que não faz parte da realidade de milhões de brasileiros, uma vez que se encontra resguardado inclusive na Constituição Federal e que é um direito inalienável.

Na maioria dos casos, o apedeutismo passa a ser algo opcional como um motivo para justificar sua forma grosseira e vil de agir, e estejam todos cientes que na sociedade temos muitas pessoas que agem assim, seja por preguiça mental, por não ter o mínimo de cognição em discernir o certo ou o errado e dessa forma, se deixam levar por oportunistas como gado de manobra, acreditando por conveniência em todas estultices ditas e/ou realizadas.

É inconcebível nos dias de hoje, termos tantos alienados já que existe uma democratização da informação, isto é, as informações e os fatos estão presentes para todos, mas tais apedeutas preferem escolher as verdades que lhes convém e mesmo a ocasião explicitando a verdade, para ele, nada mudará, pois o seu déficit de cognição o fará acreditar no que lhe é conveniente apenas.

Temos líderes religiosos que aproveitam e até mesmo instigam a completa alienação de seus fieis para subtrair seus parcos recursos, usando o nome de Deus como corte e controle, e enriquecendo às custas de seus fieis que se permitem serem manipulados.

O apedeuta é alguém que prefere acreditar nas pseudoverdades quem convergem com suas crenças, ideologias e valores morais que são totalmente questionáveis, já que esta pessoa faz parte de um universo formado por indivíduos rudes, agressivas, preconceituosas e intolerantes com os demais que pensam diferente ao seu estilo de pensar.

O apedeuta opta por ser assim, visto que em plena era da informação e do conhecimento, buscam a inércia em suas bolhas e refutam tudo que diverge de suas imbecilidades.

Apedeuta difere de um analfabeto, de um iletrado que sabendo de sua limitação cognitiva, tem a sua humildade em reconhecer o que ignora e se esforça para aprender.

O apedeuta independe de classe social, de nível de escolaridade (o que passa a ser mais inconcebível), e de credos, e por meio da mídia e das redes de relacionamentos tendo a Tecnologia da Informação e Comunicação como meio para proliferar suas ideias e espalha-las com vírus para seus pares, contaminando toda uma geração débil.

Uma forma de combater o apedeutismo é instigando o educando a pensar, a discernir, a pesquisar e sempre questionar o status quo buscando a verdade libertadora e a informação verossímil.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×