24/02/2019

Educação Musical Por Mwio de Instrumentos de Sopro e Percussão: Um Enfoque Deste no Terceiro Setor, Um Estudo Feito A Sociedade Filarmônica Lira 30 De Março Na Cidade De São Francisco do Conde-BA

RESUMO

Neste trabalho científico foi abordada A Educação Musical: um enfoque deste no terceiro setor, um estudo feito a Sociedade Filarmônica Lira 30 de Março na cidade de São Francisco do Conde – BA. Essa pesquisa foi realizada para saber quais as atividades de aprendizagem ao instrumento musical são desenvolvidas na instituição. Falaremos dos autores que deu fundamento cientifico a pesquisa, as oficinas de flautas e cordas, oficinas de palheta, oficina de bocal e oficina de percussão, o tempo que as oficinas são desenvolvidas, o numero de pessoas que são atendidas pela instituição, a metodologia aplicada no ensino, o cronograma de atividades que envolvem reuniões, palestras, acompanhamento dos alunos, visita a outros projetos, confraternização, o trabalho sócio cultural, e de inclusão social. A metodologia da pesquisa Quanto ao seu objetivo da pesquisa é classificada como Prática ou Pesquisa-ação, envolvendo levantamentos bibliográficos, citações e exemplos que facilitem o entendimento do assunto, além de entrevistas com pessoas e representante de órgãos envolvidos no problema, é uma pesquisa de campo, na qual foi utilizados questionários, entrevistas, observações. Tem sua originalidade secundaria provendo de citações de trabalhos científico já publicado, essa pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2017.

INTRODUÇÃO

O presente estudo busca Conhecer quais as atividades de aprendizado por meio de instrumentos musicais são desenvolvidas na Sociedade Filarmônicas Lira 30 de Março no Município de São Francisco do Conde. A Filarmônica Lira 30 de Março tem como missão institucional, promover as oportunidades para o desenvolvimento integral, profissional e harmônico da população carente, no plano dos direitos políticos, sociais e econômico por meio da educação musical em prol da cidadania. Pertencente ao terceiro setor é uma instituição privada, mas sem fins lucrativos. Esse setor normalmente atende a uma carência deixada pelo primeiro setor (Poder público). Só na Bahia foi contabilizado segundo o Programa de Apoio as Filarmônicas do Estado da Bahia, 183 filarmônicas, sediadas em 170 municípios. Estas filarmônicas são responsáveis pela mobilização de cerca de 4,5 mil músicos e oito mil alunos. Elas representam uma das mais importantes manifestações tradicionais da música baiana. Presentes em todos os Territórios de Identidade do estado. Elas participam de importantes eventos cívicos e festivos, promovendo o ensino e a formação musical nas comunidades onde estão localizadas. É através das filarmônicas que muitas crianças e jovens têm seu primeiro contato com o universo da música. Além de possibilitar a descoberta, o desenvolvimento e a profissionalização de muitos talentos, as filarmônicas guardam ainda, em suas sedes, um considerável acervo da memória da música da Bahia, valioso patrimônio a ser preservado.

É fundamental que se conheça como, onde, quando e por quem são desenvolvidas essas atividades, para que se possa ter ciência do trabalho dessa categoria desenvolvido no terceiro setor. Em especial as Bandas de música e ou Banda Filarmônica como são chamada no estado da Bahia. Essa pesquisa tem grande valia para a comunidade musical, a própria corporação estudada e outras existentes ou em formação no Brasil, e para colaborar com, músicos, estudantes de música, professores e regentes, e instituições que desenvolve atividades similares, como, escolas do ensino regular, associações, dentre outras que realizam ou pretendam realizar esse tipo de atividades na educação musical de seus discentes. A presente pesquisa começa no primeiro capitulo a introdução, a onde é abordada todo o trabalho para que o leitor possa compreender o conteúdo completo. No segundo capitulo é o desenvolvimento onde haverá a fundamentação da pesquisa confrontando com autores de obras já publicadas, subdividido em dois capítulos com o titulo Metodologia de ensino pesquisa feita com os autores (Barbosa 1994) (MARTINS, 2003, p. 13) e Pereira apud Campos 2003 que fala da metodologia do ensino coletivo.

Objetivo geral é Pesquisar as atividades de aprendizado a instrumentos musicais desenvolvidas na sociedade Filarmônicas Lira 30 de março.

Objetivos específicos são: Identificar as oficinas de musica desenvolvidas pela Instituição; Mostrar a importância do ensino da Música na filarmônica para educação musical e seu papel sociocultural e de inclusão social.

 As atividades musicais desenvolvidas têm resultados muito bons, mas não são divulgados ou aproveitados por outras instituições de que trabalham com música, educação musical etc. mesmo por que são poucos trabalhos Científicos falando a esse respeito, para que possam ser proveitosas as pedagogias aplicadas para o fortalecimento da educação musical no país e também possa atrair investidores, em pesquisa, tecnologia e execução das atividades, por ser um setor que necessita de tais investimentos para o seu funcionamento.  Desta forma, fortalecer ainda mais nas condições estruturais e ampliação dos resultados alcançados por estas instituições que alimenta o país com suas atividades, colocando no mercado músicos, professores, regentes, dentre outros. Por esse motivo pretendemos Mostrar as atividades, as oficinas de musica, os instrumentos trabalhados, e os profissionais que trabalham na formação dos alunos na Sociedade Filarmônica Lima 30 de Março, a sua importância para educação musical em nosso país, em especial na cidade de São Francisco do Conde.

   Metodologia são caminhos a serem percorridos para atingir os objetivos propostos e responder a pergunta principal do trabalho. Assim, levando em conta a natureza do tema, aqui apresentamos informações e análises sobre as atividades de aprendizado a instrumentos musicais desenvolvidas na sociedade Filarmônicas Lira 30 de março. Quanto ao seu objetivo da pesquisa: é classificada como Prática ou Pesquisa-ação. Colocando-nos diretamente numa interação efetiva e ampla com os pesquisados, tendo o objeto de estudo constituído pela situação social e os problemas de natureza diversa encontradas em tal situação, buscando esclarecer a problemática observada, sobre tudo aumentar o nosso conhecimento e o nível de consciência dos pesquisados.

Quanto a sua forma, é um estudo exploratório visando proporcionar maiores informações sobre o assunto investigado, promovendo a familiaridade do pesquisador com o tema, os assuntos das pesquisas e, envolvendo levantamentos bibliográficos, citações e exemplos que facilitem o entendimento do assunto, além de entrevistas com pessoas e representante de órgãos envolvidos no problema. Por ser uma pesquisa bibliográficas e estudos de caso, contam muito com a intuição do pesquisador, estabelecendo critérios a serem adotados, bem como os métodos e técnicas adequadas.Também aparece na pesquisa um pouco da forma descritiva, com o objetivo de observar, registrar,os fatos estudando os fenômeno humanos.

Quanto ao objeto, é uma pesquisa de campo, na qual foi utilizados questionários, entrevistas, observações. Os dados são coletados na investigação no meio dos pesquisados. É uma pesquisa de caráter qualitativo, e as perguntas subjetivas, deixando os entrevistados mais livres para apontar os seus pontos de vista sobre os assuntos que estejam relacionados com o objeto de estudo. O propósito não é contabilizar os dados, mas sim conseguir conhecer o comportamento de determinado grupo-alvo.

De modo específico a pesquisa tem por objetivo verificar as atividades de ensino e aprendizagem a instrumentos musicais, desenvolvida pela sociedade Filarmônica Lira 30 de Março. A pesquisa de campo teve início com observação e entrevista e aplicação de questionário ao presidente da instituição e  um regente da Banda e coordenador das oficinas. Assim como consultamos o site Programa de apoio às filarmônicas do estado da Bahia, em busca de documentos noticias que pudesse colaborar com a pesquisa feita em novembro de 2017. Consultamos também documentos disponíveis na internet site da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM para levantarmos trabalhos bibliográficos sobre Filarmônica. Alem de pesquisa na internet, conferindo livros, jornais revistas, publicações de trabalhos acadêmicos além de consultarmos a constituição Brasileira entre agosto e dezembro de 2017. A originalidade da pesquisa será secundaria provendo de citações de trabalhos científico já publicado. Essa pesquisa foi realizada de outubro a dezembro de 2017.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Apresentação da instituição

A Sociedade Filarmônica Lira 30 de Março foi fundada no dia 23 de agosto de 1998, por um grupo de sete músicos determinados a dar continuidade aos ensinamentos da cultura vivenciados no âmbito das filarmônicas, perpassada pelas gerações. As experiências deste grupo de músicos estavam voltadas ao aprendizado das técnicas dos instrumentos que compõe a orquestra (saxofone, trompete, trombone, tuba, flauta, clarineta, bombo, prato, caixa de guerra), sua origem e repertório característicos das filarmônicas (valsa, dobrados, boleros, polcas, chorinho), prática orquestral em grupo, apresentações da banda nas praças, coretos e cidades próxima. Eles receberam seus primeiros ensinamentos na Filarmônica Lira Carlos Gomes da cidade de São Francisco do Conde, no ano de 1990 a 1995, pelo Sr. José Gabriel (presidente) e o Maestro Domingos Ribeiro.

É uma entidade filantrópica que trabalha na área de música, educação e/ou formação musical e profissional de crianças, adolescentes, jovens e adultos no município de São Francisco do Conde, que ao longo desses 19 anos, desenvolve atividades imprescindíveis à qualidade de vida em nossa comunidade.

A história de vida e profissional dos integrantes da Filarmônica está vinculada à prestação de serviços públicos, principalmente na área de educação musical. Tornando-os, assim, sensíveis conhecedores das diversas dificuldades sociais e econômicas, que atingem os grupos menos favorecidos da sociedade.

Com base neste contexto, a Filarmônica acredita que a sociedade civil organizada, de forma participativa, tem como subsidiar políticas públicas para a sociedade com programas de promoção humana, através da educação musical.

 2.2 Metodologia de ensino

A Lira 30 de Março desenvolve atividades pedagógicas na prática de ensino, instrumentos de sopro com a finalidade de manter o corpo musical da banda, estruturado de acordo a proposta da diretoria, para tal o Maestro que tem função de reger a banda, ainda trabalha como uma espécie de coordenador pedagógico, ele dividiu as oficinas em quatro áreas.

1 - Oficina de Flauta e Cordas, curso aberto a população com o objetivo de formar um coral de flauta doce, uma orquestra de violão e outra de violino, essa oficina atende a 120 pessoas de ambos os sexo, com idade mínima de 7 anos.

2 - Oficina de Palheta (Sax, clarineta, flauta transversal) o objetivo desta oficina é da manutenção ao corpo musical da banda, capacitando os alunos a executarem o repertório da banda de música.

3 – Oficina de Bocal (Trompete, saxhorn mib, bombardino, trombone de vara e trombone de piston, tuba) tem o mesmo objetivo da oficina de palheta dar manutenção a banda de música.

4 – oficina de percussão (caixa, bombo, prato) o objetivo dessa oficina também é dar manutenção a banda de música da Lira 30 de Março, essas atividades ocorrem na sede da Lira 30 de Março, método utilizado é de ensino coletivo trabalha os naipes, a teoria e a prática são aplicadas juntas. Apesar dos objetivos serem para a manutenção do corpo de músico da banda, o ensino da um embasamento ao músico a sua independência musical podendo ele tocar em outras corporações, bandas de música, orquestras, grupos e banda popular, em fim a trabalharem como instrumentistas.     

(Barbosa 1994). Afirma sobre o ensino coletivo que:

Experiências, em Nova Odessa e Sumaré, foram notadas que os seguintes itens concorreram para o sucesso das mesmas:

(1) a atividade em grupo causou interações sociais e competitivas entre os alunos, que de alguma maneira os ligaram com o grupo, reduzindo a taxa de desistentes do curso;

2) os métodos baseados em canções produziram uma experiência musical mais satisfatória do que os métodos baseados em exercícios utilizados pela metodologia tradicional;

3) a instrução instrumental, desde o inicio do curso, teve uma importante função no entusiasmo geral dos alunos;

4) as aulas coletivas facilitaram o aprendizado dos alunos menos talentosos;

5) o desenvolvimento da habilidade de tocar em conjunto, trabalhada desde o inicio do aprendizado, facilitou o desempenho do aluno nas etapas posteriores.

(Barbosa 1994) fala que além de tudo exposto a cima, o ensino coletivo é eficiente e viável economicamente por necessitar de um só professor para o aprendizado de varias pessoas ao mesmo tempo, diminuindo muito os custos, nas atividades é englobado leitura musical, domínio instrumental e capacidade auditiva, as habilidades mentais e entendimento musical, os alunos inicia as aulas com o instrumento desde o inicio do aprendizado. A competividade incentivada por um melhor desempenho no processo de aprendizagem diminui assim os riscos de desistência do curso por parte dos alunos. O próprio método faz com que seja formado um repertório da banda de música, os preparando em pouco tempo a se apresentarem em público, até aqueles (as) alunos (as) que por algum motivo tem dificuldade em desenvolver as atividades propostas são impulsionados por seus colegas de instrumentos, isso é um resultado da prática em conjunto desenvolvida logo no início do aprendizado.  

(MARTINS, 2003, p. 13). Reforça afirmando que:

O método Da Capo é sem dúvida nenhuma uma das ótimas possibilidades de resultados imediatos e facilmente adaptáveis em uma estrutura pedagógica regular em qualquer unidade escolar brasileira. Portanto o Da Capo, sendo um ensino musical coletivo, proporciona a interação no contexto musical entre os aprendizes e eles com as ações de relações coletivas dessa prática.

Além de o método ser economicamente viável, o aluno tem acesso a varias possibilidades que os levam ao aprendizado em curto tempo, favorecendo as bandas que sempre terá músicos para desenvolvimento de suas atividades. No caso da Lira 30 de Março que tem um calendário anual bastante volumoso, e também beneficiando os aprendizes, os tornando, além de um músico de ótimo desempenho, poderá os tornar um ser humano consciente, por estarem envolvidos em um processo de aprendizagem que o senso de coletividade é trabalhado a todo o momento, colocando-os em situação de ajuda mútua. 

(NASCIMENTO, 2003, p.95) afirma que:

A banda de música é importante na medida em que propícia uma socialização dos seus atuantes, e em alguns casos é porta de entrada de uma possível profissionalização. A banda de música contribui de maneira significativa para a experiência profissional do músico em todas as áreas de atuação profissional.

(Nascimento 2006) diz ainda que: 

A existência de músicos entre as grandes orquestras e bandas militares, nas instituições de ensino musical e em grupos populares famosos, que tiveram sua iniciação musical nas bandas de música. Nota-se, também, com certa obviedade, que a maioria atua como instrumentistas de sopro: clarinetistas, saxofonistas, trombonistas, trompetistas, flautistas, tubistas, além de percussionistas - devido à configuração da banda de música ser formada, majoritariamente, por instrumentos de sopro e percussão. Há a possibilidade, também, de existirem músicos que tiveram sua origem musical na banda e, hoje, exercem funções musicais como regentes, arranjadores, diretores musicais, Professores, produtores ou cantores.

Para finalizar Pereira apud Campos (2003 p. 68-69) diz que:

Há um movimento mundial de crescimento e de reavaliação e revalorização da importância da educação musical, da aprendizagem do instrumento musical e da prática instrumental coletiva, onde a banda de música é inserida como uma das principais práticas alternativas. […] No Brasil, elas se tornaram, em muitos locais, o único espaço da cidade em que o ensino musical e instrumental é desenvolvido, a única possibilidade de acesso e conhecimento para a maioria da população à música instrumental; somando-se a isso, as apresentações e performances ao vivo, processo bastante raro nos dias de hoje.

2.2 Inclusão social

Os projetos sociais que abordam o ensino de música por meio de bandas têm contribuído positivamente para o processo de reconstrução da identidade sócio cultural em diversas comunidades, promovendo crescimento pessoal e integração entre os envolvidos, atuando nos ambientes como um diferencial de conscientização, tanto no plano individual quanto no plano coletivo, conforme nos mostra.

Higino (2006, p. 12) ressalta que os projetos sociais voltados para bandas de música Exercem no mínimo três funções no seu contexto de atuação: comunitária, pedagógica e de preservação do patrimônio cultural.

Almeida (2011, p. 1), as bandas de música são, também, um espaço de aprendizado e de ressignificação social e cultural.

(SEVERO 2015) diz assim, podemos evidenciar que a educação musical coletiva é agente facilitadora e transformadora das relações, principalmente por se tratar de ensino em grupo. Este convívio aliado à aprendizagem de instrumentos musicais vem proporcionando amplas possibilidades no desenvolvimento de alunos enquanto sujeitos que estão atuando constantemente no meio em que vivem.

Segundo Cislaghi (2009, p. 19) as bandas de música exercem uma função de inclusão social que “[...] permite afastar crianças e jovens da marginalidade social e possibilita uma melhora na qualidade de vida das crianças e jovens atendidos, além de possibilitar uma possível profissionalização”.

Os autores citados a cima escreveram sobre a importância da educação musical a valorização deste em outros países, seu crescimento e revalorização no Brasil, depois da Lei 11.769 que torna o ensino de música obrigatório nas escolas. O ensino coletivo de instrumentos e sua aplicabilidade nas bandas de música do Brasil. O acolhimento feito pelas bandas de música no Brasil em especial as Filarmônicas da Bahia aos cidadãos, e os resultados na formação do individuo e muitas das vezes na sua profissionalização. Mostrando as bandas como referencia em ensino coletivo, local onde a educação musical é prioridade. As bandas no Brasil juntas têm uma das maiores concentração de musico do país.

2.3 Promoção sociocultural.

A esse respeito Tourinho (2007, p. 1) nos reforça: O ensino em grupo proporciona aos alunos a vivência com outros modelos de comportamento musical, observando e ouvindo os outros colegas. Pode se argumentar em favor do ensino coletivo tendo em vista que nele o aprendizado se dá pela observação e interação com outras pessoas, a exemplo de como se aprende a falar, a andar, a comer.

As bandas de música além de colaborar com a formação do individuo, sua profissionalização, conscientizando o indivíduo, para que esses entendem as pessoas e a se mesmo. Os alunos são levados a participar ativamente da cultura do local onde ele vive, sua historia, conhecendo e interpretando músicas representativas de momentos cívicos da nação, do estado, do município que vive, entoando os hinos, dobrados, e etc. também os festejos religiosos e folclóricos. Contudo é criada uma identidade cidadã no processo de aprendizagem.

3 OFICINAS DESENVOLVIDAS PELA LIRA 30 DE MARÇO

3.1 Oficina de Flautas e cordas

Participa da Oficina de Flautas e Cordas 120 pessoas, sendo, crianças e adolescentes, adulto, entre o sexo masculino e feminino, que estejam em vulnerabilidade social ou não, estudante da rede pública de ensino ou não, sem atividade no período oposto ao horário escolar, sendo eles moradores da Sede ou periferia de São Francisco do Conde. O objetivo da oficina é promover através do ensino da música, a inclusão social de crianças e adolescentes da cidade de São Francisco do Conde. Que se encontra em situação de vulnerabilidade social, por meio do instrumento de flauta doce, violino e violão. Capacitar os educando em 03 turmas de flauta doce, com a carga horária de 192hs cada turma com 30 alunos totalizando 90 alunos. 2 turmas de violino cada turma com 10 alunos com a carga horária de 192h cada turma com 10 alunos totalizando 90 alunos. 2 turmas de violão carga horária de 192h cada turma com 5 alunos totalizando 10 alunos o curso tem duração de 10 meses sempre funcionando de março a dezembro um ano após outro.

As oficinas ocorrerem nas terças, quintas e sextas das 08hs as 09hs, 09hs às 11hs e 14hs às 16hs. Cada turma conta com 35 pessoas, totalizando 70 alunos atendidos.

A ementa desse curso consiste no treinamento das Técnicas da flauta doce com a finalidade de desenvolver a capacidade de executar o instrumento, reconhecer auditivamente e visualmente melodias, intervalos, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista, e também de identificar timbres de instrumentos diversos.

Essas oficinas são responsáveis por Capacitar educando entre crianças, adolescentes, jovens e adultos nas oficinas de palhetas, bocal, percussão para a manutenção da banda de música é importante, pelo fato que, um músico participa ativamente da banda em media 6 anos. Por vários motivos, isso quando eles não seguem a carreira de músico , procuram a segui seu caminho em outras profissões.

4.2 Oficina de palheta

Oferecer 06 turmas na oficina de palheta, com a carga horária de 192h cada. 41 alunos aptos a tocar instrumentos de palheta.

A ementa desse curso consiste no treinamento das técnicas para clarineta, sax, com a finalidade de desenvolver a capacidade de executar o instrumento, reconhecer auditivamente e visualmente melodias, intervalos, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista, e também de identificar timbres de instrumentos diversos.

4.3 Oficina de bocal

Oferecer 05 turmas na oficina de Bocal, com a carga horária de 192h cada. 25 alunos aptos a tocar instrumentos de bocal.

A ementa desse curso consiste no treinamento das Técnicas de trombone, trompete, trompa, tuba e bombardino, com a finalidade de desenvolver a capacidade de executar o instrumento, reconhecer auditivamente e visualmente melodias, intervalos, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista, e também de identificar timbres de instrumentos diversos.

4.4 Oficina de percussão

Oferecer 04 turmas na oficina percussão, com a carga horária de 192h cada. 20 alunos aptos a tocar percussão.

A ementa desse curso consiste no treinamento das Técnicas de instrumento de percussão com a finalidade de desenvolver a capacidade de executar o instrumento, reconhecer auditivamente e visualmente melodias, intervalos, e figurações rítmicas, traduzindo-os para a notação musical, de realizar solfejos e leituras à primeira vista, e também de identificar timbres de instrumentos diversos.

4.5 Fortalecimento do vínculo familiar e com a comunidade, melhorando a autoestima do grupo de alunos.

São Realizados na sede da Filarmônica Lira 30 de março 01 reunião com os pais e alunos a cada trimestre com o objetivo de informar os resultados, são oferecidas também 06 palestras para discutir os temas pertencentes à cidadania, formação musical dentre outros importante a vida profissional e pessoal trimestralmente.

São realizados um eventos de  confraternização no semestre  que possam reunir as famílias e todos os participantes.

São Realizado apresentações em espaços públicos da cidade, segundo demanda da Secretaria de Educação-SEDUC, Organizações Sociais - ONG’s, secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES Secretaria Municipal de Cultura – SECULT do município e do Estado da Bahia.

Realizam 02 (duas) visitas por ano a outros projetos do mesmo caráter da Lira 30 de Março. Envolver todos os alunos, tanto em sala de aula quanto nas atividades extraclasses como palestras e visitas a projetos são fundamentais para estimular os conhecimentos, as aplicações teóricas e práticas, as trocas de experiências diversificadas, os exercícios de análise, síntese e avaliação.

4.6 Apoio a reintegração dos participantes à sociedade, promovendo acompanhamento na escola e comunidade.

São Realizar trimestralmente visita as escolas e a outros meios em que os alunos são inseridos, objetivando acompanhar o rendimento escolar dos alunos, nas atividades inseridas e dialogar com professores e diretores com e /ou pessoas responsáveis, na intenção de estreitar a relação e propor ações adequadas em nossas atividades.

A cada trimestre a comunidade é convidada a participar de reuniões juntamente com os pais para exposição dos resultados e tratarmos de temas referentes a educação musical , desenvolvemos  avaliação da atividades, através de documento.

 A comunidade é contemplada com as apresentações dos alunos das oficinas, que ocorrem em espaços públicos, durante o ano. É realizado apresentações em escolas conforme solicitação da direção das escolas ou Secretaria de Educação, apresentações em praças públicas na festa do dia das crianças, no desfile de 07 de setembro e no alto de Natal (evento organizado pela Secretaria de Cultura).

Ensino dos instrumentos de sopro, flauta doce, flauta transversal, clarineta, saxofone, sax horne, trompete, trombone, bombardino, tuba e percussão. São atendidos nessas, oficinas são 176 alunos e músicos, e os instrumentos de cordas, violino e violão são atendidos 30 pessoas, a equipe técnica é formada por: um professor de palheta responsável a ensino a flauta transversal, clarineta e saxofone um professor de bocal responsável por ensinar o trompete, saxhorne, trombone, bombardino e tuba, um professor de percussão, um professor de flauta doce, um professor de cordas responsável em ensinar o violino e violão. Todos os professores iniciaram suas atividades musicais, ou seja, tiveram seu primeiro contato com a música na própria instituição.

A filarmônica promove reuniões trimestrais com pais e alunos, palestras trimestrais com temas de formação pessoal e educação musical, visitas as escolas e outros ambientes como igrejas e associação a onde os alunos participem de outras atividades, uma visitas a projetos similares por semestre, realiza dois eventos de confraternização, realiza também quase 20 apresentações anuais.

Todas essas ações são para favorecer os alunos, no seu aprendizado, na sua formação como um cidadão, e formação profissional através da educação musical, o envolvimento sociocultural, e inclusão social das pessoas.

4 CONCLUSÃO

A sociedade Filarmônica Lira 30 de março apresenta uma estrutura bem formada com seus objetivos bem definidos e os resultados são muito consistentes no que a instituição propõe a fazer, as oficinas de flautas e cordas atende a um público que não favorece a instituição na manutenção da banda, mas atende a comunidade nos seus anseios e desejos em aprender um instrumento.

Ensinando música a quase 200 pessoas, por meio das oficinas de flautas e cordas, oficina de palheta, Oficina de bocal e oficina de percussão, promovendo uma educação musical de qualidade, por meio dos instrumentos de cordas, violino e violão, instrumentos de sopro, flauta doce, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, saxhorne, bombardino, tuba, percussão com aulas práticas e teóricas utilizando a metodologia de ensino coletivo. A banda tem muito trabalho durante o ano, mas eles conseguem dar conta, cumprindo a todas as apresentações da banda de música de maneira pensada e organizada, a banda é formada pelos alunos e músicos das oficinas de palheta, oficinas de bocal e oficina de percussão. As oficinas funcionam como uma fabrica de produção ela nunca para, se não pode apresentar problema, ou seja, falta de músico, pelo tempo que leva um músico tocando na banda é curto, por esses e outros motivos é de grande importância as oficinas para manter a banda viva.

A instituição é muito importante, é um dos poucos espaços a onde promove o ensino da musica, a educação musical por meio de instrumentos, e faz isso muito bem, aprova são o numero de pessoas participando das atividades.

A Filarmônica mantém um alto nível de afetividade com os alunos e familiar, acompanha os alunos na vivencia dentro da instituição e procura acompanhá-los fora nos ambientes escolar, igrejas e em outros projetos, dessa forma são adquirido ferramentas para melhora da pedagogia aplicada durante o ensino de música.

Ao pesquisar as atividades de aprendizado a instrumento musical desenvolvidas na Sociedade Filarmônica Lira 30 de Março, constatou-se que a mesma tem um índice participação ativa na vida cultural da cidade de São Francisco do Conde, Ficando clara a importância da instituição para a educação musical conferida na aplicabilidade metodológica, A Lira participa de eventos cívicos, folclórico e religioso da cidade, cumprindo um cronograma de festas da cidade em quase todos os bairros, fomentando a cultura local e preservando a cultura das Filarmônicas da Bahia. Além de ensinar música aos alunos, prioriza aqueles que se encontra em vulnerabilidade social, proporcionando acesso a todos, contribuindo para a diminuição da exclusão social.

As atividades apresentada da Lira 30 de Março, trabalha a educação musical com grande ênfase na performance , sendo que a composição e a apreciação, são bem menos explorado, mas os resultados são bons, porque a pedagogia desenvolvida, trabalha primeiro  a educação musical na formação do individuo mesmo utilizando a prática,  trabalhando as suas habilidades individuais e o desenvolvimento psicológico e sociológico, produzido na conjunção dos contextos das atividades, sociais e culturais de cada aluno.

Não precisar ser um músico virtuoso como se é freqüente nos ensino tradicional de performance, para fazer parte da banda, mas sim ser  disciplinado, respeitoso, com senso de colaboração, assíduo, atencioso.

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