27/10/2022

Educação Musical

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

A educação acontecia até mesmo antes das pessoas se alfabetizarem, pois segundo Burke e Orsntein (1998) na obra O Presente do Fazedor de Machados – Os dois gumes da história da cultura humana, publicado pela Bertrand Brasil em 1998 elucidam que a educação era oral e ocorria por meio de memorização pela música e pela poesia, ou seja, na recitação e no canto.
Ambas técnicas eram usadas como meio de registro, que passava de geração a geração, assim sendo, a "memorização dos fatos indispensáveis tornava-se mais fácil por meio de um artifício, uma rima por exemplo 
Dito isso, Ferreira em seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendido na Universidade Federal de Goiás em 2021, intitulado A importância da música na Educação Infantil: Estratégia de ensino e aprendizagem complementa as falas acima pontuando a existência de registros encontrados no formato de desenhos, indicando que a música está entre os seres humanos desde a nossa pré-história. 
Ciente de que a música passa a fazer parte de nosso dia a dia, a ponto de até mesmo influenciar o meio, o autor acrescenta que alguns educadores têm aproveitado para inseri-la no meio educacional e assim, trabalhar os seus diversos conteúdos com as crianças da Educação Infantil, o que pode proporcionar resultados positivos no processo ensino-aprendizagem.
Oliveira (2021) contribui ao esclarecer em seu artigo intitulado A importância da música na Educação Infantil, publicado pela Bordô-Grená, 2021 que a música no ambiente escolar pode ser aplicada de diversas maneiras, como memorização das letras e na interpretação de texto além de auxiliar no desenvolvimento motor através da dança.
Para a autora, a linguagem musical se faz presente de maneira ampla e expressiva, ocorrendo nos lares, nas instituições religiosas e em suas diversas classes sociais bem como nas diferentes culturas, desta forma, ela pode também se ligar a um dos eixos norteadores da educação infantil, desenvolvendo no educando a aptidão para memorização, inteligência musical bem como desenvolvimento motor.
Assim sendo, Rocha e Marques (2021) no artigo intitulado Musicalização na Educação Infantil: Um Olhar para Além do Entretenimento, publicado pela SciELOPreprints 2825 em 2021, é salientado pelos autores que a musicalização tem como foco os desenvolvimentos cognitivo, social, afetivo e motor na educação infantil.
Dito isso, pode-se perceber que passa a ser um recurso fundamental no processo ensino-aprendizagem bem como no processo de socialização do educando.
Desta forma, a musicalização torna-se uma seara que perpassa por questões filosóficas, religiosas, culturais e educacionais, tornando-se dessa forma, um tema que merece uma atenção voltada para o processo educativo, bem como o desenvolvimento cognitivo do educando principalmente em seus primeiros anos acadêmicos por se tratar de um conteúdo de relevância social.
Não podemos nos esquecer de que a músicadeve ter um contexto com o processo ensino-aprendizagem e principalmente com a linguagem e mensagem que ela passa para que ocorra a efetivação do processo educacional.
Destarte, a música também desempenha uma eficaz ação contra problemas de ordem social, emocional e físico, problemas estes que se não trabalhados e levados em consideração, podem atrapalhar o processo educacional da criança, desenvolvendo por sua vez, a sua formação integral auxílio da memória verbal eescrita estimulada através da música.

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