11/07/2022

Educação, Moral e Ética: Trinômio para uma Sociedade Justa

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Falar de educação perpassa também por valores éticos e morais, coisas que as famílias têm deixado a desejar, já que incumbiu as escolas de transmitir tais valores.
Para Goergen, em seu artigo intitulado Educação Moral Adestramento ou Reflexão Comunicativa? Publicado pela revista Educação e Sociedade em 2001, elucida que é de suma importância introduzir a educação moral na escola, e esta deverá inserir os alunos nos debates éticos com o intuito de instigar através de um procedimento argumentativo/dialógico, a sensibilidade do educando para as questões morais e a formação da subjetividade como fórum de decisões práticas.
Obviamente moral e ética deveriam ser como gêmeos xifópagos, todavia, em nossa atual conjuntura, ética e moral não coexistem na política.
Cabe salientar nas falas de Rodrigues em seu livro Ética e Cidadania, publicado pela Moderna em 1994, a ética é um conjunto de princípios com características universais e valores que guiam e orientam as relações humanas, e segundo Herbert de Souza, o que legitima a ética é a própria racionalidade.
Harari em sua obra denominada Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, publicado pela L&PM em 2016 esclarece que quando se busca entender a ética em sua história, depara-se com contos tristes de idéias maravilhosas que ninguém consegue colocar em prática. O autor exemplifica informando que "a maioria dos cristãos não imitou Cristo, a maioria dos budistas não conseguiu seguir os passos de Buda, e a maioria dos confucianos teria causado um ataque de nervos a Confúcio".
Hodiernamente vemos políticos que se dizem cristão, fazendo a marcha para Jesus, entretanto, pregando ódio e fomentando a intolerância armada, derramando sangue e trazendo consequências funestas como no caso de Marcelo Arruda que deixou esposa e quatro filhos, sendo um bebê.
Cabe observar que isso não é uma ação isolada, outras têm ocorrido, todavia, a certeza de impunidade e/ou a sorte de um indulto presidencial para desmoralizar o tão pouco que a justiça faz.
Vale ressaltar a importância desta tríade educação, moral e ética para que a sociedade se desenvolva buscando a equidade e a coletividade de seus cidadãos, todavia, a nossa educação está sendo desmantelada, com suas instituições sucateadas e o seu Ministério corrompido a peso de ouro, ressaltando a fragilidade de nossa educação e pontuando o caos social a ponto de famílias disputarem ossos e peles de frango.
Assim sendo, que possamos orientar nossos educandos a lidar com as diferenças e respeitar o processo democrático.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×