28/03/2023

Educação inovadora: 4 benefícios de implementar nas escolas

Educa%c3%a7%c3%a3o_inovadora

Educação inovadora é um conceito cada vez mais comentado, porque está relacionado ao modo com que as escolas e instituições de ensino, de modo geral, podem se reinventar para acompanhar mudanças de aprendizado e comportamentais.

A necessidade em construir escolas inovadoras é cada vez mais evidente, principalmente com o avanço da tecnologia e o fato de ela estar enraizada na vida das crianças e dos adolescentes.

São gerações que nascem conectadas e que têm acesso facilitado a diversos dispositivos e aparelhos tecnológicos, e isso faz com que consumam uma quantidade cada vez maior de informações.

Também é uma geração que deseja expressar sua opinião e ser ouvida, além de buscar constantemente mais autonomia em suas atividades. É justamente por isso que as instituições de ensino precisam se adaptar.

É necessário formular processos de ensino e aprendizagem que permitam aos alunos desenvolverem suas habilidades técnicas, ampliarem suas capacidades e criatividade, além de amadurecerem as competências socioemocionais.

Com base na importância de uma educação inovadora para acompanhar a realidade das novas gerações, este artigo vai apresentar o conceito desse tipo de educação, como aplicá-la nas escolas e quais os benefícios que oferece.

O que é educação inovadora?

A educação inovadora está presente em instituições que não se concentram apenas na capacidade de memorização ou no raciocínio lógico do aluno. São escolas que estão atentas a outras inteligências, como:

  • Social;

  • Comportamental;

  • Esportiva;

  • Emocional;

  • Artística.

Aliás, é um conceito que observa tudo o que está presente no ambiente ao qual o aluno está inserido. Mais do que renovar conteúdos, é uma metodologia que exige dinamismo e interdisciplinaridade.

Por exemplo, durante um curso de pilotagem de aeronaves, as aulas não são meramente expositivas com um professor à frente do quadro expondo seus conhecimentos com pouca conexão com a realidade dos alunos.

O curso trabalha de outra forma porque a metodologia usada no passado pelas instituições de ensino não são mais capazes de prender a atenção dos estudantes e tampouco desenvolve as habilidades que eles precisam.

Sem falar no fato de que os métodos de avaliação tradicionais que se baseiam em provas e notas classificatórias também não são mais capazes de avaliar as condições de aprendizado do aluno.

Por meio da educação inovadora, o esforço é fazer com que os alunos obtenham conhecimento de maneira integrada e contextualizada, de modo que o aprendizado aconteça por meio de ações que transformam o professor em uma ferramenta facilitadora.

Isso significa que ele deixa de ser alguém que transmite conhecimento para os alunos para ser peça fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Como aplicar a educação inovadora?

Para aplicar a educação inovadora nas instituições de ensino, é necessário investir em algumas ações e garantir a participação de todos os agentes. Alguns passos importantes são:

Oferecer educação socioemocional

Uma escola particular período integral oferece educação socioemocional porque as competências e habilidades sociais e emocionais do aluno são muito importantes, assim como os aspectos cognitivos.

Trata-se de um método de ensino-aprendizagem que ajuda a desenvolver a inteligência emocional. Isso é fundamental para que o aluno tenha mais empatia, autonomia, senso de ética e senso de responsabilidade.

É assim que se formam cidadãos bem preparados para lidar com o cotidiano social, acadêmico e profissional. Para uma boa educação emocional, é necessário trabalhar a autoconsciência, autogestão e consciência social.

Também entram nesse processo as habilidades de relacionamento e as tomadas de decisão responsáveis.

Investir em metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas são importantes porque favorecem a aprendizagem autônoma e participativa, dessa forma, ao invés de um professor ser simplesmente detentor de conhecimento, permite que o aluno seja protagonista de seu aprendizado.

Isso é fundamental porque ele consegue compreender e absorver melhor o conteúdo, além do mais, as metodologias ativas funcionam com base na pirâmide de aprendizagem de William Glasser.

Até mesmo uma empresa de treinamento para mulheres habilitadas pode usar esse método, porque aponta as melhores formas de aprender por meio do debate, prática e ato de ensinar.

A escola pode fazer estudos de caso, trabalhar com sala de aula invertida, investir em gamificação, usar o design thinking e a aprendizagem baseada em projetos.

Realizar atividades ao ar livre

A educação inovadora não acontece apenas dentro da sala de aula, pois é muito importante que o aluno explore outros espaços que contribuem com sua educação.

Isso amplia o conhecimento do indivíduo, além de tornar as aulas mais produtivas e engajadas. Algumas formas de fazer isso é por meio de aulas em um parque ou quadra esportiva e visitas a bibliotecas públicas.

Também vale a pena visitar lugares e espaços culturais ou que estejam relacionados a temas específicos e até mesmo usar um terreno abandonado para fazer uma horta.

A escola pode verificar qual é a possibilidade de realizar ações dentro e fora da instituição de ensino e que sejam abertas ao público, pois são atitudes que fortalecem os laços com a comunidade.

Personalizar o ensino

Uma escola que oferece curso de operador de empilhadeira elétrica também pode e deve personalizar o ensino porque as pessoas não aprendem da mesma forma, e a individualidade precisa ser trabalhada na educação inovadora.

Com isso, o professor consegue criar conteúdos, avaliações e aulas compatíveis com os interesses e habilidades dos estudantes.

Por meio de um ensino personalizado, é possível criar um esquema compatível com as necessidades de cada um e que respeite o tempo de aprendizagem dos estudantes.

Isso melhora o rendimento dos alunos, aprimora suas competências e habilidades e torna a aula mais engajada e interessante.

Usar recursos digitais

A tecnologia está presente no cotidiano da sociedade e pode ser muito bem aproveitada na sala de aula. Uma educação inovadora utiliza as ferramentas digitais para facilitar o processo educacional e ajudar a elaborar o plano de aula.

Até mesmo uma empresa de adestramento de yorkshire pode usar diferentes recursos para ensinar os movimentos e comportamentos ao animal.

Na sala de aula, o professor pode usar videogame, materiais educativos online, aplicativos, entre outros recursos compatíveis com o plano de aula e que aprimoraram a educação.

Benefícios da educação inovadora

A educação inovadora traz muitos benefícios, tanto para professores quanto para os alunos, e, entre os que mais se destacam, estes estão:

1.    Alunos protagonistas

O aluno protagonista é aquele mais ativo e autônomo sobre sua aprendizagem e sobre o espaço à sua volta.

O professor pode ensinar e incentivar a autonomia por meio de trilhas de aprendizado, conteúdos interativos, projetos individuais e coletivos e atividades extra classe que eles podem participar.

2.    Desenvolve competências socioemocionais

Para fazer qualquer coisa na vida, seja trabalhar ou aprender a dirigir em uma auto escola, assim como para várias outras tarefas e necessidades do cotidiano, é fundamental ter competência socioemocional.

Isso acontece porque o mundo moderno exige características que estão além dos conhecimentos técnicos. Por exemplo, no mercado de trabalho, os profissionais precisam agir rapidamente e de maneira analítica, por meio de variáveis que mudam constantemente.

Desenvolver as competências socioemocionais do aluno o ajuda a ser mais resiliente, empático e irresponsável. Dessa forma, o estudante estará preparado para lidar com as instabilidades e a pressão do mundo moderno.

3.    Práticas pedagógicas inclusivas

Independentemente de qual profissão o aluno sonha em seguir no futuro, como abrir uma clínica médica, ser engenheiro, seguir a carreira de professor ou qualquer outra, ele precisa estar bem preparado.

Quando a escola adota práticas inclusivas no ambiente escolar, oferece a oportunidade para que crianças e adolescentes possam lidar com as diferenças, ter empatia e aprender a tolerar uns aos outros.

É importante lembrar que quando se trata de inclusão, não se trata apenas do acolhimento e acessibilidade de pessoas com alguma deficiência física, mas também daqueles de religiões, etnias e orientação sexual diferentes.

4.    Tecnologia como aliada

A tecnologia pode fazer parte do dia a dia dos alunos não apenas por meio de atividades, aulas interativas, gamificação e jogos, mas também durante a gestão escolar.

Da mesma forma como uma gráfica utiliza tecnologia para sua própria gestão e para a confecção de material gráfico para eventos, as escolas também podem usar esse recurso de várias formas no dia a dia.

Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, a tecnologia não é o elemento mais importante da educação inovadora, entretanto é parte dela.

Essas instituições de ensino sabem sobre a importância do uso da tecnologia para alcançar bons resultados ao aplicar a educação socioemocional, por isso, fazem um uso amplo dos recursos.

Considerações finais

A educação inovadora está trazendo mudanças importantes na maneira como crianças e adolescentes aprendem e assimilam o conteúdo escolar.

É uma metodologia de ensino compatível com as mudanças e características dessa nova geração para manter os alunos interessados no aprendizado e prepará-los para o futuro.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×