Educação financeira chegará a escolas públicas até 2015
Projeto Educação Financeira nas Escolas, em parceria com o Ministério da Educação, deverá atender a quase 3 mil instituições
A Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) incluirá na grade curricular das escolas públicas do ensino médio disciplinas sobre educação financeira. A iniciativa, parte do projeto Educação Financeira nas Escolas, conta com a parceria daSecretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e o Grupo de Apoio Pedagógico do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).
A previsão é de que 2.962 escolas públicas sejam contempladas pelo projeto até 2015. Em uma experiência em 2010 e 2011, o piloto foi testado em 891 escolas públicas do Tocantins, Rio de Janeiro, de Minas Gerais, São Paulo, do Ceará e Distrito Federal e contou com a participação de aproximadamente 27 mil estudantes e 1,8 mil professores, segundo dados da AEF-Brasil.
O piloto também ganhou um relatório do Banco Mundial: O Impacto da Educação Financeira no Ensino Médio – A Experiência do Brasil. O materialusado em sala de aula ficará disponível online para que seja usado também nas escolas que não serão inicialmente contempladas.
Semana Nacional da Educação Financeira
A nova grade escolar, bem como a metodologia utilizada para inclusão de disciplinas sobre educação financeira, será um dos assuntos discutidos na primeira Semana Nacional da Educação Financeira. O evento é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef) e divulgar as ações educacionais.
O evento acontece até o dia 9 de maio e contará com atividades previstas em várias cidades do país. Além de palestras e seminários, a população poderá receber orientações gratuitas e participar de mutirão de renegociação de dívidas. A programação está disponível no site do evento.
Fontes: Agência Brasil - Semana Nacional de Educação Financeira