Educação Entendendo o Binômio Fascismo e Efeito Manada
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
É desconhecido por muitos os ideais de Voltaire que foi um filósofo francês iluminista.
Suas ideias defendidas eram ligadas a tolerância religiosa e a separação entre Igreja e Estado. Era considerado um ferrenho crítico do absolutismo e injustiça social, promovendo o uso da razão e da ciência como ferramenta de progresso humano.
Voltaire teve uma fala acrônica que pode ser analisada em nossa atual conjuntura que foi “aqueles que podem te fazer crer em absurdos, podem te fazer cometer atrocidades”.
Observe uma fala proferida em pleno século XVIII repercutir tanta verdade no século XXI.
Hoje temos em nosso país, um contingente considerável de pessoas que se deixaram ludibriar por políticos que representam a escória da sociedade e o que é de mais vil do ser humano.
Este contingente segue e serve como massa de manobra, abstendo-se de qualquer racionalidade e dando forças a uma das ideologias que mais assombrou a humanidade que foi o fascismo.
Observe que no dia 08 de janeiro de 2023, com atos golpistas denominados Intentona Bolsonarista, quase tivemos implantado em nosso país o autoritarismo, que significa o poder nas mãos de um líder único com a condição da supressão de liberdades individuais e políticas.
Apesar do fascismo pregar um nacionalismo exacerbado com um forte senso de identidade nacional e soberania, aqui em nosso país, houve na verdade um paradoxo, já que os pseudo-patriotas idolatram outro país e fazem de tudo para que a nossa nação seja subserviente a ele e que percamos a nossa soberania, sendo um vassalo dos Estados Unidos.
É claro que este movimento vê como ameaça qualquer ideologia simpatizante ao socialismo, já que a equidade é algo controverso no fascismo.
Como mostra a história, todo movimento fascista tem como líder uma pessoa que é considerada como objeto de adoração, um mito que a alienação de sua massa de manobra não consegue perceber o quão é falha esta pessoa como ser humano.
Interessante pontuar que a violência é algo banalizado e até mesmo instigado pelo líder e seus seguidores, já esta violência serve como poder intimidador e repressor da oposição.
A propaganda é usada para manipular a opinião pública e construir apoio ao regime o que para nossa realidade tem surtido efeito devido as fakenews que tem sido propagada e vista como liberdade de expressão e nessa liberdade cabe a calunia, difamação e mentiras, tudo para alienar cada vez mais a massa de manobra desprovida de qualquer racionalidade.
O fato é que flertamos com o fascismo e tivemos supressão da intelectualidade, das artes, da ciência e em concomitância o aumento gritante da corrupção.
Observe que tudo isso com a cumplicidade de um contingente de imbecis que seguiram e continuam seguindo o seu líder e refutando qualquer ato comprovado contra a sua pessoa.
Assim sendo, voltando ao filósofo Voltaire, outra de suas falas acrônicas está na ideia de que "quando o fanatismo gangrena o cérebro, a enfermidade é incurável", ou seja, para esta multidão de imbecis não a conhecimento que cure, isso porque o fanatismo quando domina a mente do indivíduo, impede a razão e a busca de solução e quanto a isso, temos vários exemplos no meio religioso.
Dessa forma, faz-se imperioso que a educação trabalhe em seu educando o discernimento, para que se faça valer a seguinte premissa aristotélicas que é “seja um pensador livre e não aceite tudo o que ouve como verdade. Seja crítico e avalie as coisas nas quais você acredita”.