27/06/2025

Educação entendendo a Psicologia de Grupo

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

O Brasil tem passado por uma polarização ideológica a qual predomina-se a barbárie, a falta de diálogo, principalmente a intolerância, o narcisismo das pequenas diferenças, o racismo estrutural, a misoginia, a xenofobia,  enfim, coisas vis aceitas e banalizadas por uma sociedade doente tendo como termômetro a sua falta de humanização e equilíbrio emocional.

Algumas ações humanas têm como cerne a sua própria natureza, a sua educação, o seu caráter e a sua índole, dito isso, os noticiários divulgaram uma manchete em que uma médica[1] em uma cerimônia religiosa, se sentiu incomodada com uma criança de dois anos, simplesmente resolveu jogar spray de pimenta em seu rosto, algo que obviamente, se viu no direito de fazer, já que por ser médica narcisista achou que está acima de tudo e de todos pelo status social ao qual ocupa.

A manchete leva-nos a compreensão e empatia em relação a esta criança de dois anos e aos seus familiares reconhecendo que a ação desta profissional foi extremamente desnecessária.

Existe uma máxima que diz, nada do que é humano, me é estranho, e observe que esta fala foi dita pelo dramaturgo romano Terêncio há mais de 2175 anos e que se mantém ativa, principalmente depois que deixaram o véu da hipocrisia cair, isso porque tivemos outrora como representante do país, um presidente que foi capaz de coisas piores e que com suas ações nefastas, banalizou o que em uma sociedade normal é inadmissível.

Teve banalização do estupro, com uma fala de que ele só não a estupra a deputada porque ela “não merece”; em relação a violência, vamos “fuzilar a petralhada”, partido este que representa a oposição de suas ideias; tivemos também o verdadeiro racismo em sua mais vil origem com as falas de que “índio está evoluindo” e “cada vez mais é um ser humano igual a nós”, enfim, foram tantas estultices durante quatro anos que seus iguais aderiram as suas ações e falas, o que é explicado por Sigmund Freud quando trabalha com a psicologia de grupo.

A psicologia de grupo segundo Freud é um estudo de como as interações e dinâmicas entre indivíduos afetam seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em um contexto grupal, o que gera uma influência mútua entre os membros do grupo e na formação e evolução de normas e papéis, ou seja, o que para qualquer cidadão amparado no civismo, humanização e ética, enxerga como absurdo e inadmissível tais comportamentos, quando se tem um líder que traz consigo comportamentos bestiais, falas ininteligíveis e forte desvio de caráter, seus seguidores começam a agir da mesma forma.

O interessante nas observações acima é que este representante não fez seus seguidores serem assim, na verdade eles já eram. Eles só deixaram cair a máscara da hipocrisia, e explicitaram o seu mais vil caráter.

Assim como aconteceu com esta médica, tenha certeza que muitos têm feito coisas piores, como certa deputada que com uma arma em mãos corre atrás de um negro, um deputado extremista que dirigia bêbado em racha que deixou três mortos e reincidiu anos depois; ex-dirigente de partido estuprar netas, enfim, coisas horrendas vendo como banalizadas por seguidores e as vezes até justificáveis para eles.

Apesar de tudo, não podemos ver que tudo está perdido, já que temos na educação a pedra angular que fará aos poucos a sociedade recuperar apesar das estultices de muitos, o bem sempre prevalecerá, mas para isso faz-se imperioso que esta mesma educação trabalhe em seus alunos ética, cidadania e principalmente consciência de classe.

 

[1] https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/video-mulher-usa-spray-de-pimenta-contra-crianca-durante-missa-em-sp/

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/06/medica-e-presa-por-jogar-spray-de-pimenta-em-missa-por-causa-de-barulho-de-crianca.shtml

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×