10/08/2022

Educação: Ensinando as Virtudes do Bushido

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Toda educação implica em transformação, transformação esta derivada da aprendizagem e segundo Campos em seu livro Psicologia da Educação, publicado pela Vozes em 1987, o aprendizado leva o indivíduo a viver com o que aprendeu, ou seja, se não houver mudança, não terá havido aprendizagem, dito isso, a autora elucida que a aprendizagem trata-se de uma modificação sistemática do comportamento ou da conduta.
As falas acima são corroboradas por Lakatos e Marconi, na obra Sociologia Geral, publicado pela Atlas, 1999, pois os autores elucidam que a aprendizagem é a“interiorização dos elementos socioculturais, normas e valores do grupo social que se integram da personalidade do indivíduo (pessoal social)”, assim sendo, Chiavenato, no livro Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações, publicado pela Campus em 1999, salienta que a aprendizagem implica na mudança de comportamento do indivíduo por meio de uma incorporação de novos hábitos, atitudes, conhecimentos e destrezas.
Campos, supracitada, complementa que para o indivíduo sobreviver, é necessário que haja um processo de aprendizagem eficiente, dito isso, Gadotti salienta alguns princípios de aprendizagem em sua obra História das Idéias Pedagógicas, publicada pela Atica em 2004.
Para o autor, todo ser humano tem natural potencialidade de aprender, claro cada um respeitando suas limitações e especificidades e que a aprendizagem tem que ser significativa para quem aprende, já que esta se relaciona com seus próprios objetivos, e será por meio de atos que esta aprendizagem será adquirida, dito isso, ela será facilitada quando o educando participa responsavelmente do seu processo. 
Gadotti continua seu raciocínio afirmando que quando a aprendizagem ocorre de forma auto-iniciada envolvendo o todo do educando, como sentimentos e inteligência, ela se torna mais durável e impregnante. 
Desta forma, cabe perceber que a aprendizagem deve ser vivencial, que segundo Kolb em sua obra A Gestão e o Processo de Aprendizagem in STARKEY, Ken, Como as Organizações Aprendem: Relatos do Sucesso das Grandes Empresas, publicado pela Futura em 1997, trata-se de um modelo que se baseia no histórico, que tem um vínculo em suas origens intelectuais da psicologia social e também por motivar o empirismo, ou seja, enfatizar o importante papel da experiência. 
Cabe ponderar que a aprendizagem vivencial em momento algum deverá sobrepor outras teorias cognitivas, já que ela visa aprender as especificidades de um dado tema bem como descobrir as próprias forças e fraquezas como aprendiz – aprender a aprender pela experiência.
Partindo deste pressuposto, porque as escolas não ensinam o método Bushido que se baseia em um código de conduta, que é modo de vida dos antigos samurais que se baseia nos princípios morais que competiam aos samurais vivê-las a todo custo, tanto no campo de batalha quanto na vida diária.
O Bushido, se baseia em apenas 7 virtudes que são: integridade que está relacionada a honestidade, justiça no qual são considerados todos os pontos de vista. O Respeito é um fator de suma importância, já que não existe razão para crueldade.
Coragem heróica diz respeito a nunca se esconder dos reveses da vida como faz a tartaruga em seu casco, segundo esta conduta, ações assim não é viver.
A honra, pontua o quão somos responsáveis por nossos atos, sem terceirizar culpas e fracassos, já que nossas decisões são embasadas em reflexões, julgamento perpassando pela honra, ética e caráter.
A compaixão ressalta o lado humano do ser, o quão necessitamos nos afastar de nosso lado bestial, já que intenso treinamento, leva o ser humano a ter uma melhor efetividade desenvolvida para o bem.
A honestidade e sinceridade ressaltam que toda ação, existirá em si própria um esforço para completá-la, e por último e não menos importante, a lealdade, já que esta nos faz responsáveis por tudo que fizermos e dissermos, bem como suas consquências.
Observe, na aprendizagem vivencial aplicando o método Bushido, o comandante é considerado o exemplo ideal do Espírito Bushido, o que ainda estamos anos luz de alcançarmos um líder que tenha todas estas virtudes ao mesmo tempo.
Com certeza se passássemos nossos políticos pelo crivo das virtudes do Bushido, nossa realidade política seria outra.
Que possamos por meio da educação, aprender a aprender, e um dia, fazermos a diferença, aprendendo o lado bom das culturas, que neste caso, relaciona-se a Cultura Nipônica.

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