08/10/2025

Educação Elucidando o TPA

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

Tem comportamento humano que na antropologia e psicologia seria um interessante estudo de caso para desvendar as nuances de um cérebro tendendo a sociopatia, que é caracterizado por um padrão de descaso e violação dos direitos de outras pessoas e das normas sociais.

A sociopatia é também conhecida como Transtorno de Personalidade Antissocial – TPA que é representado pela violação de direitos alheios, desprezo por normas sociais, impulsividade e agressividade.

Peguemos como exemplo as falas de Maria Luiza Falcão Silva que é PhD pela Heriot-Watt University (Escócia), quando faz uma observação quanto ao governador de São Paulo ao dizer que ele normaliza o colapso social, ridiculariza a dor alheia, banaliza crimes e explicita completo sadismo e tirania[1].

As ações realizadas por este governador são subtraídas de senso de humanismo, tanto que comunidades e sindicatos apelam para a justiça para prevalecer o que reza a lei, como aconteceu no caso em que a justiça proibiu o governador de dispensar professores durante dispensa médica[2].

Pessoas assim quando ocupam um cargo de poder, alimenta o caos social mediante a indiferença com a dor alheia.

Outra situação lastimável foi a fala deste mesmo governador mediante a venda de bebidas adulteradas com metanol ao qual ele afirmou que "no dia que começarem a falsificar Coca-Cola, vou me preocupar" e isso explicitou o descaso com as vítimas e seus familiares[3].

O mesmo se deu com outro político que mediante as mortes e ao ser questionado pelas mortes por COVID-19 disse: “e daí, não sou coveiro”[4].

Cabe pontuar que os sociopatas costumam infringir sistematicamente leis e convenções sociais, assim foi feito na pandemia por COVID-19, em que pessoas evitavam usar máscaras e não respeitavam o pedido de não aglomeração.

Outras características é a falta de empatia ou remorso, explicitado nos dois casos citados, em relação as arbitrariedades voltadas para demissões de professores que apresentavam atestados médicos, caso de adulteração de bebidas e COVID-19, dentre muitos outros que implicarão feridas difíceis de cicatrizar.

Infelizmente temos na sociedade um número gritante de pessoas assim e pasmem, muitos ocupam cargos públicos eleitos inclusive pelo próprio povo que não consegue discernir o caráter dessas pessoas, isso porque nas falas de Soares (2010)[5] a sociopatia é vista principalmente na perspectiva moral, ou seja, neste caso, não são “objetos de intervenção ou classificação diagnóstica da psiquiatria”, o que implica em afirmar que são problemas de base moral.

Observe que sociopatas têm comportamentos agressivos e explosivos além de se irritarem facilmente e estes são sinais que infelizmente as pessoas não enxergam em nossos políticos, pois confundem com liberdade de expressão as agressividades verbalizadas.

Apesar de haver divergência quanto aos ensinos de valores, a moral muitas vezes é adquirida e não ensinada, visto que o governador tem um currículo incomum mediante a população brasileira, passando por graduações e pós-graduações tanto lato sensu quanto stricto senso.

Enfim, que nós educadores possamos trabalhar o discernimento de nossos alunos para que eles percebam os desvios de caráter de seus políticos e dessa forma consigamos evitar o caos social que deixa marca em toda sociedade pela omissão, indiferença e até mesmo sarcasmos com a dor de um povo sofrido e trabalhador.

 

 

[1] https://www.brasil247.com/blog/o-mesmo-cinismo-agora-em-sao-paulo

[2] https://educacao.uol.com.br/noticias/2025/10/03/justica-proibe-tarcisio-de-dispensar-professores-durante-licenca-medica.htm

https://www.metropoles.com/sao-paulo/justica-derruba-norma-professores

https://seperj.org.br/governador-tarcisio-de-freitas-esta-punindo-professores-com-licencas-medicas-com-afastamento-de-sala-de-aula/

[3] https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/tarcisio-no-dia-que-comecarem-a-falsificar-coca-cola-vou-me-preocupar/

https://www.metropoles.com/sao-paulo/tarcisio-sobre-metanol-quando-falsificarem-coca-cola-vou-me-preocupar

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2025/10/vou-me-preocupar-quando-falsificarem-a-coca-cola-diz-tarcisio-sobre-bebidas-adulteradas.shtml

https://www.estadao.com.br/sao-paulo/tarcisio-faz-brincadeira-sobre-intoxicacao-por-metanol-o-dia-que-falsificarem-coca-vou-me-preoc-nprm/?srsltid=AfmBOorJ0BEFYsR_LJWjsP2m2JTtzuAOquVN2xNN5FqAOqMzz6q7XK0T

https://iclnoticias.com.br/falsificar-coca-cola-tarcisio-sobre-metanol/

https://www.youtube.com/watch?v=KgQLOHjeYXY

https://www.youtube.com/shorts/rZIS0RzSrJg

[4] https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/04/20/nao-sou-coveiro-ta-diz-bolsonaro-ao-responder-sobre-mortos-por-coronavirus.ghtml/

[5] SOARES, M. H.. Estudos sobre transtornos de personalidade Antissocial e Borderline. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 6, p. 852–858, 2010.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×