06/08/2025

Educação Elucidando Doutrinação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

É comum pessoas ecoarem estultices como: As instituições de ensino público doutrinam seus alunos.

Interessante perceber que falas são as proferidas pelos verdadeiros doutrinadores e/ou doutrinados, porque ler Karl Marx não é doutrinar aluno, é fazê-lo entender as lutas de classes e até mesmo desenvolver consciência de classe em muitos que sequer saber o significado.

Dito isso, vem a pergunta o que realmente é doutrinação? Doutrinação é o processo de ensinar uma ideologia, crença ou conjunto de ideias a alguém, e este processo tem como fulcro incutir tais ensinamentos sem que seja permitido uma análise crítica ou qualquer tipo de questionamento.

É claro que a doutrinação nas escolas é vista como algo negativa, como uma lavagem cerebral e até mesmo uma forçada socialização, todavia, as pessoas se esquecem que doutrinação na doutrinação o indivíduo é direcionado a não questionar o que se está sendo passado e/ou ensinado, já que o seu cerne está em limitar a capacidade de uma pessoa de pensar e escolher por si mesmo, restringindo a reflexão e a tomada de decisão individual, ou seja, ela subtrai do indivíduo seu livre arbítrio e sua autonomia no pensar.

Em contrapartida, a educação promove o pensamento crítico, a autonomia, a cidadania, o protagonismo, o questionamento do status quo enfim, ela desenvolve no educando tudo que é contrário a doutrinação.

Enquanto a doutrinação prega a Teologia da prosperidade afirmando que os fiéis podem alcançar prosperidade financeira e bem-estar através da fé e de ofertas financeiras à igreja, a educação esclarece que será por meio desta educação que o indivíduo alcançará uma qualidade de vida mais digna e discernimento para que se livre de qualquer tipo de alienação.

A educação não faz o indivíduo negar valores em que acreditam, ela desenvolve apenas o discernimento e autonomia para que eles possam fazer uso do livre arbítrio.

Assim sendo, quando um docente direciona uma leitura de Karl Marx não é com intuito de doutrinar, é apenas instruir o aluno quanto a conceitos como materialismo histórico, que representa a luta de classes na qual as relações de produção determinam as relações sociais, políticas e ideológicas.

É fazer o aluno entender que a luta de classes é algo que perdura a existência da humanidade. Não foi inventado por Karl Marx.

É o aluno compreender que a mais valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalhador e o salário recebido por ele. Cabe observar que esta diferença é a fonte de lucro abusivo medicante a exploração do trabalhador, e graças a este conceito, é ressaltado por mim no livro Educação e a Não Neutralidade, publicado pela Ícone em 2024 a definição de mais-valia absoluta e mais-valia relativa, sendo que a primeira está relacionada a exploração extensiva da mão-de-obra, na qual existe uma  espoliação da força física do trabalhador mediante dias de trabalhos extremamente longos e cansativos e a mais-valia-relativa é marcada pela exploração da inteligência do trabalhador.

A verdadeira educação deve subtrair o educando de qualquer tipo de alienação, termo este também trabalhado por Karl Marx, mas que está no sentido de trabalho ao qual trata-se de um estado em que os trabalhadores se sentem desconectados do produto de seu trabalho, de si mesmos e dos outros, resultado da divisão social do trabalho no capitalismo.

Ler Karl Marx não é doutrinação e este ato não faz de você um comunista, só o faz mais consciente e crítico.

Doutrinação é saber que muitos pastores fizeram seus fieis jurarem com as mãos sobre as bíblias de que eles votariam no candidato sugerido pela igreja, e o fanatismo foi tão absurdo que nas últimas eleições, o candidato defendido pela igreja teve 70% dos votos de seus fiéis.

A isso outrora era denominado voto de cabresto algo que é abominável em um cidadão que recebeu uma educação libertadora.

A doutrinação está nas escolas cívico-militares nas quais fazem os alunos executarem as ordens sem ao menos questionar, e nestas instituições a educação dá lugar ao adestramento trabalhado por Pavlov, uma vez que a aluno jamais poderá questionar a ordem de um superior.

Doutrinar é fazer que o então Ministro da educação Vélez em 2019, tentou impor ao afirmar que não houve golpe, mas sim uma mudança institucional[1].

O fato é que a educação nunca será neutra, e a sua doutrinação ocorrerá quando ela passar a ser uma ação estéril formando uma geração de vassalos, subalternos e indivíduos domesticados e docilizados.

Então quando se fala em comunismo, cabe aqui perguntar: Foi Karl Marx que disse: “se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres”?

E isso me faz perceber de que quando alguém vem falar em doutrinação, me recordo das falas de Voltaire que diz que “a estupidez é uma doença extraordinária, não é o doente quem sofre por ela, mas sim os demais."

 

[1] https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/ministro-da-educacao-quer-tirar-termo-golpe-de-1964-de-livros-didaticos-sobre-golpe-64/

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×