04/11/2021

Educação e Valores

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

A educação realmente é a pedra angular da sociedade. Ao analisarmos os países desenvolvidos perceberemos a valorização da educação e principalmente de seus profissionais, coisas que não acontecem em países como o Brasil, país que tem como representantes políticos a escória de uma sociedade.

Aranha, pontua em sua obra intitulada Filosofia da Educação, publicado pela Moderna em 1996 que a educação é um processo que visa o desenvolvimento integral do homem, ou seja, a sua capacidade física, intelectual e moral e isso não se limita apenas as habilidades, mas ao caráter e da personalidade social.

Vale lembrar nas falas de Brandão em seu livro O Que é Educação, publicado pela Brasiliense em 1993, que o processo educativo ocorre em todas as partes, não se limitando apenas nas instituições de ensino e aprendizagem. E este processo ocorre no exercício de viver e conviver e neste contexto, a escola é vista apenas como um lugar e um momento provisório para que aconteça.

É através da educação que o homem se torna humano, afirma Giles em seu livro Filosofia da Educação, publicado pela EPU em 1983, e dito isso, Brandão supracitado, complementa que a educação consiste na formação do homem de caráter, e para Vázques em seu livro Ética, publicado pela Civilização Brasileira, o caráter não tem como ser desvencilhado da ética.

Observe que se a educação foca a formação de caráter, dá para perceber o quão a sociedade brasileira anda carente de caráter, seja em seus representantes políticos ou até mesmo nos cidadãos, já que a nossa educação pública tem se tornado cada vez mais alienante.

Para Souza em seu livro Introdução a Sociologia da Educação, publicado pela Autêntica em 2007, um homem educado é um homem livre e que não se deixa levar para tutela ideológica, seja ela política ou religiosa.

A nossa educação precisa melhorar muito, e isso tem que ocorrer de forma intencional, diga-se intencional porque não existe vontade política para isso, existe apenas manipulação para que a educação seja cada vez mais deficitária para que se perpetue o mal caratismo político, prevalecendo a falta de ética e humanismo.

Na atual conjuntura temos políticos ligados a educação que buscam desenvolve-la sem ao menos ter experiência na educação pública (Educação Infantil e/ou Ensino Básico), o que nos remete a parábola do homem cego que ao apalpar apenas a cauda de um elefante, acredita ser uma espécie de pincel.

A educação seja ela formal ou não, tem que desenvolver no ser humano o respeito, a dignidade, humanismo, honestidade, honra, dignidade, enfim, transformar um ser ignóbil em um homem de bem, e cabe ressaltar aqui que homem de bem não é aquele sujeito domesticado e docilizado, mas aquele cidadão crítico e protagonista que sabe que toda mudança parte primeiramente de si e que o conhecimento e o poder aplicados com ética são formas de se fazer uma sociedade mais humana, equitativa e fazendo o certo, o ético e o justo como algo natural.

 

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