Educação e Subsídios
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
A educação passou por momentos turbulentos nos últimos quatro anos, com perseguições, escândalos, manipulações de livros didáticos com intuito de desconstruir conceitos e fatos históricos, além de muitas outras barbáries tendo como um dos pivôs, um ministro “terrivelmente evangélico”.
As mudanças chegaram, porém nem todas Unidades Federativas cumprem o Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica e uma delas é Minas Gerais que não paga por simples questão política.
Cabe pontuar que além de não pagar o piso exigido, está ocorrendo um desmonte da educação pública, sucateando as instituições, desvalorização dos profissionais e negligenciamento as metas, já que a perdura uma falta de investimento mínimo, que seguindo a própria Constituição, corresponde a 25% do valor arrecadado em impostos, além de não cumprir as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação[1].
Triste é perceber que isso tudo se trata de uma política nefasta usada por alguns governos municipais e/ou estaduais que como canto das sereias, oferecem planos de carreiras na educação com adesão ao subsídio, e poucos destes profissionais conhecem as armadilhas contidas em tais propostas.
É alertada pela Rede Brasil Atual (RBA) que, substituir a forma de pagamento, trocando salário por subsídio, é não permitir adicionais como tempo de serviço, quinquênios, sexta-parte, promoções e outros complementos, além do fim da contagem de tempo de serviço como fator de evolução de carreira[2].
Enfim, estes políticos sabem que a educação é o caminho para uma sociedade justa, e na verdade, eles não querem isso, eles querem apenas uma sociedade com conhecimento sofrível e de fácil manipulação, totalmente alienada e domesticada de forma subserviente.
Faz-se mister perceber que a Região Nordeste tem três Unidades Federativas que pagam acima do piso e em concomitância das 10 melhores escolas públicas de ensino médio no Brasil, seis são pertencentes a esta região.
Desta forma, cabe aos professores lutar por uma educação de qualidade e jamais perder a dignidade e a consciência de classe, lutando sempre por seus direitos e fazendo valer a lei e que esta nunca sobreponha a um simples capricho político.