20/03/2023

Educação e Soft Skills

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

O Sistema Educacional precisa acompanhar as tendências da sociedade fugindo um pouco da educação tradicional, fazendo uso das soft skills para que o aluno desenvolva de forma assertiva sua inteligência emocional.

Trabalhar apenas com habilidades técnicas hoje não faz com que nosso educando ao entrar no mercado de trabalho, consiga manter a sua empregabilidade, visto que hoje, é imprescindível que este discente tenha uma inteligência emocional bem desenvolvida.

Cabe pontuar que em um ambiente escolar, é um local no qual nós professores combatemos por meio de informações e conscientizações a prática do Bullying, da intolerância, da violência física e/ou psicológica, da misoginia, do racismo e de muitos outros preconceitos que em momento algum deveriam ser tolerados por qualquer gestão, implicando assim em advertências e até mesmo punições mais ríspidas.

Hoje não basta ensinar habilidades técnicas a nossos alunos, faz-se mister trabalhar também habilidades socioemocionais encontradas no conceito soft skills que são habilidades comportamentais e porque não atitudinais, que são influenciadas por meio da cultura, vivência de cada um, ambiente em que a pessoa se encontra e até mesmo contexto social.

Interessante perceber que quando um comportamento inaceitável como citado acima é praticado, a sua não correção faz com que o mesmo seja banalizado o que pode fazer com que atitudes iguais ou similares sejam aceitas como normais.

Cabe pontuar que no soft skills as habilidades trabalhadas fazem com que o aluno se desenvolva melhor como profissional e principalmente como ser humano tendo suas mais profundas bases na ética e no humanismo.

Habilidades como comunicação é de suma importância, pois todo cidadão precisa saber se comunicar, passando a mensagem com clareza independente

Outras habilidades almejadas pelas corporações são flexibilidade, o que pode ser trabalhada desde cedo em nossos educandos, visto que a sociedade encontra-se em constante mudança, muito ressaltado por Tavares em sua obra Educação um Ato Político, publicado pela Autografia em 2019, ao qual trabalha com o filósofo pré-socrático Heráclito de Efeso ao citar o devir.

Esta flexibilidade levará o aluno a se adaptar ao meio e em concomitância, desenvolver a outra habilidade denominada resiliência que está na aceitação das coisas que nem sempre podemos mudar.

Outras habilidades podem ser complementares como a escuta ativa que está relacionada também com a empatia, ou seja, é você se colocar no lugar do outro e muitas vezes, saber ouvir sem pré-julgamentos.

A pandemia trouxe como sequelas sociais um mundo digitalizado, por meio de aulas remotas que privou o aluno do mais importante da raça humana que é a interação e socialização, assim sendo, a sua individualização imperou e uma forma de erradicarmos isso será por meio da habilidade de colaboração, no qual fomenta a coletividade por meio de trabalhos em equipes e/ou times.

Tavares disserta em sua obra Educação uma questão de politizar, publicado pela ícone em 2022 a diferença de um trabalho em equipe e um trabalho em time. No primeiro os pares se juntam, ou seja, é o encontro dos afins, conhecidos como “panelinhas” que em muitos casos, prevalece o teor exclusivista.

No trabalho em time, não existe necessariamente grupos afins, apenas um grupo de pessoas que até mesmo podem ter ideias diferentes, mas que têm que encontrar um denominador comum para a solução de alguma questão problema.

A habilidade de ter pensamento crítico faz com que o aluno aprenda a questionar de forma inteligente, usando bem as palavras e o contexto, e isso se faz importante para que ele não se deixe levar por falácias, desinformações e fakenews, que têm sido comuns nos grupos virtuais.

De acordo com a BBC[1], das 10 habilidades mais exigidas hoje no mercado, 7 estão relacionadas a Soft Skills, ou seja, elas são mais desejadas em 91% dos cargos de gerência, em 86% dos cargos de operações comerciais e 81% no emprego de setor de engenharia, apesar deste último ser um campo a exigir habilidades técnicas conhecidas como hard skills.

Obviamente outras habilidades soft skills podem ser desenvolvidas e o que se pode perceber é que todas estão ligadas diretamente a inteligência emocional, inteligência esta que agrega mais valor ao ser humano que se tornou hoje o principal capital intelectual, muito defendido por Tavares em seu livro Gestão do Conhecimento, Educação e a Sociedade do Conhecimento, publicado pela ícone em 2010.

O fato é que o sistema educacional passou da hora de rever o seu método de ensino.

 

 

[1] Para mais informações vide https://www.youtube.com/watch?v=rcWm0xc8AEA

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