21/09/2022

Educação e os Números

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

A educação é uma ação voltada para transformação, discernimento e autonomia pela busca do conhecimento. É uma ação que nos direciona para a civilidade, humanismo e coletividade.
Interessante perceber que a educação tem sofrido ataques diretos, com números e histórias inventadas de forma a justificar atos vis com o intuito de sucateá-la para que mantenha o educando como um ser passivo, manipulável e alienado.
Se nossos educandos soubessem a importância dos números, passariam a analisá-los melhor. Assim sendo, peguemos um exemplo ocorrido em nosso país: sabendo que o Brasil tem 3% da população do mundo, com a pandemia do Covid-19, o óbito aqui em relação ao Covid-19 foi equivalente a 11% das pessoas que morreram no mundo.
Tivemos a vantagem de nos prepararmos para esta pandemia, já que ela começou na Ásia, depois Europa e só depois veio para o Continente Americano, mas nosso governo foi omisso, leviano e inconseqüente.
Nosso governo vive de mentiras, inventando números, desacreditando instituições sérias de pesquisas e afirmando que se não ganhar por mais de 60% de votos, é sinal de que algo estranho aconteceu.
Suas mentiras contradizem a realidade dos fatos, aliás, elas estão virando uma realidade imaginada, que segundo Harari em seu livro Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, publicado pela L&PM em 2016, “ao contrário da mentira, uma realidade imaginada é algo em que todo mundo acredita e, enquanto essa crença partilhada persiste, a realidade imaginada exerce influência no mundo” e assim tem sido a sua estratégia, criar uma realidade imaginada para se perpetuar no poder.
As mentiras têm ganhado força porque na política, sabe-se que uma mentira dita uma vez continua uma mentira, mas de acordo com as falas de Harari, quando ela é dita mil vezes, torna-se uma verdade, tanto que os seguidores alienados deste governo, se comprometem em divulgar mentiras de forma a favorecerem-no. Bem como lançar medo nos que não fazem parte de seus idiotas úteis.
O fascismo impera em nosso país e as mentiras usadas em nossa atual conjuntura política têm a sua base nas experiências de Hitler, pois este acreditava que “a mais brilhante técnica de propaganda não vai ter sucesso a menos que se leve em conta um princípio fundamental - ela tem de se limitar a alguns pontos e repeti-los sem parar", observe nesta fala a realidade imaginada sendo criada.
Dito isso, os números existem para nos direcionar às tomadas de decisões que não precisarão do tempo para saber que foram erradas. 
Que nós educadores possamos trabalhar o bom senso em nossos educandos para que estes possam ter um olhar diferenciado e crítico em relação aos fatos expostos pelos números e o discernimento para uma melhor percepção quanto a produção leviana destes números.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×