Educação e o Sistema Educacional
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Há pouco, me deparei com uma reportagem deveras interessante por retratar também a realidade de nosso sistema educacional voltado para as escolas públicas Estaduais e Municipais, responsáveis pelo Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A reportagem se refere a uma aluna estadunidense que foi a justiça para processar a Secretaria Municipal de Educação de Hartford (Connecticut, EUA), e o interessante é que mesmo ela se formando em Hartford Public High School com honras e ganhar uma bolsa de estudos para a Universidade de Connecticut, ela alega não saber ler e nem escrever[1].
Esquecendo qualquer oportunismo e/ou sensacionalismo exposto nesta reportagem, a realidade de nosso sistema escolar não difere muito, aliás, se os pais de nossos alunos resolvessem entrar na justiça alegando que seus filhos saíram sem aprender o mínimo exigido, a fila seria bem grande e o Estado quebraria.
O fato é que a educação pública em nosso país sempre enfrentou e continua enfrentando desafios de qualidade, equidade e acesso, conforme ressaltado por IA generativa.
Apesar de esforços dos profissionais da educação, muitas escolas brasileiras encontram-se sem condições estruturais para solucionar a nova demanda educacional como a inclusão.
Interessante pontuar que já tivemos situações ainda mais alarmantes como no governo anterior em que o descaso com a educação pública foi tão gritante que em outubro de 2022, os 32 Tribunais de Contas da União resolveram se unir para visitar e avaliar a infraestrutura das escolas em nosso país e foi constatado que 57% das salas de aula são inadequados, e para complicar ainda mais, 31% das escolas visitadas não tinham coleta de esgoto e 8% não tinham coleta de lixo.
Em relação a alimentação dos alunos, sendo que para muitos é a principal refeição do dia, 82,38% das cozinhas não possuíam alvará da Vigilância Sanitária para funcionamento.
Sem contar com falta de recursos para compor a merenda prejudicando o desenvolvimento cognitivo das crianças e para contextualizar a situação, foi uma época tão perversa na educação, que o Sistema Educacional virou uma verdadeira banca de negócios onde o Ministério da Educação com um gabinete paralelo ao qual os pastores que lá atuavam, em troca de liberação de recursos para construção de escolas e creches, pediam a propina em barras de ouro[2].
Darcy Ribeiro, um educador além de seu tempo já afirmava que “a crise da educação no Brasil não é uma crise, é projeto”, isto é, trata-se de um projeto de desconstrução que teve a sua continuidade pós-golpe entre as gestões de 2016 a 2022, tendo a sua maior ênfase entre 2019 a 2022 com queda na frequência escolar, alta taxa de evasão, desigualdade regional e analfabetismo.
O problema é que qualquer ação benéfica voltada para a educação terá o seu resultado somente a longo prazo, e hoje colhemos amargos frutos do que foi plantado nas gestões anteriores.
Dito isso, caso os discentes resolvessem processar o sistema educacional público, com certeza eles teriam provas cabíveis de quão defasados estão e com auto grau de analfabetismo funcional, porém, com um forte agravante de conivência com o Sistema seria de responsabilidade dos pais devido a sua negligência em relação aos cuidados dos filhos, já que consta no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no artigo 54, § 3º, quando determina que os pais ou responsáveis devem acompanhar a frequência e o aproveitamento escolar das crianças e adolescentes, e no artigo 129 do mesmo Estatuto, ao qual corrobora com o artigo acima.
Enfim, a família foi conivente com o Sistema Educacional e este soube contar com a negligência familiar para prosseguir com tal projeto ressaltado por Darcy.
Assim sendo, que nós educadores possamos fazer a diferença com esta geração para que ela possa ser realmente o futuro promissor de nossa nação e não mais uma massa alienada a ser manipulada pela elite corruptora.
[1] https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/estudante-vai-a-justica-alegando-que-terminou-o-ensino-medio-analfabeta/
[2] https://www.brasildefato.com.br/2022/03/23/ouro-dinheiro-fila-de-pastores-o-que-se-sabe-sobre-o-bolsolao-no-ministerio-da-educacao/
https://apub.org.br/mec-e-marcado-por-escandalo-de-propina-e-corrupcao-com-barras-de-ouro/