Educação e Disciplina
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Falar de educação sem perpassar pela disciplina chega a ser um ato falho, já que sem disciplina não há aprendizagem.
Aos grandes estudiosos da educação, é notório perceber o quão complexo e até mesmo impossível equacionar uma educação de qualidade, já que esta equação dependerá de variáveis externas e internas nem sempre do controle dos gestores e até mesmo dos docentes.
Entretanto cabe uma máxima que diz que para uma aprendizagem efetiva faz-se necessário três coisas que são: disciplina, disciplina e disciplina, pois sem ela não haverá respeito, crescimento e tampouco ética.
A disciplina está ligada a um autocontrole, controle para cumprir normas, para se dedicar aos estudos de forma a efetivar sonhos.
A disciplina também está relacionada a atitudes, já que é difícil haver aprendizagem em um ambiente ao qual o caos impera, dessa forma, Durkheim corrobora com as falas acima afirmando que o espírito de disciplina é, ao mesmo tempo, o sentido e o gosto da regularidade, o sentido e o gosto da limitação dos desejos, do respeito da regra, que impõe ao indivíduo a inibição dos impulsos e o esforço.
Vale ressaltar que a disciplina é uma maneira de se ter uma educação de qualidade. Não é o intuito deste texto fazer qualquer apologia a disciplina como obediência cega, como servilidade e sim, ao compromisso com o aprender, o ensinar e a se modificar como profissional e até mesmo como pessoa.
A disciplina quando utilizada como forma de crescimento, tem como horizonte valores baseados na ética que sem ela seremos nada mais e nada menos que seres bestiais enraizados no limo da corrupção e alienação.
Um aluno disciplinado tem a sua dignidade resguardada e o seu protagonismo não se encontra em letargia.
Cabe aqui pontuar que a disciplina começa em casa e a escola é apenas uma extensão, desta forma, é responsabilidade dos pais preparem seus filhos e abraçarem a causa de educar, visto que a escola ensina e a família educa.
Desta forma pode-se concluir que disciplina é a atitude de uma vontade que aceita regras as vezes criadas pela própria pessoa, porque a reconhece com um fundamento racional e vê nelas formas de se chegar onde se almeja.
Dito isso, é difícil conceber um músico que faz parte de uma grande orquestra estar nela sem ter feito se auto disciplinado, ou até mesmo um médico renomado ter se tornado médico sem ter passado por um processo disciplinar em relação aos estudos e até mesmo criado rotinas para ser o que é.
É como diz o provérbio japonês “treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham”, isso é disciplina.