06/09/2022

Educação e Autoconhecimento

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

A grandiosidade de uma educação é inquestionável, pois é justamente esta mesma educação que nos diferencia das verdadeiras bestas e animais, e assim sendo, a educação passa a ser a pedra angular de toda sociedade. 
A educação tem que nos auxiliar na busca do autoconhecimento, já que a falta deste autoconhecimento é a mazela da sociedade, representada por conflitos, traumas, depressões, vicissitudes, violências, automutilações e suicídios.
Trabalhar o autoconhecimento, contribuirá para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo em todas as áreas de sua vida e é um tema abordado na psicologia por Freud em sua fala “olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”, na filosofia por Sócrates com a clássica fala “conhece-te a ti mesmo”.
O autoconhecimento te permite um melhor relacionamento com o outro, pois o se conhecer, faz com que você perceba suas necessidades, desejos, frustrações, expectativas, crenças, pensamentos e valores, e por meio deste autoconhecimento, você se fez uma pessoa segura e não dependente de terceiros .
O fato de se autoconhecer exige tempo, e geralmente as pessoas buscam isso quando encontram-se em plena vida adulta, pois a busca de respostas e a lida com sombras os fazem questionar as causas de suas condutas, já que, o que somos, é resultado de nossas decisões e condutas.
Cabe ressaltar que algumas condutas podem ter seus fundamentos explicados pela psicologia, pelo etiologia que é o ramo do conhecimento que busca respostas por meio de pesquisas de causas e origens de determinados fenômenos, ou seja, trata-se do estudo das causas e das doenças.
Vale observar que trabalhar o autoconhecimento implicará em abrir containeres de patologias ao qual poderemos nos perceber inseridos em algumas características, e nos levar forma errônea, a um autodiagnóstico e assim, nos perdemos no vitimismo e nas justificativas para alguns desvios de caráter.
O autoconhecimento nos permitirá melhorar como ser, corrigindo nossas falhas de caráter, nossas aceitações em relação às diferenças dos outros, a aceitação de nossas próprias limitações e o mais importante, o nosso amor próprio.
Independente a seara que seguirmos para o nosso autoconhecimento, o primeiro passo será dado por meio da educação, trabalhada por seus profissionais fomentando a relação dialógica e nunca a imposição. 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×