17/10/2022

Educação e as Verdades das Mentiras

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Fico imaginando como muitos ignoraram um político que foi educador, pensador e que instigou no pouco tempo que tinha para expressar suas falas, pessoas a pensarem, coisa que hoje em dia não é comum o ato de pensar.
Acredita-se no que já vem pronto e manipulado com falácias e fakenews, todavia, este político conhecido como Enéas afirmava que só conseguia "entender uma sociedade na qual o conhecimento seja a razão de ser precípua, que o governo dá para a formação do cidadão [...]. O homem tem que saber, conhecer, em conhecendo ele é livre", e esta liberdade está nos sendo tirada com cortes na educação e em concomitância, o seu sucateamento.
As fakenews para muitos fanáticos viram verdades absolutas, e estas fakesnews tem sido ferramentas utilizadas por fascistas para desconstruir imagens, propagar mentiras, retirar falas dos contextos, exaltar feitos não realizados pelo nosso chefe de estado bem como difundir ódio e intolerância de toda natureza.
A mentira está tão banalizada que o "Coach" do nosso Chefe de Estado em live fechada, sugeriu para que outros influenciadores coloquem a própria reputação de lado, para ajudar a alavancar a campanha da atual política, ou seja, as mentiras serão cada vez mais explicitadas, mesmo que custe a honra de qualquer influenciador.
Penso como são incultos estes seres. Pode-se perceber que o hábito de leitura inexiste, pois se lessem um pouco, entenderia como a mentira é uma artimanha que te prende a outras e outras mentiras.
Segundo Nietzsche em seu livro Humano, demasiado humano: Un libro para espíritus libres, publicado pela  Marcelina-Madrid: A. L. Mateos, S. A em 1993, a mentira é um mal que só atrapalha a vida do ser humano.
Segundo o filósofo, a verdade é o caminho mais fácil a ser seguido. A Mentira exige invenção, dissimulação e memória, pois para manter a mentira, há de se inventar outras vinte.
E assim tem sido feito, mentiras para manter mentiras, e o pior, as mentiras são tantas que seus seguidores veem como verdade, fazendo prevalecer a estratégia de Hitler, que segundo Harari em seu livro. 21 Lições para o Século 21, publicado pela Companhia das Letras em  2018, elucida que uma mentira dita uma vez continua uma mentira, mas uma mentira dita mil vezes torna-se verdade, e assim tem sido feito.
O autor supracitado pontua que Hitler escreveu que "a mais brilhante técnica de propaganda não vai ter sucesso a menos que se leve em conta um princípio fundamental - ela tem de se limitar a alguns pontos e repeti-los sem parar"
Por um lado, enquanto as mentiras são faladas e usadas como verdades inquestionáveis por sua massa alienada e enraivecida, as verdades explicitadas contra o Chefe de Estado, são vistas como as verdadeiras fakenews, e o pior, são verdades explicitadas pela própria pessoa e consideradas em uma sociedade normal como crimes horrendos.
O fato é que Harari deixa claro que sua obra observada acima é que cedo ou tarde, verdade e poder terão que caminhar por trilhas diferentes, pois para se manter o poder, em algum momento a mentira terá que ser disseminada, e assim tem sido.
Hodiernamente as mentiras estão banalizadas e cabe aqui uma pergunta retórica.... o que seria da política hoje se as falas passassem pelo crivo socrático que são "verdade, bondade e utilidade"?
Façamos valer a máxima de Allan Kardec quando elucida que "é melhor rejeitar dez verdades do que aceitar uma mentira".
Enquanto as mentiras continuarem, que nós educadores possamos desenvolver em nossos alunos o senso crítico para que estes não se encantem com o canto de nossas sereias que são representadas por nossos políticos que buscam apenas se emporcalhar na lama do descaso com o pobre e da corrupção.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×