Educação e a Teoria do Caos
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Será que a Teoria do Caos explica tudo, inclusive a triste situação da educação imposta pelo governo de São Paulo, no qual afirma que Dom Pedro II assinou a Lei Áurea, que a Capital São Paulo tem praia, fora outros erros absurdos impostos por um governo que, acreditando no poder da educação, prefere deixar o seu povo ignorante?
De acordo com Sousa, Klafke e Bassini[1], a Teoria do Caos “é um dos mais importantes estudos científicos da atualidade e pode ser aplicado em praticamente todas as áreas do conhecimento humano”, isto é, tudo tem a sua explicação.
Para os autores supracitados, “pequenina mudança no início de um evento pode trazer consequências enormes e desconhecidas com o passar do tempo” e é justamente isso que tem acontecido na Educação, principalmente de São Paulo.
Mudanças como não aceitação do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) do Ministério da Educação (MEC) pode acarretar em uma tomada de decisão desastrosa, principalmente para os alunos que pretenderem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é a principal forma de ingresso no ensino superior brasileiro, substituindo, em muitos casos, o vestibular.
Imagine estes alunos do Estado de São Paulo fazendo provas do Enem e tendo aprendido que “O navegador e explorador europeu Cristóvão Colombo descobriu o continente americano em 1942”, que o “Mapa da América do Sul não mostra o Equador e que Paraguai e Uruguai[2] estão com seus lugares geográficos trocados,
Segundo o Jornal O Tempo[3], “um dos slides informava que Jânio Quadros proibiu o uso de biquínis em 1961, quando ele era prefeito de São Paulo". Ainda segundo o texto, "ele emitiu um decreto vetando o uso de biquínis nas praias da cidade". O decreto mencionado, porém, é da época em que ele era presidente do País e a capital paulista não fica no litoral, e também “o material alega que água poderia causar doenças como Parkinson, Alzheimer e depressão, caso a mesma esteja contaminada por mercúrio, agrotóxicos, remédios e produtos químicos, enfim, foram outros erros que podem ser o diferencial para que os alunos se frustrem no Enem.
Governos que tem como estratégia a manipulação da sociedade a idiotização de seu povo, representa a mais aviltante ação contra a educação, que esta deveria ser uma ação intencional com o intuito de uma transformação social bem como resgate da cidadania.