24/06/2024

Educação e a Pílula Vermelha

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

 

Não me assustarei se algum pai ler este texto e achar que as escolas estão oferecendo pílulas de verdade para seus alunos, porque as imbecilidades andam soltas nas más interpretações, mostrando que as pessoas sabem ler, mas são praticamente néscias nas suas interpretações, assim sendo, antes que dê um sentido dúbio, este texto trata-se de apenas uma metáfora.

Como dizem, a vida imita a arte e vice-versa, assim sendo, este texto nos remete ao filme Matrix no qual existe um sistema de controle e o principal personagem conhecido como Thomas Anderson que ser tornará Neo, é o escolhido e o único que poderá mostrar o caminho da salvação para os outros, mas para isso acontecer, ele terá que escolher entre duas pílulas, a azul que o manterá neste mundo de subjugação/alienação e controle ou a pílula vermelha que o fará sair do sistema manipulador que mantém quase todos como gado de manobra.

Nós educadores oferecemos a pílula vermelha que representa o conhecimento, o discernimento, o protagonismo cognoscente todavia, muitos preferem a pílula azul que os mantém na zona de conforto, entorpecidos pela ignorância e alienação.

O sistema busca punir os profissionais que se encontram avesso a ele, todavia, os verdadeiros profissionais da educação, buscam subterfúgios para não cair em seus artifícios.

Educar é assim, é tentar mostrar aos educandos o quão é perverso este sistema que cria estratagemas para aumentar cada vez mais as desigualdades e as formas de mantê-las.

Cada vez que se opta pela pílula vermelha é um cidadão que escolheu a inércia, o controle e a própria imbecilidade.

A pílula azul é a subversão, é o não a docilização e a subalternidade. É a busca do conhecimento libertador que romperá os elos entre o certo e o errado, o justo e o injusto e entre a equidade e o descaso, porque a educação é uma ação voluntária que busca transformação.

Estamos nessa Matrix representada por uma sociedade doente, com políticos corruptos e corruptores, com religiosos pregando idiotização e até mesmo aconselhando seus fiéis a não deixarem seus filhos fazerem faculdades para não se subtraírem deste sistema, porque sabem que seus fiéis terão as mentes abertas e não se deixarão mais serem manipulados e assim, enriquecerem seus pastores como ovelhinhas perdidas.

Como diz um adágio georgiano, ao afirmar que durante toda a vida, a ovelha temeu o lobo e no final, foi o pastor que a comeu, e assim é a nossa sociedade, a nossa Matrix, ao criar seres néscios para que no final, sejam frutos de descasos na saúde, na segurança e em outros meios que a Matrix tem controle e usa a desinformação como controle, impondo medo, insegurança e aumentando em concomitância o seu domínio, de forma que os tomadores de pílulas azuis possam ter como representantes verdadeiros agentes Smiths que caracterizam-se por políticos com desvio de caráter, sem ética, sem empatia e que usam o nome de “deus” para se promoverem.

São estes políticos que exprimem o verdadeiro mal que alimenta o sistema e é alimentado por ele, que subtraem o seu povo de todo e qualquer benefício oriundo do verdadeiro conhecimento, oferecendo a pílula vermelha que faz imperar a imbecilidade.

Assim sendo, que nós educadores possamos oferecer muitas pílulas vermelhas para nossos alunos e eles possam aceitar e assim acabar de vez com essa Matrix a qual nos encontramos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×