27/06/2024

Educação e a Metáfora do Tigre, Leão e do Lobo

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

 

Existe um provérbio que diz “Leões e tigres são fortes, mas lobos não se apresentam em circos” e este provérbio nos remete ao poder de manipulação, persuasão e subjugação, ou seja, é justamente o que o sistema faz com seus cidadãos.

Assim sendo, durante nossa vida, poderemos ora assumir o papel do leão, do tigre e do lobo, mas vale ressaltar que os dois primeiros, são fortes e temidos pelos outros animais e até mesmo por nós humanos.

Ambos são vorazes predadores, dito isso, temos o tigre, como um animal solitário, um exímio predador e oportunista, tendo em sua cadeia alimentar diversos tipos de animais como peixes, pássaros, anfíbios, répteis e mamíferos.

Luis Garcia (2016)[1] elucida que o leão é um animal de porte grande, inteligente e tem como natureza um agir estratégico, já que necessita desta estratégia para fazer emboscadas.

Os dois animais são temidos por todos, em contrapartida, apesar dos temores, eles são apresentados em eventos atrativos como circos, mostrando que mesmo ferozes, se deixaram subjugar, perdendo sua sagacidade e se apresentando apenas como um “gatinho bem crescido”.

O lobo puro, é fiel as suas origens, e segundo Luis Garcia, ao ser capturado não se deixa domesticar, e caso ele seja capturado, lutará até a morte contra isso devido aos seus “princípios” em relação a sua alcateia.

Eles se respeitam, vivem em comunidade, protegem a alcateia, aprendem novas técnicas e ensinam.

Um fato curioso em relação as caças, é que o tigre tem apenas 10% das caçadas bem sucedidas, o Leão 25% e os lobos, a certeza que a caça já foi capturada, pois eles são considerados verdadeiros maratonistas e abatem presas bem maiores que eles.

Como corroborado por Ivan de Souza[2]  é raro lobos entrarem em perseguição e não conseguirem alcançar seus objetivos.

De acordo com o mundo educação[3], os lobos têm grade capacidade de comunicação e todos cuidam de todos, ou seja, eles são responsáveis pelo bem estar dos filhotes bem como dos debilitados.

Eles possuem características peculiares como inteligência, foça, e capacidade de planejar estratégias, intuição aguçada, liderança, lealdade, racionalidade, determinação dentre outras que o ser humano não conseguiu sobrejugar.

Assim sendo, que a educação mostre o lobo que existe em você, sem que se deixe docilizar, se tornar um alienado subalterno deste sistema corruptor, já que os leões e tigres ora temidos, hoje são meros “gatinhos” adestrados e medrosos ao som do chicote.

 

[1] https://www.linkedin.com/pulse/lobos-n%C3%A3o-trabalham-em-circos-mas-talvez-voc%C3%AA-seja-um-garcia/

[2] https://rockcontent.com/br/blog/teste-de-personalidade-animais-aguia-gato-lobo-ou-tubarao/

[3] https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/lobo.htm

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×