Educação e a Lanterna de Diógenes
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
A educação tem que desenvolver em seu educando todas as habilidades necessárias para a sua formação integral, e nessa transformação, está inserido também a autonomia intelectual e a busca constante do conhecimento libertador, aquele que não se limita às falácias e se abstrai de qualquer tipo de alienação, isso porque o conhecimento é a mola propulsora das transformações.
É por meio desta mesma educação que os educandos aprenderão a perceber as nuances das canalhices políticas como o filósofo Diógenes que nasceu entre 404/412 a. C. na Turquia, e morreu em 323 a. C. em Corinto, na Grécia[1].
Pense este mesmo Diógenes no Senado ou na Câmara dos Deputados, procurando por um político honesto.
Reza a história que Diógenes de Sinope, andava nas ruas em plena luz do dia com uma lanterna acesa a procura de um homem honesto, mas nunca encontrava.
Quando Diógenes buscava um homem honesto, ele procurava por integridade, autenticidade e virtude, e se analisarmos, adjetivos assim são exceções em nossos parlamentares, pois estes estão despidos de moral, ética e de tudo que possa humanizá-los.
Ao analisarmos a lanterna de Diógenes ela representará a busca pela verdade em meio à escuridão das aparências e da hipocrisia.
Um educando que tem desenvolvido em si o discernimento, não se deixa levar pelas aparências, pois ele é conhecedor de sua origem e tem consciência de classe, e sabe que apenas pessoas como ele são capazes de fazer algo para melhorar o contexto ao qual encontra-se inserido.
O fato é que o Congresso está completamente desmoralizado, representado pelos mais abjetos políticos e que nunca colocaram em pauta projetos que favoreçam a classe trabalhadora.
Ao analisarmos a atual conjuntura, existe na verdade uma falta de sintonia com a vontade do povo e os parlamentares atuam apenas em benefício próprio, legislando em causa própria.
Por isso se faz urgente trabalharmos de forma mais efetiva uma educação protagonista, para que nossos educandos fujam de qualquer forma de alienação e em concomitância, em época de eleições saiba procurar com sua lanterna homens honestos.
[1] https://metaforas.com.br/2018-12-01/a-lanterna-de-diogenes.htm