Educação e a Dor da Hipocrisia
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Este texto começará com as falas de Pitágoras que há mais de 4 séculos antes de Cristo já dizia “educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.
Pitágoras foi um filósofo e matemático e que acreditava muito no poder da educação, como muitos ainda acreditam, todavia, não basta acreditar, é preciso ação, coragem para fazer acontecer.
A educação tem um poder tão transformador que pessoas a usam de forma errônea para drenar este poder ou até mesmo esterilizar, como foi a tentativa da reforma do Ensino Médio que de forma sutil e hipócrita, desejou alienar ainda mais nossos jovens, subtraindo destes toda a capacidade de pensamento crítico.
Hoje por meio de lutas de quem realmente é educador, pode-se enxergar uma luz no fim do túnel, pois uma vitória oriunda do MEC (Ministério da Educação e Cultura) anunciou ampliação da carga horária, das disciplinas e redução dos itinerários formativos.
Interessante perceber que a nova reforma imposta pelo governo, contava apenas com 5 disciplinas obrigatórias e hoje, as disciplinas obrigatórias voltam a ser o que era antes, como Matemática, Português, Inglês ou Espanhol, Química, Física, Biologia, Artes, Sociologia, Filosofia, História, Geografia e Educação Física.
A educação pode ser usada como forma de emudecer o povo, pois lhe subtrai além da dignidade, toda forma de discernimento, gerando consequentemente uma multidão de imbecilizados, por meio de um processo de docilização, o que proporciona a uma geração de domesticados subalternos.
A hipocrisia entre os políticos que usam a educação como bandeira para se eleger, faz imperar a criminalidade, já que muitos jovens são aliciados pelo crime por falta de oportunidades que poderiam ser oferecidas por meio da educação.
É sabido que a educação não resolve todos os problemas da sociedade, entretanto, quando ela é oferecida pensando no melhor para a sociedade, faz com que uma criança educada se arme de livros porque sabe que nele está o verdadeiro Tesouro de Bresa e em sua mente não existe espaço para armas bélicas mesmo tendo sido favorecido por um governo inculto, perseguidor da ciência e da verdadeira educação a ponto de sucatear as principais Universidades Públicas aos quais se encontram grandes nichos de pessoas transformadoras.
Assim sendo, que hoje possamos desenvolver o discernimento em nossos alunos de forma que estes possam perceber a demagogia, a manipulação e até mesmo que os bandidos mais periculosos da sociedade usam terno e gravata e tem uma caneta como principal arma e que infelizmente ele está onde se encontra devido a uma tomada de decisão sem discernimento e isso pontua que a ignorância custa caro para a sociedade, assim já dizia Robert Orben ao afirmar que “se você acha a educação cara, experimente a ignorância.”.