03/07/2024

Educação Divergindo de Algumas Religiões

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

 

O mês de junho foi um mês com algumas controvérsias, principalmente por parte de um pastor que aconselhou seus “fieis” a não deixarem seus filhos irem para faculdade, pois para o pastor falastrão e enriquecido com dinheiro de seus fiéis, as “faculdades podem destruir a vida de jovens, por isso é melhor que eles vendam picolé na garagem”.

Para este pastor da Lagoinha, o conhecimento é demoníaco e ele corrompe quem o detém, sendo assim, ele complementa a fala acima questionando pra que se cria um filho e/ou filha? questionando “Para ela virar uma vagabunda? Ou você criou pra ela ser uma mulher santa, uma mulher digna, de família, cheia de Deus?”.

O triste que os fiéis presentes o aplaudiram como se ele tivesse dito a mais inquestionável verdade.

O interessante é o adágio que diz faça o que eu falo mas não faça o que eu faço, pois dias depois, este mesmo pastor estava passeando com dinheiro de seus fiéis, claro, em uma das universidades mais renomadas que é a de Harvard, nos Estados Unidos, na companhia de seus herdeiros, no último domingo.

O Brasil está cheio de falsos profetas, pastores que pregam em nome de Deus, levam seus fieis a mais pura imbecilidade para poderem continuar usufruindo de seus dízimos.

Estes representantes religiosos são tão asquerosos que pregam a culpa e o medo para que possam dominar e ter o total controle de suas “ovelhas”, como diz a máxima do estoicismo quando afirma que “durante toda a vida a ovelha temeu o lobo, mas no final foi o pastor quem a comeu”.

São religiosos hipócritas, verdadeiros sanguessugas quando se trata de usar a religião como dominação e controle.

O problema que seus fieis são em sua maioria pessoas humildes e/ou carentes de atenção e geralmente com um baixo poder de discernimento, embora em raros casos, alguns podem até ter boa escolaridade, mas não passam de simples imbecil que se deixam manipular por alguém de caráter questionável e de má índole.

Observe as falas de alguns pastores e seus poderes de manipulação e senso de persuasão, que só funcionam bem quando seus fiéis não têm discernimento, o que é conquistado por meio da educação.

Sendo assim, pode-se perceber que a educação anda na contramão de certas religiões e principalmente de certos pastores que fomenta a imbecilidade de seus fieis para continuarem roubando os dízimos que são dados por medo e busca frequente de uma remissão de pecado que se quer foi cometido por estes fieis, mas a dominação e controle o fazem sentir-se sempre culpados.

Isso porque a educação trabalha no aluno a liberdade que tem como viés o livre arbítrio e autoconhecimento, levando-o a lucidez, descortinando assim o véu da ignorância colocada por algumas religiões como forma de manipulação.

O Discernimento é alcançado por meio do conhecimento que para o tal pastor da Lagoinha é algo demoníaco, por levar seus fiéis a um protagonismo cognoscente, o que implica em fazer com eles saiam da inércia em que se encontram.

Se fizermos uma viagem no tempo, veremos que a religião em sua maior parte do tempo, perseguiu e anulou a ciência, matou quem pensasse diferente, corrompeu, espalhou mentiras e é justamente o que estes religiosos têm pregado para seus fiéis.

Pensando nestes pastores, podemos realmente ratificar as falas de Marx quando afirmou que “A religião é o ópio do povo.”, já que ela prega que o conhecimento é perigoso sabendo que este conhecimento tirará o seu fiel do estado de manipulação, fazendo-o passar para o estado de protagonismo, já que o conhecimento instiga a busca de mais conhecimento, como é afirmado por min no livro Educação e a não Neutralidade, publicado pela Ícone em 2024.

Dito isso, que possamos trabalhar o discernimento em nossos alunos para que estes sejam as verdadeiras ovelhas desgarradas a temerem mais seus pastores que os lobos.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×