Educação: Diferenças entre Desemprego e Vulnerabilidade Social
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Como é compensador a ignorância dos fatos e o total desconhecimento das coisas, em contrapartida, a dor do conhecimento é atroz, já que explicita que a miséria das pessoas é algo arquitetável e até mesmo ideológica, por parte dos políticos que são eleitos pelo próprio povo, como demonstrado na rejeição por parte dos deputados quanto a Medida Provisória (MPV) 1303/2025 que propunha a criação de um imposto sobre grandes fortunas[1].
É desumano por parte destes parlamentares o descaso com o povo, isso tudo porque eles não querem reduzir as desigualdades sociais, visto que são elas que dão votos[2], isso porque eles usam da demagogia para ludibriar seus eleitores “ignorantes”, afinal das contas, é a ignorância que mantém o povo na inércia da imbecilidade.
O povo precisa conhecer o seu passado para não se deixar levar pelo esquecimento, e a história mostra que desde a chegada dos portugueses para explorar nossa terra, roubar nossas riquezas eles tiveram que aniquilar nossos nativos, visto que em apenas um século após a chegada dos portugueses, a população nativa chegou a ser dizimada em 90%, segundo algumas estimativas.
Observe que a nossa política sempre foi formada pela escória, já que os “bandeirantes desbravadores” não passavam de ladrões, assassinos, estupradores, com ações voltadas por apresamento e escravização de indígenas; violência extrema (matando e escravizando, existem relatos de estupros e outras formas de violência contra as populações nativas); destruição de quilombos como também despovoamento e genocídio, e tudo isso, para ascensão social e busca de riqueza.
Observe bem a história e veja nossos parlamentares. Busque o histórico de uma maioria que refutou a emenda que taxa os super ricos e verá caso de noiva assassinada mas que foi alegado suicídio, de parlamentar que dirigiu embriagado atropelando e matando idosa, parlamentar preso por posse de drogas, parlamentar que direcionou milhões para o município em que seu tio é prefeito cujo primo é pego transportando drogas, parlamentares que enriqueceram de forma ilícita, enfim, é uma herança maldita de nossos colonizadores e um preço a ser pago pela ignorância de seu povo.
É visto que o conhecimento é a pedra angular para o discernimento e é este que te fará perceber a conjuntura política e como nela intervir.
É ele que te faz perceber diferenças entre desemprego e vulnerabilidade social, apesar de termos apenas 6,8 milhões de desempregados, ainda temos segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) 20,6 milhões de famílias em situação de extrema pobreza, segundo critérios do Bolsa Família.
Só conseguiremos reduzir as diferenças sociais se rompermos as correntes do passado e isso será feito estudando as ações dos parlamentares despidos de ética e qualquer tipo de humanidade.
Assim sendo, que a educação possa realmente ser a mola propulsora de mudanças e transformações, começando pela consciência política de seus educandos.