24/07/2017

Educação de Jovens e Adultos e as Dificuldades de Aprendizagem Na (EJA)

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA (EJA)
Cleudilene de Araújo Santos
Tutor Externo: Rafael de Azevedo Melo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia – PED 0849-Trabalho de Graduação
20/02/2017
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar e verificar as dificuldades enfrentadas pelos os alunos da (EJA) em uma Escola Estadual do Município de Presidente Figueiredo/AM, A pesquisa esta fundamentada nos conceitos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e nos autores como; FREIRE,(19960), ROJO ROXANE (2009), e entre outros autores, A educação de jovens e Adultos é o estudo da aprendizagem dos jovens e adultos, que por mais de diversos motivos levaram a desistência escolar, e por conta das exigências do mercado de trabalho fez com que essas pessoas voltassem para a sala de aula. Para a realização desta pesquisa iniciamos os estudos teóricos acerca da Educação de Jovens e Adultos, em seguida visitamos uma Instituição escolar/Escola Estadual Presidente Figueiredo, Através da pesquisa qualitativa realizada na instituição pôde-se adquiri conhecimento sobre o campo pesquisado, Ao longo das observações e análises das realidades pesquisadas, verificamos que o mundo dos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação e muito complexo, são várias as situações e razões pelas quais estes alunos abandonaram os seus estudos, e que depois de certa idade eles estão voltando para concluir seus estudos, sabe-se que são pessoas que tem uma certa dificuldades para chegar ate a escola, e que por qualquer motivos eles abandonam a escola.
Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem. EJA
1 INTRODUÇÃO
Este Projeto e Ensino em Educação têm como finalidade por meio de pesquisa analisar quais as Dificuldades de Aprendizagem no ensino da (EJA), Como se dá este ensino aprendizagem, se existe projetos para apoiar estes alunos, que de alguma forma não puderam concluíram seus estudos na idade certa. Apontar as dificuldades de aprendizagem encontradas pelos alunos na modalidade (EJA), pesquisar como é aplicado o processo de aprendizagem, e verificar que métodos os professores utilizam para
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aquisição desta aprendizagem, esses são alguns dos objetivos que esta pesquisa pretende alcançar.
Para que este Projeto fosse construído foi elaborada a pesquisa documental, observação na escola concedente da pesquisa, foi elaborada questionário para que os sujeitos pesquisados respondesse as questões que foram destinadas para eles, ou seja, por meio de documentos e fundamentada em autores, como, BRASIL, FORUM (EJA), ANZORENA, BENEVENUTTI, FREIRE, ROJO ROXANE esses são alguns autores que foram citados como fundamentos que contribuiu para este trabalho acadêmico.
Este trabalho foi elaborado de forma a atender algumas dúvidas sobre a (EJA), e com isso facilitar o conhecimento sobre o assunto aqui exposto. É de conhecimento, que no Brasil o analfabetismo ainda não foi erradicado ficando, portanto, o governo com o dever e obrigação de prover o ensino básico gratuito, o dever da população e absorver os recursos oferecidos.
De acordo com BRASIL, 1996, o artigo 208 da Constituição de 1988 ela é bem clara no que se refere a (EJA) e diz: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive, oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”. Ou seja, é um direito garantido pela lei maior do país, que é a constituição brasileira, o aluno jovem e adulto precisa ser alfabetizado principalmente nos dias de hoje, pois nos dias de hoje são muitas as exigências no que se refere o estudo. Este projeto está baseado em pesquisa feita em uma escola estadual, em livros, artigos.
2. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EJA
2.1 O tema exposto
O tema exposto é EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA (EJA) a qual pesquisa é baseada em documentos referentes como adquirem o conhecimento de jovens e adultos, quais as dificuldades, como eles adquirem o conhecimento, sendo que estão nos anos escolares diferentes da idade, a relação dos praticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos. Para isso tem-se como base a fundamentação no documento da LDB lei 9394/96 que diz:
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Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram Acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade Própria. § 1o Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, Que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais. Apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, Condições de vida de trabalho, mediante cursos e exames. § 2o O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do Trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. (BRASIL, 2005)
A (EJA) Educação de Jovens e Adultos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei 9.394/96 é uma modalidade de ensino, que visa oportunizar a formação escolar para aqueles que não tiveram acesso ou não pôde concluir o ensino fundamental ou médio nas idades apropriadas.
Surge como uma ação de estímulo aos jovens e adultos, proporcionando seu regresso à sala de aula. Esta modalidade respeita às características desse alunado, dando oportunidades educacionais adequadas em relação a seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames próprios.
A Educação de Jovens e Adultos é definida pelo artigo 37 da LDB (lei n. 9.394/96) como a modalidade de ensino que “será destinada àqueles que não tiveram acesso ou à continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.”
Tal política vem sendo incentivada pelo poder público, que abrangeu, além do ensino fundamental, o ensino médio, adequando esta modalidade de ensino às características dos jovens e adultos brasileiros.
Vale ressaltar que embora as iniciativas políticas voltadas para essa modalidade seja antiga, somente em 1996 ocorre a aprovação para integrar a Educação de Jovens e Adultos na LDB.
A Educação de Jovens e Adultos, conforme registrado em Brasil (2006) passou a ser reconhecida como modalidade específica da educação básica, no conjunto das políticas educacionais brasileiras, e o país passaram a garantir o direito à educação gratuita não só aos que se acham na denominada idade próprias, mas também aqueles que pelas mais diversas circunstâncias não usufruíram deste direito antes de chegarem à vida adulta.
(2012, p. 36)
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o
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acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), em seu artigo 37º § 1º diz:
Sabe-se que o acesso ao ensino escolar é direito de todos, embora que por algum motivo essas pessoas não puderam estudar nos anos referentes à idade própria, mais todos eles tem o direito ao estudo e assim concluí-los, embora que esteja atrasado, pois nunca e tarde para conquistar algo que se deseja.
A educação e uma prática da liberdade que se diferencia da simples transmissão de informações e, vem no sentido de produzir um senso crítico que leve o sujeito a entender, e reivindicar e, se transformar e ter uma visão de mundo diferente da época em não tinha adquirido o conhecimento.
Além disso, a educação libertadora e resulta na consciência do aluno sobre o mundo em que vive.
Art. 1º . A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida Familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos. Movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.§1º Esta Lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por. Meio do ensino, em instituições culturais.§2º A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social..Art. 2º . A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e Nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do Educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (LEI Nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996).
A educação prepara o cidadão para o mundo do trabalho, ou seja, através da educação o cidadão abre os olhos para o mundo em relação a direitos e dever conhece o mundo com outros olhos.
De acordo com BRASIL 1996, o artigo 208 da Constituição de 1988 deixa clara no que se refere a (EJA) e diz: “O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: I – ensino fundamental obrigatório e gratuito, assegurada inclusive, oferta gratuita para todos os que a ele não tiveram acesso na idade própria”. Ou seja, é um direito garantido pela lei maior do país, que é a constituição brasileira, o aluno jovem e adulto precisa ser alfabetizado principalmente nos dias de hoje, pois a pessoa sem essa aprendizagem é como se estivesse cega, e adquirindo conhecimento a visão se abre para o mundo.
São Muitos os fatores que levam a evasão escolar, por exemplo: começar a trabalhar cedo para ajudar na renda familiar, ajudar a família a cuidar dos irmãos mais
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novos, por casar muito cedo, gravidez precoce ou até mesmo as dificuldades de acesso a escola, são inúmeras as dificuldades que levam a evasão escolar.
Assim como existem vários motivos para voltar a estudar o principal é a realização pessoal que está ligada aos sonhos de poder compreender o mundo através da leitura e escrita, poder participar como cidadão das mudanças ao seu redor, têm também outros objetivos como: promoção na empresa, continuar no seu emprego e para concluir seus estudos, fazer curso técnico, e ate mesmo chegar a cursar uma faculdade. Os alunos da (EJA) não são desprovidos de inteligência, pelo contrário, eles possuem potencial, basta ser estimulados.
Educar jovens e adultos, em última instancia, não se restringe somente a tratar de conteúdos intelectuais, mas implica lidar com valores, com formas de respeitar e reconhecer as diferenças e os iguais. E isto se faz desde o lugar que passam a ocupar nas politicas publicas, como sujeitos de direitos. Nenhuma aprendizagem, portanto, pode se fazer destituída do sentido ético, humano e solidário que justifica a condição de seres humanizados, providos de inteligência [...]. (PAIVA, 2005, p.202-203).
Como afirma ( PAIVA), os seres humanos são providos de conhecimentos e são capazes de aprender, mais merecer um olhar diferenciado no sentido do professor saber lidar com esse publico que depois de uma certa idade resolve estudar.
As situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias e se pautará pelo a resolução nº 1, de 5 de julho de 2000, do Conselho Nacional de educação (CNE) – que estabelece As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a oferta dessa modalidade de ensino deve considerar
Princípios de equidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais e na proposição de um modelo pedagógico próprio, de modo a assegurar: I. Quanto à equidade, a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um patamar igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação; II. Quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores; III. Quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. (art. 5º)
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O que fazer para mudar um quadro que já vem desde tempos atrás e, que por mais que se fale de erradicação do analfabetismo ainda vemos pessoas longe das salas de aula, isso é um caso muito sério, pois nos dias de hoje o ensino é fundamental para que o individue consiga um emprego seja em qualquer área de trabalho. De acordo com a . (UNESCO, 2000).
A EJA representa uma possibilidade de efetivar um caminho de desenvolvimento a todas as pessoas, de todas as idades, permitindo que jovens e adultos atualizem seus conhecimentos, mostrem habilidades, troquem experiências e tenham acesso a novas formas de trabalho e cultura. (UNESCO, 2000).
Esse publica que procuram essa modalidade de ensino Educação de Jovens Adultos porque quer de alguma forma concluir o ensino e adquiri conhecimentos bem como tomar posse da leitura e escrita.
É comum que haja evasão na (EJA), eles passam por vários contratempos na sala de aula, pois são pessoas que precisam ser alfabetizadas, mas, são adultos com seus compromissos, aumentando assim as suas dificuldades na aprendizagem.
Sabendo dessa realidade a (EJA) tem por conceito no processo de aprendizagem a autoimagem, autoestima, afetividade, bom planejamento, linguagem simples e adaptações de aulas para alcançar êxito nos seus cognitivos.
A modalidade (EJA ) é um assunto que é bastante discutido, pois com a série certa na idade certa, muitas escolas não querem acolher os alunos “atrasados” no ano letivo por acharem que serão prejudicadas no que diz respeito ao prestígio que pode ganhar pelos alunos fazerem parte do padrão exigido pelo (MEC).
Como concluir os estudos nos dias de hoje, se muitas vezes as pessoas preferem outros afazeres em vez da aprendizagem. Mais perante a resolução nº 1, de 5 de julho de 2000, do Conselho Nacional de educação (CNE) – que estabelece As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, a oferta dessa modalidade de ensino deve considerar: a lei como diz o (art. 5º)
II. Quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito d II. Quanto à diferença, a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores; III. Quanto à proporcionalidade, a disposição e alocação adequadas dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas
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pedagógicas assegurem aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica. (art. 5º)
Existem alguns programas que atendem os jovens e adultos como PROEJA Programa nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, PROJOVEM (Programa Nacional de Inclusão do Jovem), PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO, os quais surgiram para atender essa clientela de alunos.
A educação na (EJA) precisa ser administrada com bastante cuidado, pois o educador necessita estimular o aluno para que ele consiga perseverar nos seus estudos, dando a eles o apoio necessário para que permaneça na escola.
[...], com relação a aprender, é um processo que pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador. O que quero dizer é o seguinte: quanto mais criticamente se exerça a capacidade de aprender tanto mais se constrói e desenvolve o que venho chamando “curiosidade epistemológica”, sem a qual não alcançamos o conhecimento cabal do objeto. (FREIRE, 1996, p.24-25).
O professor da (EJA) possui uma responsabilidade grandiosa, pois, terá que ministrar aulas instigantes e estimulantes, caso contrário não consegue êxodo na sala de aula.
Haverá necessidade, pois, de proceder de maneira que o aluno sinta que está aprendendo e que pode aprender, desde as primeiras lições. Se, no decorrer das duas primeiras semanas, não chegar a aprender nada, dificilmente voltará ele ás aulas. Vossa responsabilidade está assim em jogo: vossa responsabilidade de professor e, sobretudo, de pessoa que se dispõe a cooperar nesta grande obra humana e patriótica, que é a vossa campanha( FÓRUM EJA, CEAA,2011).
Umas das principais funções do professor ( EJA), é fazer com que seus alunos não desistam, dar sempre o seu apoio , e fazer com que eles se sintam capazes. São vários movimentos à favor da educação da (EJA ) que aconteceram no decorrer dos anos, tudo a favor para que essas pessoas que tiveram a oportunidade de estudar.
Existem algumas leis voltadas a (EJA), como, a Constituição Brasileira que é a lei maior do nosso País, como, a LDB (lei n. 9.394/96) da Diretrizes e Bases da Educação . Para que haja a aprendizagem na (EJA) é necessário que os professores sejam capacitados para exercer essa modalidade.
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De acordo com PAULO FREIRE Tanto educando como o educador desenvolve praticas no sentido ter sua liberdade ou, ser livres para se expressar em qualquer ocasião através de sua consciência de mundo.
Uma pedagogia que elimina pela raiz as relações autoritárias, onde não há “escola” nem “professor”, mas círculos de cultura e um coordenador cuja tarefa essencial é o diálogo. Os políticos exerceram no essencial uma política autoritária de manipulação. O educador, cujo campo fundamental de reflexão é a consciência do mundo, criou, não obstante, uma pedagogia voltada para a prática histórica real. ( PAULO FREIRE, Pg; 26. 1967)
Através da pedagogia de Paulo Freire vem para conscientizar o cidadão de que ele também pode ser critico e ter autonomia através do dialogo. Um cidadão reflexivo e consciente do que se esta se passando no mundo.
Como se pode observar a educação de jovens e adultos é uma prática que merece um olhar diferenciado, onde a dignidade ande lado a lado com a aprendizagem, e assim se construa pessoas que vivam com mais saber educacional e com isso melhore sua qualidade de vida.
Muitas pessoas optam por não continuar o ensino por falta de coragem, muito tem receio de esta na sala de aula achando que já passou do tempo de estudar, se rendem ao desanimo achando que estão “velhas” demais para estudar e com isso acabam se prejudicando.
Não sabem eles de que, ao adquirir o saber da leitura, o homem se torna capaz de decifrar e decodificar os códigos escritos e, consequentemente, construir seu próprio pensamento. Adquire-se esse saber na escola, porém, o ato de ler acompanha o indivíduo ao longo da sua existência na escola e fora dela.
Sabe-se que nos dias de hoje, os alunos das séries iniciais sofrem com a deficiência de leitura por não consegui tomar posse desse conhecimento durante o início do período escolar.
Dessa forma eles acabam sendo prejudicada, a ponta de não terem esse conhecimento de que a leitura e importante nessa fase do ensino. Considera-se o caminho mais curto para adquirir conhecimento, através do hábito da leitura, esse habita tem que ser despertado pelo o professor.
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Nos últimos anos o hábito da leitura ficou de lado e foi sendo substituídos pela a televisão, computadores, videogame entre outros. A leitura tem grande importância na trajetória escolar de uma criança, ela contribui para o aprendizado dos mesmos, e para o bom funcionamento do cérebro.
Sabe-se que a leitura é um habito bem antigo, e considerado chato, mais e uma porta do conhecimento, ou seja, sem a leitura a vida seria obscura, mais a leitura tem sido deixada de lado nos últimos anos. A criança e considerada um ser de moldar, isso só depende de quem vai passar essa educação, ou seja, do professor.
Perceber essa deficiência de leitura na sala de aula, por parte dos alunos ao fazer estagio supervisionado em determinadas escolas. Pois muitos dos alunos não sabem ler e nem escrever, isso e muito ruim para eles. Pois quando chegarem a faculdades vai ter muita dificuldade, e não vão conseguir acompanhar a jornada de estudos.
Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; (LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996).
As Diretrizes e bases da educação deixa claro que na fase do ensino fundamental se faz necessário à escrita e leitura da criança.
Muitas das vezes o professor deixa a desejar, por essa parte de não ter a didática voltada para o aluno, ou seja, o cuidado para que esses alunos tomem posse desse conhecimento. Bem como dar o incentivo aos alunos para que ele não saia prejudicado em relação ao ensino fundamental e médio.
Muitas das vezes o professor põe muitos textos no quadro e manda os alunos só copiar, sem dar nenhuma explicação, ou seja, ainda existe aquele professo que não adapta novos métodos de ensino para que seus alunos consiga adquirir conhecimento.
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Pode se perceber esse fato nas escolas publicas e onde encontramos esse publico que estão todos os dias nas cadeiras das escolas, mais que continuam prejudicados em relação ao aprendizado, pois são aluno que já está cursando o quarto ano do ensino fundamental e ainda não foram alfabetizados.
Isso não bom para o aluno, a crianças nesta fase do ensino fundamental, se faz necessário que ela já consiga ler escrever algumas palavras sem que, esteja copiando do quadro, ou de algum outro local.
3. MATERIAL E MÉTODOS
3.1 Procedimentos da Pesquisa acerca da Educação de Jovens e Adultos.
Os Métodos de Procedimento constituem-se através das etapas concretas da investigação, com o objetivo específico em termos de explicação dos fenômenos, sendo menos abstratos. Pressupõem uma atitude concreta em relação ao fenômeno que estão limitadas a um domínio particular relacionado com as etapas do trabalho.
De acordo com Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas, (2013, pg. 26), Métodos de procedimento, também chamados de específicos ou discretos, estão relacionados com os procedimentos técnicos a serem seguidos pelo pesquisador dentro de determinada área de conhecimento.
Para a realização desta pesquisa, iniciamos os estudos teóricos acerca da Educação de Jovens e Adultos, em seguida visitamos uma Instituição escolar para solicitarmos a permissão para realizarmos a pesquisa.
E nesta mesma escola foi feito a observação na área relacionada a Educação de Jovens e Adultos, para coleta de dados foi entregue dois questionários, o primeiro foi para a professora da (EJA), e o segundo para a secretaria da escola, o objetivo dos questionários foi colher informações sobre a Educação de Jovens e Adultos.
A escola pesquisada atende as etapas de ensino na Modalidade (EJA) no período noturno, este ano de 2017 a escola está trabalhando com 4 turmas da (EJA), somando o total de aluno 96 alunos.
O método utilizado neste trabalho foi a observação e questionário e o relato escrito
Onde levaram em conta as experiências dos envolvidos como a professora da (EJA) em sala de aula. Por fim, analisamos os dados colhidos nos relatos escritos, a seguir,
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apresentaremos os resultados e iniciaremos as discussões acerca dos achados desta pesquisa.
Segundo Gil (2007, p. 17), pesquisa é definida como o (...) procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa desenvolve-se por um processo constituído de várias fases, desde a formulação do problema até a apresentação e discussão dos resultados.
3.2. Abordagem da Pesquisa
A pesquisa abordada, e a Pesquisa Qualitativa, onde buscou se estabelecer em comparação entre a visão temática e a pratica, essa forma de pesquisa permite analisar o estudo da (EJA) dentro da instituição escolar. A pesquisa qualitativa e um método de investigação cientificam que se focam no caráter subjetivo analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais.
A pesquisa Qualitativa para MINAYO (2003, p.16-18) e o caminho do pensamento a ser seguido. Ocupa um lugar central na teoria e trata-se basicamente do conjunto de técnicas a ser adotada para construir uma realidade. A pesquisa e assim, a atividade básica da ciência na sua construção da realidade. A pesquisa Qualitativa, no entanto trata se de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade.
3.3 Formas de Pesquisa.
As formas de pesquisa são, Descritiva e Exploratória; Segundo GIL (2008) A PESQUISA Descritiva descreve as características de determinadas populações ou fenômenos. Uma de suas popularidades está na utilização de técnicas padronizadas da coleta de dados, tais como o Questionário e Observação.
Ainda GIL (2008) afirma que a pesquisa Exploratória permite uma maior familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado, visto que este ainda e pouco conhecido, pouco explorado.
3.4 Técnicas e Instrumentos de Pesquisa.
Neste trabalho, utilizou-se a observação, Análise documental, Questionário, sendo constituída a partir da pesquisa realizada na escola com a professora da (EJA).
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A Observação se deu em uma escola Estadual da Cidade de Presidente Figueiredo, aconteceu no período de dois dias, sendo direcionada a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, foi observado o perfil dos alunos, como eles chegam ate a escola, e a dificuldades enfrentadas pelos alunos. Segundo BARREIRO (2006, p.92) a observação serve para compreender a pratica.
As analises foram feitas em documentos da escola como (PPP), PLANO DE ACAO, e entre outros artigos, livros e documentos que amparam essa modalidade de ensino como as Diretrizes e Base da Educação (LEI N. 9.394/96) e as demais fontes de pesquisas.
Questionário foi elaborado para duas pessoas sendo 5 para cada uma delas, sendo elas a Secretaria da escola e a Professora da (EJA). Os questionários foram elaborados de forma a atender a curiosidade do pesquisador. Esses questionários foram entregues aos sujeitos da pesquisa para que eles devolvessem no dia seguinte com as devidas respostas.
3.5 Fases da Pesquisa.
1ª fase – fundamentou-se em fontes bibliográficas; ou seja, os dados foram obtidos, a partir de fontes escritas e da observação e coleta de dados na escola concedente.
2ª fase – Campo a pesquisa foi realizada em uma escola estadual na cidade de presidente Figueiredo.
3ª fase - Aplicação das técnicas utilizou-se a observação e quartanário, que foi elaborado e entregue para o professor da (EJA), e Secretaria da escola, na data combinada receber de volta com as devidas respostas.
4ª fase - Análise e interpretação dos dados qualitativos, a pesquisa quantitativa que tem como objetivo principal, interpretar os fenômenos observados. Seu objetivo é; a observação, a descrição, a compreensão, e o significado.
3.6 Caracterizações dos sujeitos da pesquisa.
O Sujeito de pesquisa foi dois, Professor e a Secretaria da escola pesquisada. Eles foram escolhidos por atuar na área que foi destinada a pesquisa, e por ter conhecimento em relação ao assunto abordado.
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3.7 Descrições do local da pesquisa.
O local escolhido para realização do estagio da pesquisa foi a Escola Estadual Presidente Figueiredo, Endereço: Rua Vitória Régia Numero 300 - Bairro Aída Mendonça, Cidade Pres. Figueiredo – AM/CEP 69735-000.
4- ESTRUTURAS FISICA DA ESCOLA
4.1 Ambientes físicos
A escola Estadual Presidente Figueiredo dispõe de 12 salas de aulas utilizadas, Sala de diretoria, Sala de professores, Laboratório de informática, Laboratório de ciências, Sala de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Quadra de esportes coberta, Alimentação escolar para os alunos, Cozinha, Biblioteca, Banheiro dentro do prédio, Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, Sala de secretaria, Refeitório, Pátio coberto Área verde.
4.2 Equipamentos.
Computadores administrativos, Computadores para alunos, TV, Copiadora Equipamento de som, Impressora, Equipamentos de multimídia, TV, DVD, Antena parabólica, Impressora, Aparelho de som, Projetor multimídia (datashow) Fax, Câmera fotográfica/filmadora.
4.3 Infraestruturas da escola
A escola dispõe, Água filtrada, Água de poço artesiano, Energia da rede pública, Fossa, Lixo destinado à coleta periódica, Acesso à Internet, Banda larga, e telefone fixo.
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4.4 Profissionais.
Atuam na escola 56 funcionários ao todo, sendo dois merendeiros, dois serviços gerais, uma secretaria, um auxiliar administrativo, um Gestor, uma Pedagoga, 48 professores.
5. ANALISE DA REALIDADE DA ESCOLA
5.1 Analise da escola
A necessidade de conhecer o espaço escolar, e processo de gestão e, ensino da (EJA), e importante saber a opinião das pessoas que atuam no cotidiano da escola, e conhecer seu dia-dia dentro da instituição.
Através do estagio supervisionado pôde-se adquiri conhecimento na área da gestão através da vivencia destinada há esta 8 horas ao lado do gestor e do pedagogo no período do estagio, e dos demais individuo que estão diariamente neste espaço.
Nesse sentido, fomos levados a pesquisar e analisar as questões que tangem o embate da realidade escolar no que se refere a Educação de Jovens e Adultos dentro da instituição concedente. Na escola foi feito a observação do gestor e da pedagoga, após finalizar o estagio com gestor e pedagogo, foi elaborado um questionário para o professor de a (EJA) responder em relação aos alunos da Educação de Jovens e Adultos para qual ministra aula.
As atividades exercidas no estagio supervisionado; primeiro foi apresentar na escola fazer a entrega da carta de apresentação, depois fui apresentada pelo o Gestor para a pedagoga da instituição, onde foi combinado o inicio do estagio.
No dia seguinte iniciou-se o estagio supervisionado com o gestor da escola concedente, sendo dois dias observação da rotina do Gestor da escola, e em seguida os outros dois dias com a pedagoga , pois o foco foi conhecer a rotina dos mesmos dentro da instituição escolar.
O que foi observado na rotina do gestor durante o estagio, foi que ele não ficou nenhum momento na sala da gestão, pois as 8 horas que foi destinada a ficar ao lado do gestor, não foi possível realizar, o mesmo, ficou em sala de aula substituindo tempos de aulas quando os professores faltavam.
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O gestor e formado em Matemática, tem mestrado, mais o que pude observar durante o estagio supervisionada, foi que o mesmo ministrou aulas em varias salas de aulas, chegou a ministrar ate aulas de inglês, sendo que não tem formação em inglês.
O mesmo afirmou que o seu trabalho e dedicado a escola, e que não suporta ver os alunos saírem de suas casas para vim a escola estudar, e quando chegar na sala de aula, serem dispensados por falta de professores. E por esse motivo ele faz o que esta dentro do seu alcance, para que esses alunos não fiquem sem aulas.
Em seguida iniciou o estagio com a Pedagoga, pois o foco foi para conhecer a rotina da mesma, durante esse período foi observado o (PPP) e Plano de ensino. O (PPP) estava na fase de atualização, a pedagoga estava atualizando, a mesma estava incluindo os projetos dos professores, ela estava fazendo alguns acertos.
De acordo com a pedagoga para construir um (PPP), demora bastante, pois era só ela que estava construindo, ela afirmou que o mesmo estava desatualizado desde 2015, ela informou que estava com duas semanas de trabalho na escola concedente do estagio.
De acordo com a mesma, ela passou no concurso da (SEDUC), e que foi chamada recente para assumir a vaga de pedagogo, e por esse motivo estava com pouco tempo de trabalho na instituição, e no momento ela estava na faze de atualização de todos os documentos necessários da escola, que estavam desatualizados.
A mesma e formada em pedagogia, Turismo, pós-graduada em Gestão e supervisão, em orientação escolar. Ela também e professora do ensino fundamental em uma escola municipal no período matutino, e no período noturno, trabalha como pedagoga da Escola Estadual Presidente Figueiredo. Durante o estagio foi observado a sua rotina, onde atuei junto com ela durante as 8 horas que foram destinadas a esta com a pedagoga.
No decorrer do estagio foi realizados varias atividades junto com a pedagoga, as tarefas que foram exercidas durante esse período foi, visitar as salas de aulas, observar aqueles alunos que vem para escola mais que, querem ficar na quadra de esporte jogando bola, e outros que vem para escola mais que querem ficar fora da sala de aula sentada nos bancos.
Segundo a pedagoga, ela afirma que faz o possível para que isso não aconteça, e que seu dever e zelar pelos aqueles que ali estão, e por isso fica de olho, pois tem muitos alunos que realmente vem para escola em busca de aprendizagem, mais tem outros que
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não estão muito interessados em estudos, e que muita das vezes vem porque as pias exigem deles.
No período do estagio, foi observado que ela também auxilia os professores no que precisar, com escolhas de conteúdos e com diários de alunos. Atuei com ela na distribuição dos livros que foram entregue aos alunos do ensino médio, contribui também na entrega de kits escolar para os alunos da (EJA), sendo os kits, lápis de cor pincel, cola, canetas, livros didáticos etc.
Na verificação dos documentos da escola, Tive acesso o Plano de ação que já estava pronto, e fiz uma breve leitura das ações contida no plano de ensino, um desses intens. e;
• A reunião para elaboração das atividades que envolvem as pratica e desempenho da escola;
• Encontros para elaboração dos planos de ações;
• Encontro do Planejamento mensal;
• Elaboração de Planejamento anual;
• Elaboração de regimento escolar;
• Implementação de rotina Pedagógica;
• Participação de reuniões de Pais e mestres;
• Orientação e acompanhamento dos diários de classes.
Ao terminar o estagio com gestor e pedagogo, foi elaborado um questionário direcionado o professor da (EJA), e através desse questionário adquiri informações reais sobre essa modalidade, e através do dialogo com a professora, a mesma afirma que o publico são aluno desmotivados, e que por qualquer motivo eles desistem, se surgir alguma dificuldades como, por exemplo; conteúdos em que eles não conseguem pegar rápido, logo querem desistir das aulas.
De acordo com a professora, os desafios e grande por ter que lidar com esses publica da (EJA), mais que procura trabalhar de maneira afetiva sempre incentivando os mesmos para que eles não desistam dos seus estudos.
A professora afirma que tem muito cuidado com esses alunos, cuidados com os conteúdos que são repassados para esses publico, e procura trata-los com muito afeto para que eles se sintam bem e se sintam capazes de realizar diversas às atividades e construir seu próprio conhecimento.
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5.3 Análises do Questionário Direcionado ao Professor e Secretaria da Escola
Foi aplicado um questionário com cinco perguntas direcionado a uma professora que atuam com a (EJA), em seguida foi aplicado o segundo questionário com a secretaria da escola concedente do estagio supervisionado, solicitando que a mesma respondesse ao questionário. Esta pesquisa objetiva a busca de melhor a respeito da Educação de Jovens e Adulto onde foi feito as seguintes questão para a professora da Educação de Jovens e Adultos; Campos a seres avaliados: Professor da (EJA): Qual a maior dificuldade encontrada pelo o professor da (EJA)? Encontramos muitas dificuldades, pois não somos preparados para ministrar aulas nessa modalidade, deveríamos ter mais apoio no sentido de qualificação profissional, ou seja, uma formação acadêmica de qualidade, ou uma especialização nesta área, pois muitos professores trabalham com a (EJA) mais não tem nenhuma qualificação especifica na área, por exemplo; eu sou formada em português não tenho qualificação especifica para trabalhar com essa modalidade, assim como os demais colegas que ministram aulas na (EJA).
No teu ponto de vista, qual o grau de dificuldade dos alunos da (EJA)? Comente Na escola Presidente Figueiredo as maiores dificuldade enfrentadas por esses alunos, são a distancia, pois muitos moram nas comunidades distantes e dificulta o acesso a escola, muitos deles tem que caminhar bastante para chegar até a BR-174 para pegar o transporte escolar, além do cansaço do trabalho do dia-dia das pessoas que moram nas comunidades os mesmo tem que quiser forte para conseguir concluir seus estudos. Muito deles não consegue desiste dos estudos. O que a (EJA) (Educação de Jovens e Adultos) representa? Comente (EJA) é uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma melhor chance para essas pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o ensino fundamental e/ou o médio na idade apropriada. Quais a melhor forma de ensinar os alunos da (EJA) ? Comente
Eu procuro trabalhar com meus alunos sempre usando o cotidiano deles, pois para trabalhar com esse publico temos que abordar assuntos relacionados ao seu cotidiano, ou seja, coisas que eles já tenham conhecimento, mesmo não sendo pessoas estudadas, mais cada um já têm de alguma forma o seu conhecimento adquirido ao longo da vivencia. Dessa forma eu consigo envolver os mesmos na sala de aula. Eu sempre realizo oficinas na escola, e eles conseguem apresentar trabalhos bem elaborados. Qual e relação como professor com os alunos da (EJA) ? Comente A relação dos professores
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com os alunos são muito boa, nos procuramos atuar junto com os a gestão da escola, sempre colocando os melhores professores para ministrar aulas nas salas da Educação de Jovens e Adultos, pois há professores que não entende as dificuldades dos alunos e acaba acarretando a desistência desses publico. Eles já sofrem preconceitos por conta de já estarem com certa idade avançadas, e ainda não terem concluído seus estudos.
Por esse motivo, nos evitarmos colocar nas turmas da (EJA) professores com esse perfil. Pois já tivemos casos de turmas da (EJA) ficar com muito pouco alunos por contas de professores que não entende que o aluno da (EJA) e um aluno desmotivado e que precisa de apoio por parte do professor. Esse caso aconteceu em 2016, mais essa professora já não leciona mãos nesta escola, tomamos uma decisão em retira-lo dessa instituição. Campos a seres avaliados: Secretaria da Escola: Como e que a escola faz para que esse aluno da (EJA) não desista das aulas? Comente Dar muito apoio para esses alunos, o professor também e orientar a dar apoio a aquele aluno desmotivado para que ele chegue ao final do curso e conclua seus estudos.
Pois ha aquele professor que não entende quando o aluno falta nos dias de provas, e que muitos professores não querem passar a prova novamente para o aluno só porque aquele aluno faltou no aquele dia. Quantas turmas da (EJA) a escola têm neste ano de 2017? Comente Esse ano de 2017 a escola esta com 4 turmas da (EJA Qual a maior numero de turma da (EJA) que a escola já formou? Comente
Os maiores números de formando na (EJA) foi no ano de 2015 que foi formado 10 turmas da (EJA). Qual o apoio que a secretaria da para esses alunos da (EJA)? Comente. E realizados reuniões com os professores a qual e tratado essas questão, para que ele trate esses publico de forma mais afetuosa, a escolha dos conteúdos também são importantes, pois além deles serem pessoas com muita baixa estima, eles também lutam com as dificuldades do dia-dia, e muitos deles são das comunidades distantes, e chegam à sala de aula cansados do trabalho, e ainda tem as dificuldades de pegar o transporte escolar, muitos deles precisam caminhar quilômetros para chegar ate a rodovia e pegar o coletivo para chegar ate a escola, e procuro sempre dar o maior apoio.
O trabalho desenvolvido na sala de aula leva em consideração a idade e História dos alunos? Comente. Sim porque temos que ter um olhar diferenciado para esses alunos, pois são alunos desmotivados por ter certa idade, mais que também são capazes de aprender, e claro que de uma forma mais lenta.
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Missão da escola; Formar cidadãos críticos e capazes de entender o seu papel decisivo em uma sociedade mais justa produtiva e sustentável para todos.
A organização da escola se dar por horários, de acordo com a pedagoga da escola, funciona nos turnos, Matutino, Vespertinos e Noturnos, no momento do estagio a escola no momento esta cedida para outra escola municipal do município de Presidente Figueiredo nos horários matutino e vespertino, por motivo de falta de prédio municipal não apto a funcionar.
Os horários matutino funciona das 7 e 30 as 11 e 30. Vespertino funciona de 1 e 30 ate 5 e 30. Noturno 7 e 30 ate as 10 e 30. No momento a escola possui no horário noturno 300 alunos estudando. Sendo 4 sala da (EJA) Educação de Jovens e Adultos.
A Escola conta com alguns projetos que são desenvolvidos pelos os professores da escola. Algum desses projetos é: ATIVIDAES LUDICAS NO ENSINO DE QUIMICAS, funciona nos períodos noturno, USANDO A TECNOLOGIA DA LOUSA DIGITAL INTERATIVA que também funcionas nos horários noturnos.
Na mesma escola funciona também curso do PRONATEC, sendo o curso Tecnologia em Hospedagem com apenas uma turma de aluno que funciona no horário noturno.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo das observações e análises das realidades pesquisadas, verifiquei que o mundo dos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação e muito complexo. São várias as situações e razões pelas quais estes alunos abandonaram os seus estudos, muitos chegam a fazer as matrículas, mas não tem força para manter seus estudados, mesmo reconhecendo a importância dos estudos, eles por diversos motivos não possuem a motivação e /ou interesse para continuar a jornada até o fim.
Na analises dos fatos observados na escola em que foi realizado o estagio supervisionado, foi visto através de diversos prismas, as dificuldades enfrentada pelo esse publico da educação de Jovens e Adultos na escola pesquisada. A pesquisa entender quais as Dificuldades de Aprendizagem no ensino da (EJA), através do relato da secretaria da escola e da professora dessa modalidade, e os desafios enfrentado pelo o professor e aluno.
Sabe-se que os alunos da (EJA) são um publico desmotivados, mais que também tem seus conhecimentos, e que também são capazes de adquirir conhecimentos, os
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mesmos não são desprovidos de conhecimentos, e claro que sua mente não tem a rapidez igual a de jovem, mais eles tem suas capacidades.
Vivenciamos novos tempos e novas perspectivas em relação ao ensino aprendizagem através dos modos de absorver este aprendizado, às vezes é positivo e por outro lado é falho deixando a desejar, no que compete ao saber, e, por consegui alcança o objetivo, sabe que o publico dessa modalidade precisa de incentivos para que consiga realizar seus sonhos de concluir seus estudos.
Ao observar o dia-dia do Gestor e da Pedagoga pude vivenciar o trabalho dos mesmos, e constatei que tem uma grande importância para o ensino e aprendizagem, afinal são eles que estão coordenando a escola, e zelando pelo bem daqueles que necessitam desse espaço para concluírem seus estudos, e que estão sempre à disposição da comunidade escolar, e procuram dar o apoio necessário para esse publico.
De acordo com o que foi verificado durante o estagio curricular supervisionado na escola concedente, a forma de como a professora, pedagogo, Gestor e os demais atuante no ensino, eles enfrenta diversos desafios um desses foi ver o Gestor ministrando aulas na escola em que tem o cargo de Gestor.
Outro ponto observado foi a preocupação da Pedagoga com os jovens que estudam na escola concedente, ela tem o cuidado de todos os dias estar verificando ao redor da escola para ver se não tem alunos fazendo uso de drogas atrás da escola.
Outro ponto observado foi o cuidado da secretaria da escola com os alunos, e principalmente os da educação de jovens e adultos (EJA), a mesma dar o seu melhor para que esses alunos se sintam acolhido, e para que os mesmo não desistam, de acordo com a secretaria a maior parte dos alunos que frequentam a escola, são das comunidades distante, e ela procura ampara-los e afirma que tem cuidado ate como lanche que e servido na escola, pois muitos chegam a escola com fome e ela procura sempre fazer um lanche em forma de jantar, para que eles possam se alimentar.
O estagio curricular supervisionado contribui para que eu adquirisse conhecimento sobre esse espaço que, e um espaço cultural de descobertas, de conhecimento, aprendizagens, de emoções, e relações e comportamentos fosse entendido.
Por meio do Estágio supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos, e habilidades essenciais ao exercício profissional.
O estagio teve como função integrar teoria e prática e trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, que proporciona ao estudante a participação
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em situações reais de vida, e de trabalho consolida a profissionalização e explorar as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e corresponsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.
O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, tem como vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico, de formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania.
E no estágio que o acadêmico adquire experiências, pois sendo esse destinado a gestão pedagógica, onde foi vivenciado o dia-dia do Gestor e Pedagogo.
Sou aluna do 8º período do Curso de Pedagogia, estou elaborando meu TG. A temática abordada é a gestão escolar e educações de jovens e adultos do Estágio Supervisionado, como coleta de dados utilizou o questionário, o qual solicitou sua contribuição ao.
Responder as questões abaixo.
Campos a seres avaliados:
Professor da (EJA):- ------------------------------------------------------------------------------------------
1-Qual a maior dificuldade encontrada pelo o professor da (EJA)?
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2- No teu ponto de vista, qual o grau de dificuldade dos alunos da (EJA)? Comente
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3 - O que a (EJA) Educação de Jovens e Adultos representa? Comente
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4 - Quais a melhor forma de ensinar os alunos da (EJA) ?
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5 – Qual e relação como professor com os alunos da (EJA) ? Comente
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Campos a seres avaliados:
Secretaria da escola:
1. Como e que a escola faz para que esse aluno da (EJA) não desista das aulas? Comente
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2. Quantas turmas da (EJA) a escola têm neste ano de 2017? Comente
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3. Qual a maior numero de turma da (EJA) que a escola já formou? Comente
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4. Qual o apoio que a secretaria da para esses alunos da (EJA)? Comente
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5. Trabalho desenvolvido na sala de aula leva em consideração a idade e
História dos alunos? Comente.
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REFERÊNCIAS
DEMO PEDRO 1941metodologia em ciências sociais /Pedro Demo-3.ed. ver. E ampl – São Paulo: Atlas, 1995.
Gerhardt Engel Tatiana, Silveira Tolfo Métodos de pesquisa / [organizado por] Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gest&

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