09/12/2022

Educação corporativa: você sabe o que é?

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A educação corporativa tem o papel fundamental para os negócios. Essa prática de gestão de pessoas vale em todo processo seja por meio de treinamentos e noções, com o foco de fazer com que ocorra o bom desenvolvimento dos funcionários de uma empresa.

Todas as empresas que prezam pelo seu bom funcionamento, e operam de modo muito estrateǵico entendem a importância de fazer com que o capital humano esteja em um desenvolvimento contínuo, e assim, essas empresas investem em educação corporativa.

Então, o negócio que vende madeira ecológica para fachada, ao entender que o capital humano precisa ser desenvolvido, vai passar a investir muito para que os seus colaboradores estejam muito bem educados, e que sempre estejam evoluindo na empresa.

Sabe-se que capacitar o time de funcionários é uma das condutas mais inteligentes para a manutenção da vantagem competitiva. A capacitação constante melhora as competências desses profissionais e, como consequência disso, a qualidade dos serviços também cresce.

Contudo se essa capacitação é feita alinhada com as metas da empresa, os resultados podem ser muito melhores. 

Se a empresa ainda não adotou essa prática ou já investe em alguns treinamentos, todavia quer melhorar esses programas, é importante pensar nessa estratégia. 

Uma empresa que faz envidraçamento de sacada automatizado, por exemplo, deve sempre estar melhorando os seus programas de capacitação dos funcionários. 

Afinal, o mercado sempre está mudando e, por isso, é necessário que os processos usados pelas equipes sejam sempre atualizados.

A organização que não preza pelo seu capital humano, muito provavelmente está negligenciando o que mantém a empresa de pé diante de qualquer tipo de adversidade. O que pode acabar sendo muito ruim para que a empresa continue competitiva no mercado.

Além de que, os funcionários podem acabar se sentindo excluídos pela gestão, o que pode gerar alguns problemas no relacionamento entre gerenciados e gerentes da empresa. E a empresa pode acabar sofrendo com pedidos de demissão em um momento inadequado.

Acontece que, as empresas não podem negligenciar a importância de capacitar os seus colaboradores. Por isso, uma empresa que trabalha com a venda de pelicula de proteção solar para janelas, por exemplo, deve treinar sempre o seu capital humano.

Afinal, o foco da educação corporativa, é de fato desenvolver trabalhadores capacitados, que possam resolver qualquer tipo de problema da empresa, além de desenvolver um bom relacionamento entre gestores e colaboradores, não há porque não investir em algo assim.

Por isso uma empresa que trabalha com fachada de loja com ACM, não deixa de investir na capacitação de seu capital humano. 

O capital vivo é quem faz a empresa respirar, se a empresa não mostrar boa relação com seus funcionários ela não transmite o que deseja aos clientes.

Conceito de educação corporativa

Em resumo, a educação corporativa pode ser definida como uma estratégia direcionada para a gestão de pessoas de um negócio, em que habilidades precisam ser bem desenvolvidas para beneficiar o contexto da empresa.

Ministrar cursos de capacitação tem como objetivo central melhorar as competências de cada funcionário, de acordo com os interesses e as necessidades da empresa.

Quando uma empresa identifica as skills de um colaborador e faz o seu aperfeiçoamento, ela se torna muito mais forte e competitiva, tanto por ter um time bem mais qualificado quanto pela qualidade dos produtos e serviços que são prestados.

A importância da educação corporativa

A qualificação e atualização contínua dos funcionários é indispensável para a criação de uma empresa forte e em crescimento sólido. Tendo isso em mente, é fácil ver onde a educação corporativa se encaixa. 

Ela é a conexão perfeita entre o crescimento dos funcionários e das empresas, pois o foco é justamente em identificar as necessidades da empresa, enquanto ajuda a melhorar o lado profissional dos funcionários.

Além de auxiliar a manter funcionários e empresas conectadas, a educação corporativa também tem a função de trazer outras pessoas de fora para o interior da estratégia da organização. 

Por olhar para dentro e fora do espaço de trabalho, pode incorporar clientes, fornecedores e outras partes envolvidas com os negócios. Logo, esse processo deve ser a chave para um crescimento empresarial que seja sustentável a longo prazo.

Diferença entre treinamento e educação corporativa

De princípio podem ser sinônimos, mas na verdade há várias diferenças entre a educação corporativa e o treinamento clássico. As principais diferenças são, o público-alvo, as metas, a duração e o modelo de aprendizagem.

A primeira diferença está ligada ao público para o qual cada um vai se direcionar. Enquanto o treinamento é voltado puramente para os funcionários, a educação corporativa pode englobar, além dos funcionários, os clientes, parceiros e fornecedores.

A educação corporativa é uma estratégia de capacitação que é voltada para o crescimento da empresa em conjunto ao desenvolvimento dos funcionários. E por isso uma empresa que faz projeto de sala comercial deve investir nessa educação se quiser crescer.

Isto é, esse formato de treinamento é realizado analisando, primeiramente, os pontos de foco da empresa, para que a partir da identificação das complicações, possam ser criadas capacitações para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Já o treinamento é mais voltado para o desenvolvimento de skills pessoais, essenciais para cada funcionário, que não necessariamente vão ter um grande impacto para a estratégia macro da organização.

Como implementar a educação corporativa na empresa

O desejo de crescer e de ter sucesso no mercado faz com que as empresas invistam cada vez mais em estratégias de educação corporativa. Os gestores têm visto que treinamentos ocasionais não têm um impacto verdadeiro na rotina. 

É preciso manter uma constante de aprendizado para que esse aprendizado seja absorvido como um todo. Sendo assim, existem alguns passos que podem ajudar as empresas a implementarem a educação corporativa dentro do negócio, são eles:

Escolher o caminho mais apropriado

Usar um plano estratégico é o melhor caminho para fazer a escolha das ferramentas certas na aplicação da educação corporativa. Poder identificar as necessidades do negócio é o primeiro passo.

A partir disso, é possível definir o quanto o negócio tem para investir, em quais áreas serão usados os investimentos, como ter dados para convencer o diretor ou a pessoa que é responsável por investir, entre outros. 

Assim, o RH vai agir em conjunto com outros setores, sendo também parte estratégica dos planejamentos e focos da empresa. Isso vai atualizar a função tradicional do RH de só atender as demandas quando for de fato necessário.

Definir o tempo de formação

Na educação empresarial o tempo das capacitações é um elemento essencial. Quando a estratégia está bem feita, o tempo tende a ser mais exato para não desgastar o colaborador ao longo do curso. 

Quanto mais resumido o curso for, menos tempo de formação vai ser necessário. Agora se for falar de um treinamento para uma ferramenta que foi recentemente contratada, esse tempo tende a ser bem maior.

Planejar bem a implementação

Depois de identificar quais áreas podem ser ajustadas, é hora de planejar a adoção do programa. Esse momento necessita contar com a ajuda dos gestores dos times, de modo a identificar se existem períodos mais interessantes para o início da metodologia.

Optar pela melhor metodologia

Há muitas possibilidades para a educação corporativa, cada uma com aspectos particulares que, por sua vez, podem gerar resultados diferentes. Como:

  • E-learning;

  • Microlearning;

  • Mobile learning;

  • Gamificação;

  • Vídeos;

  • Rapid learning;

  • Infográficos;

  • E-book digital.

São diversas as possibilidades, levando em conta qual vai ser mais eficaz para os colaboradores e vai trazer mais resultados positivos. 

É por conta desses resultados positivos que uma empresa de limpeza profissional de vidros deve investir mais nas estratégias de educação corporativa.

Fazer uso da tecnologia à disposição

Fazer com que a tecnologia seja uma das prioridades é um grande passo para criar uma educação corporativa de sucesso. Quando o negócio está aberto para experimentar todos os canais eletrônicos, a possibilidade de crescimento no mercado é maior.

Os benefícios da educação corporativa

É importante entender que a implementação da educação corporativa pode trazer diversos benefícios para o desenvolvimento das equipes, os principais dele são:

  1. Retém os talentos;

  2. Aumenta a produtividade;

  3. Valoriza os profissionais;

  4. Engajar mais os funcionários.

Esses benefícios são muito importantes para as empresas, principalmente para uma gráfica para impressão de livros. Quando maior a produtividade de uma gŕafica, mais clientes surgem e isso aumenta o faturamento.

Considerações finais

Por fim, a adoção de uma educação corporativa não é difícil de ser feita ou implementada, uma vez que tem diversas formas de inserção, a presencial, online, semipresencial, tendo até mesmo instituições que preparam tudo e enriquecem a empresa. 

Sendo assim, uma empresa que trabalha com o serviço de limpeza industrial pesada, não vai ter muitas dificuldades se decidir implementar a educação corporativa em sua empresa.

Além disso, é um modo de investimento para a empresa, cujo feedbacks ocasionam em um time mais forte, nas quedas das faltas, no turnover, o que por consequência, crescimento da produtividade e o engajamento dos funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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