Educação Combatendo a Doublethink
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Doublethink ocorre quando se aceita duas crenças mutuamente contraditórias como verdadeiras apesar de uma contrapor a outra. É um duplopensar.
Interessante perceber que este duplopensar é passado de forma natural para as pessoas, induzindo-o a uma aceitação sem discernimento, o que leva o indivíduo a uma busca frustrante de algo que não necessariamente coexistam.
Um exemplo típico é acreditar deliberamente nas mentiras sabendo que elas são baseadas em falácias
Como ressaltado na obra Educação uma questão de politizar, publicado pela editora ícone 2022, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, abordou diversos temas de forma a uniformizar a educação, evitando diferenças implantadas pelo próprio sistema educacional, isto é, a dualidade entre a escola do rico e a do pobre.
É sabido que esta dualidade existe de forma gritante o que faz aumentar concomitantemente o abismo social em nosso país, quando bastaria nas falas de Aranha em sua obra História da Educação, publicada pela Moderna em 2000, fazer valer o uso de uma escola básica única, evitando assim discrepâncias de conhecimentos relacionados de alunos oriundos de escolas públicas matriculados nas universidades federais.
Obviamente o termo Doublethink precisa ser trabalhado por meio do discernimento permeando o protagonismo cognoscente sempre ressaltado na obra Educação uma questão política, publicado pela autografia em 2019 e desenvolvendo no educando a inteligência socioemocional, já que a mesma tem em suas atribuições o desenvolvimento do autoconhecimento, autogestão e autoaceitação.
Dessa maneira, o educando perceberá que existe uma mídia publicitária que impõe padrões de comportamento e beleza que leva-o a uma autoexclusão social, como o fato de ser bonito para ser feliz, ser magro para ser elegante, receber muito dinheiro para se sentir bem sucedido ou realizado profissionalmente dentre outras falácias que fomentam a assimilação da estupidez por parte de nossos educandos sem discernimento.
Cabe ao professor, fazer com que o aluno aprenda a criticar tudo que paralisa a sua inteligência, como sistema político, religião e crenças que o levam ao preconceito e a intolerância.
Combater o termo Doublethink exige do profissional atenção em seus educandos para que estes possam se manter sempre críticos e protagônicos tendo como fulcro a pesquisa e a ciência.